quinta-feira, novembro 13, 2025

Prefeitura de São Carlos debate inovação e transparência no São Carlos Experience 2025

Prefeitura de São Carlos debate inovação e transparência no São Carlos Experience 2025

São Carlos reafirmou sua posição como capital nacional da tecnologia durante o São Carlos Experience 2025, evento que reúne, gestores públicos e especialistas para debater os caminhos da inovação e da transparência na administração municipal. Ao longo do dia, diferentes apresentações mostraram como ciência, tecnologia e participação cidadã se tornam instrumentos centrais para transformar a vida das pessoas.

Na parte da manhã desta quinta-feira (13), o secretário de Cidade Inteligente e Transparência, Mateus de Aquino, e o assessor do prefeito Netto Donato, Rafael Arôca, defenderam que transparência não é apenas um portal, mas um comportamento permanente. Eles destacaram números expressivos da comunicação pública municipal — mais de 270 mil acessos ao Portal da Transparência e 14 terabytes de dados disponíveis em bases municipais — como evidência de que a confiança nasce da informação clara e acessível. Para eles, a transparência precisa ser digital e participativa, baseada em três verbos centrais: acessar, entender e participar. “Exemplos como o Plano Diretor participativo e a plataforma Aprova São Carlos mostram que o cidadão deixou de ser espectador e passou a ser coautor das decisões públicas”, destacou Mateus de Aquino.


Nesse mesmo período, o diretor-técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, reforçou o papel do empreendedorismo e da inovação como motores de desenvolvimento local, lembrando que dados abertos e transparência são fundamentais para criar um ambiente favorável às pequenas empresas e startups, fortalecendo o ecossistema produtivo da cidade.

*Inovação -* À tarde, o prefeito Neto Donato apresentou a visão da cidade sobre inovação aplicada à gestão pública. Para ele, o fomento à ciência só faz sentido quando gera conhecimento aplicado em soluções locais, capazes de melhorar serviços e qualidade de vida. “Ninguém mora no Estado ou na União. As empresas e as pessoas estão no município. É aqui que a inovação precisa acontecer”, afirmou.

Netto Donato destacou que São Carlos vive um momento de destaque, integrando gestão pública, universidades, tecnologia, arte e música, e que o evento é uma oportunidade de trocar experiências com autoridades de todo o país e aplicar lições valiosas na realidade local. “Quando vemos autoridades se unirem aqui em São Carlos para falar sobre inovação e melhoria da gestão pública, é muito gratificante”, disse.

O encontro contou também com a participação de Renatho Mello, chefe do gabinete de representação de Goiás em Brasília. “Essa temática [inovação na gestão pública] é importante sobretudo para dar a eficácia e agilidade que a população demanda ao próprio município. É só inovando, seja tecnológica ou não, que a gente vai conseguir atingir os resultados que a população espera de uma gestão pública eficiente”.

Já o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Edgar Usui, reforçou a centralidade dos municípios na agenda de inovação. “Não tem como a gente discutir Ciência, Tecnologia e Inovação se não for uma discussão com o município. A vida das pessoas acontece na cidade, ninguém mora no Estado e nem na União, então as empresas estão no município. Eu preciso debater com o município para entender qual é a demanda regional, para que eu possa estimular com fomento do governo do Estado a geração de conhecimento para aplicar na inovação através da tecnologia. Se não tivermos uma tecnologia de qualidade que faça diferença na vida das pessoas, não estaremos prontos para concorrer com o mundo lá fora”, encerrou.