Fundo Social de Solidariedade recebe 1,2 tonelada de alimentos arrecadados durante o 14ª São Carlos Matusri
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, recebeu nesta sexta-feira (05/09), da Secretaria de Cultura e Turismo, da Fundação Educacional São Carlos (FESC) e da colônia japonesa, entidade organizadora da 14ª edição do Matsuri, 1,2 tonelada de alimentos não perecíveis.
O festival foi realizado nos dias 30 e 31 de agosto para celebrar a cultura japonesa com foco em arte, gastronomia e manifestações artísticas, levando um grande número de pessoas para o campus da FESC, na Vila Nery.
“O Matsuri sempre foi um símbolo da integração Brasil-Japão, mas agora também cumpre um papel social. Desde 2008 participo como voluntária e, neste ano, conseguimos arrecadar mais de uma tonelada de alimentos, que farão diferença para muitas famílias. É uma festa cultural, mas também de solidariedade, porque fome não pode existir em lugar nenhum”, disse Sandra Kaibara, uma das organizadoras.
Para Yashiro Yamamoto, representante da colônia japonesa em São Carlos, a realização do evento teve um significado especial. Segundo ele, a ação social é justa e necessária, já que a população da cidade acolheu com entusiasmo o Matsuri. “Ficamos felizes em ver a cultura japonesa prevalecer de forma tão positiva, unindo tradição e solidariedade. A comunidade estava aguardando ansiosamente por esta edição e o resultado superou as expectativas. Também avaliamos de forma muito positiva a mudança do local. A FESC se mostrou um espaço ideal, com ótima infraestrutura, e o público aprovou 100%”, destacou.
Eduardo Cotrim, presidente da FESC, disse que o espaço está garantido para a realização da próxima edição do Matsuri. “É uma honra para a FESC receber um evento dessa magnitude, que valoriza a cultura, promove integração e ainda contribui para causas sociais importantes. Nosso compromisso é continuar oferecendo uma estrutura adequada e de qualidade para que o festival cresça a cada ano”.
O vereador Lineu Navarro, autor da lei que inseriu o Matsuri no calendário de eventos do município, destacou o sucesso do festival, que permitiu arrecadar mais de 1 tonelada de alimentos. “O Matsuri é um festival adorado pela cidade. Além de ser muito importante para a valorização da cultura japonesa, o evento traz dança, música, gastronomia típica, oficinas culturais e muito mais. Quero agradecer ao apoio do presidente da Câmara, Lucão e do ex-vereador Azuaite, que destinaram emenda para a realização do evento neste ano.
O secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, ressaltou a relevância do evento. “O Matsuri sempre foi uma festa de celebração cultural, e este ano ganhou também um papel solidário, iniciativa trazida pela própria comunidade japonesa. Nossa expectativa é que essa ação continue nos próximos anos, pois, além de ser um evento bonito, representa o desprendimento da população em ajudar quem mais precisa”.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Herica Ricci Donato, destacou a importância das doações arrecadadas durante o Matsuri e ressaltou o trabalho realizado pelo órgão em São Carlos. “Essa união entre a cultura brasileira e a japonesa trouxe um grande retorno para o Fundo Social, com mais de uma tonelada de alimentos arrecadados. Nosso trabalho é voltado diretamente à população em situação de vulnerabilidade, com atendimento emergencial e ações de apoio às famílias que mais precisam. O Fundo Social só consegue doar porque recebe, por isso reforçamos o convite: quem quiser contribuir com alimentos, agasalhos ou outras doações, pode nos procurar. Toda ajuda faz diferença e chega a quem realmente necessita”, afirmou.
O Fundo Social de Solidariedade está localizado na rua Francisco Maricondi, nº 375, na rua Vila Marina, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone (16) 3372-0865.