quarta-feira, julho 16, 2025

Mais de 800 cartões "Mais Acesso" são emitidos para PCDs em São Carlos no primeiro semestre

Mais de 800 cartões "Mais Acesso" são emitidos para PCDs em São Carlos no primeiro semestre

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, divulgou o balanço de emissões do Cartão Mais Acesso referente ao primeiro semestre de 2025. No período, foram emitidos gratuitamente 803 documentos, sendo 674 novos e 129 renovações.

Criado pela Lei Municipal nº 17.825/2016 e regulamentado pelo Decreto nº 132/2019, o Cartão Mais Acesso é o principal instrumento de identificação das Pessoas com Deficiência (PCDs) no município. O documento facilita o acesso a direitos garantidos por lei e contribui para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à inclusão.

“O Cartão Mais Acesso é um dos principais serviços da nossa Secretaria. Somente nos primeiros seis meses deste ano, realizamos 803 atendimentos relacionados ao cartão. Além disso, seguimos com o projeto da Secretaria Itinerante, levando atendimento direto aos bairros”, destacou Rafael Almeida, secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesportos.

Com mais de 6 mil cartões emitidos desde sua criação, o documento tem validade de dois anos para deficiências temporárias e quatro anos para permanentes. O prazo é contado a partir da data de emissão, e a renovação pode ser solicitada com até 30 dias de antecedência. Já o vale-transporte vinculado ao cartão tem validade de um ano, conforme as regras da concessionária do transporte público.

Para solicitar o cartão, é necessário que a pessoa com deficiência resida em São Carlos e apresente laudo médico com CID (Classificação Internacional de Doenças). No caso de deficiências temporárias, o laudo deve ter sido emitido nos últimos 120 dias. Laudos para deficiências permanentes têm validade indeterminada.

A emissão pode ser feita presencialmente na Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, localizada na avenida São Carlos, nº 1.800, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O telefone e WhatsApp de contato é (16) 3306-8523. Também é possível realizar o pré-cadastro online pelo site www.cidadao.saocarlos.sp.gov.br/servicos/cadastropdmr.

Para obter o documento, é necessário apresentar uma foto recente (que pode ser tirada na hora), RG, CPF (ou CNH) e comprovante de residência atualizado.

Entre os direitos garantidos com o Cartão Mais Acesso estão:

- Transporte público gratuito (solicitação diretamente com a concessionária pelos telefones (16) 3374-1066 ou 3416-8044);

- Vagas especiais de estacionamento (solicitação no SIM – Serviços Integrados do Município, na avenida São Carlos, nº 2137, telefone (16) 3362-2961);

- Estacionamento rotativo gratuito (solicitação de laudo na Secretaria de Trânsito, na avenida Comendador Alfredo Maffei, nº 3055);

- Dispensa de apresentação de laudos médicos para outras solicitações junto ao poder público;

- Isenção no pagamento de refeições em restaurantes populares;

- Meia-entrada em cinemas e eventos culturais, conforme legislação federal;

- Prioridade em filas de atendimento.

“O Cartão é uma ferramenta essencial para o exercício pleno da cidadania das pessoas com deficiência. Nosso objetivo é garantir, de forma prática e humanizada, o acesso aos seus direitos”, concluiu o secretário Rafael Almeida.