quinta-feira, novembro 20, 2025

Homenagem a Zumbi dos Palmares vai marcar Dia da Consciência Negra em Poços de Caldas

Homenagem a Zumbi dos Palmares vai marcar Dia da Consciência Negra em Poços de Caldas

Uma homenagem a Zumbi dos Palmares vai marcar o feriado nacional do Dia da Consciência Negra, nesta quinta-feira, 20 de novembro, às 10h, na Praça Antônio Paulo Trindade (Nino), na Cascatinha, mais conhecida como Praça do Zumbi.

“Será um momento de celebração, memória e reafirmação da resistência do povo negro. Vamos juntos fortalecer nossa história, nossa identidade e nossa luta por justiça e igualdade”, ressalta o representante do Comitê Gestor do Plano Juventude Negra Viva e membro da Rede da Igualdade Racial, Clauderson Black.

A Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas convidam todos para o momento de homenagem e também de reflexão. “Convidamos os movimentos sociais, casas de religião de matriz africana, grupos de capoeira e todas as pessoas comprometidas com a luta contra o racismo para participarem da homenagem a Zumbi dos Palmares”, destaca a coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Nanci de Moraes.

A estátua de Zumbi dos Palmares foi inaugurada em 20 de novembro de 1995, por ocasião dos 300 anos da morte de Zumbi. O monumento tem Zumbi dos Palmares de pé, sobre um pedestal com o formato de meia pirâmide, segurando com a mão direita o cano de uma espingarda apoiada no chão. A escolha do local para receber a estátua foi feita exatamente por conta da ligação do bairro Cascatinha com a história da população negra de Poços.

Também no dia 20, a partir das 14h, será realizado o evento “Olhares da Consciência: Desconstruindo o Silêncio”, na Praça Pedro Sanches. A iniciativa é do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Compiré). Em caso de chuva, o evento será cancelado.

A data
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro em alusão à morte de Zumbi dos Palmares e em homenagem à luta e resistência contra a escravidão. Em 2011, a data entrou no calendário oficial e passou a ser celebrada como o Dia da Consciência Negra. O 20 de novembro já era considerado feriado em alguns estados e municípios, mas a lei que transformou o Dia da Consciência Negra em feriado nacional só foi aprovada em 2023.

Símbolo da resistência negra no Brasil, Zumbi dos Palmares se tornou um dos maiores líderes no combate às desigualdades raciais e a escravidão existentes no século XVII no país. Consta que Zumbi nasceu em 1655, já no Quilombo dos Palmares. Acredita-se que foi capturado quando criança, por volta dos sete anos de idade, e entregue como escravo a religiosos, que se sucederam na criação do garoto, até chegar ao padre Antônio Melo.

Como era praxe dos dominadores, o garoto palmarino foi batizado com nome cristão – Francisco – e, ainda criança, aprendeu a falar e a escrever na língua portuguesa e em latim. Mas essa identidade mudaria em curto tempo. Ainda na adolescência, Francisco fugiu e retornou ao quilombo onde nascera, passando a ter contato direto com a realidade do escravismo – o que o deixa indignado e o leva à luta em defesa de seus iguais.

De volta ao então Mocambo Palmares, Zumbi se aperfeiçoou na luta da capoeira e no uso de arcos, flechas, lanças e artimanhas com fogo, táticas que o habilitaram a comandar o efetivo militar dos palmarinos.

Após a morte de seu tio Ganga Zumba, Zumbi assume a liderança de Palmares, que reunia 16 quilombos, nas regiões localizadas entre o norte de Alagoas e o sul de Pernambuco. Um ano após a destruição de Palmares, em 1694, Zumbi é morto por decapitação, no dia 20 de novembro, na Serra da Barriga.

Fontes: