São Carlos realiza a 7ª Conferência Municipal de Cultura no próximo dia 9 de agosto
Neste sábado, dia 9 de agosto, São Carlos realiza a 7ª Conferência Municipal de Cultura, das 13h às 18h, no CEMAC (Centro Municipal de Artes e Cultura), localizado na Rua São Paulo, nº 745. Promovido pela Prefeitura, o evento é considerado um dos principais espaços de participação democrática no setor cultural da cidade, reunindo artistas, produtores, gestores públicos e a comunidade em geral.
Durante o encontro, serão debatidos vários eixos temáticos importantes para o fortalecimento e a renovação das políticas culturais locais. Entre eles estão: juventude e cultura periférica, diversidade cultural, direito à cultura e acesso às festas e atividades culturais, preservação e ressignificação do patrimônio cultural, cultura popular, patrimônio imaterial ambiental, indicadores de políticas culturais, mapeamento de ações culturais e construção de redes de colaboração.
Além dos debates e atividades de construção de propostas, a conferência será palco da eleição dos novos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, a conferência representa um marco na trajetória da política cultural em São Carlos. “É um espaço democrático, participativo, que tem como objetivo discutir o futuro das políticas culturais da nossa cidade”, afirmou. “É também um momento importante para eleger os novos representantes do Conselho Municipal de Cultura, fortalecer a comunidade cultural e construir propostas para os próximos anos”.
Severo destacou ainda a relevância de aprofundar discussões sobre investimentos e parcerias na área. “É um momento importantíssimo de fazer um debate qualificado sobre como investir os recursos, em que projetos apostar e como cada linguagem artística pode se expressar. Fortalecer essa rede e esses laços é fundamental”, reforçou.
A programação inclui rodas de conversa, grupos de trabalho, palestras com especialistas e espaço aberto para manifestações culturais da comunidade. Entre os temas em destaque estão o uso e qualificação da agenda do Teatro Municipal, a organização do Carnaval de 2026 e a integração entre iniciativas das comunidades locais e os projetos da Prefeitura e do Conselho Municipal.
“O envolvimento dos agentes culturais, artistas e todos que acreditam no poder transformador da cultura é essencial. Precisamos construir políticas duradouras, em parceria entre o governo e a sociedade civil”, concluiu Severo.