Cantor Jimmy Cliff, lenda do reggae, morre aos 81 anos
Jimmy Cliff, lenda do reggae, morreu aos 81 anos. De acordo com um comunicado divulgado pela mulher do cantor, Latifa, o músico sofreu uma convulsão seguida de pneumonia.
"É com profunda tristeza que compartilho que meu marido, Jimmy Cliff, faleceu devido a uma convulsão seguida de pneumonia. Sou grata à sua família, amigos, colegas artistas e companheiros de trabalho que compartilharam essa jornada com ele", escreveu.
"A todos os seus fãs ao redor do mundo, saibam que o apoio de vocês foi sua força durante toda a carreira. Ele realmente valorizava cada fã pelo amor que recebia. Também gostaria de agradecer ao Dr. Couceyro e a toda a equipe médica, que foram extremamente solidários e prestativos durante este processo difícil", continua a nota.
Entre seus sucessos internacionais destacam-se “Wonderful World, Beautiful People”, “Many Rivers to Cross”, “You Can Get It If You Really Want” e sua célebre versão de “I Can See Clearly Now”. Ele também protagonizou o filme cult jamaicano The Harder They Come (1972), cuja trilha sonora ajudou a levar o reggae a audiências internacionais e a consolidar a imagem da música da Jamaica além de seus limites geográficos.
Em 1990, Cliff participou do filme Marked for Death, tocando John Crow com a Jimmy Cliff Band. Sua gravação de You Can Get It If You Really Want foi usada como música de campanha pela Frente Sandinista de Libertação Nacional durante as eleições de 1990 na Nicarágua. No mesmo ano, participou da segunda edição do festival Rock in Rio. Ainda em 1990, Cliff participou do primeiro CD do Cidade Negra, na canção Mensagem, feita por Ras Bernardo. Também em 1990 teve a canção Rebel In Me incluída na trilha sonora internacional da novela "Rainha da Sucata", de Silvio de Abreu, exibida pela TV Globo, como tema da protagonista Maria do Carmo, interpretada por Regina Duarte. Em 1991, gravou, na Bahia, em Salvador, o CD Breakout, lançado em 1992. O disco contou com as participações de Olodum na canção Samba Reggae e Araketu nas canções Breakout e War a Africa.
Em 1993, a sua versão de I can see clearly now, de Johnny Nash, que fez parte da trilha sonora do filme Jamaica abaixo de Zero, fez grande sucesso no mundo inteiro. Em 1995, lançou o single Hakuna Matata, uma colaboração com Lebo M que fez parte da trilha sonora do filme O Rei Leão. Em 1997, ele esteve no programa acústico dos Titãs cantando The Harder They Come, recriada numa versão em português Querem Meu Sangue. Nesse ano, também participou do programa Space Ghost Coast to Coast.
Ao longo de mais de seis décadas de carreira, gravou mais de 30 álbuns, recebeu múltiplos prêmios e honrarias — entre elas a entrada no Rock & Roll Hall of Fame em 2010 e o alto reconhecimento nacional jamaicano da Ordem do Mérito. Sua música frequentemente abordou temas de resistência, identidade cultural, esperança e fé, combinando-se com ritmos populares de ska, rocksteady e reggae para alcançar públicos amplos e diversas gerações.
Cliff é considerado um dos pioneiros do reggae e soma sete indicações ao Grammy e duas vitórias -- Melhor Álbum de Reggae ("Rebirth") e Melhor Gravação de Reggae ("Cliff Hanger").
Não apenas cantava reggae; ele personificava a resistência, a esperança e a busca por autonomia. Seu trabalho artístico transcendeu fronteiras, misturando temas profundos de luta social com mensagens de amor e perseverança.
