27º Festival Música nas Montanhas abre temporada 2026 com espetáculo no Teatro da Urca em Poços de Caldas
Reconhecido como um dos mais importantes encontros de música de concerto do país, o 27º Festival Música nas Montanhas (FMM) realiza, nesta quarta-feira (14), sua solenidade oficial de abertura. Transformando Poços de Caldas no epicentro da música de concerto durante o mês de janeiro o encontro realiza o concerto de abertura, às 20h30, no Teatro da Urca, apresentando a Orquestra Versatilis, sob a regência do maestro Jean Reis, e solos da premiada pianista italiana Annarosa Partipilo.
O programa da noite apresenta obras de Vivaldi, Bach, Grieg, Henrique Oswald, Peter Martin, além da sensibilidade do brasileiro Tom Jobim, em arranjo de Italo Queiroz.
A 27ª edição do Festival celebra a continuidade de um projeto que une o aperfeiçoamento técnico de estudantes nacionais e internacionais a uma programação artística de alto nível, inteiramente gratuita.
Com realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas-MG, patrocínio exclusivo Althaia e apoio cultural da Mineração Curimbaba, IMS e Togni S/A, o Festival Música nas Montanhas (FMM) conta direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani.
Jean Reis:
Mestre em música pela Andrews University e University of Redlands (EUA), possui uma carreira consolidada, nacional e internacionalmente. Já esteve à frente de orquestras de prestígio na Áustria, França, Estados Unidos, Itália, Vietnã e Argentina. É o maestro fundador da Orquestra Versatilis e da Filarmônica Mineira, além de ser Cidadão Poços-caldense e Comendador da Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes”. Sua liderança tem sido fundamental para o desenvolvimento do FMM como um polo de excelência pedagógica e artística, modelo para diversos festivais no Brasil.
Annarosa Partipilo (Piano):
Annarosa Partipilo, formou-se com honra em Piano, Órgão e Cravo pelo Conservatório “Niccolò Piccinni” de Bari, sob a orientação dos Maestros C. Maso, E. Filacaro e D. Pozzi. Atualmente, é professora de piano no Conservatório “G. Tartini” em Trieste e continua seu aperfeiçoamento sob a tutela do Maestro Pierluigi Camicia.
Além de sua formação musical, obteve com sucesso um diploma em Literatura, Música e Performance pela Universidade de Novedrate, enriquecendo assim sua visão interdisciplinar da arte.
Aresenta-se regularmente na Itália e no exterior, em países como França, Inglaterra, Croácia, Espanha, Áustria, Estados Unidos, além de ter realizado estreias prestigiadas em grandes salas de concertos, incluindo Carnegie Hall em Nova York, Royal Albert Hall em Londres e Mozarteum em Salzburgo. Como intérprete apaixonada de música de câmara, colaborou com artistas de renome internacional, como Andrea Tofanelli, Lito Fontana, o Quarteto Ambra (composto por membros do Teatro alla Scala de Milão) e Claudia Lucia Lamanna, harpista reconhecida como a melhor intérprete mundial de seu instrumento.
Ela é a diretora artística do Concurso de Piano “Ezio Bosso” e da Associação Cultural Nessun Dorma, ambas dedicadas à promoção de jovens talentos e à difusão da cultura musical. No dia 8 de outubro de 2023, realizou a estreia mundial do Requiem de Nino Rota para órgão e coro duplo, um evento marcante para a redescoberta do repertório italiano do século XX. Este evento será repetido na estreia americana na Catedral de Nova York em janeiro de 2025, sob a regência do Maestro Jonathan Hirsh.
SERVIÇO
Concerto de Abertura do 27º Festival Música nas Montanhas
Orquestra Versatilis –
Solista: Annarosa Partipilo.
Compositor/arranjador convidado: Italo Queiroz.
Regência: Jean Reis.
Entrada: Gratuita (sujeita à lotação do espaço)
Acompanhe a programação completa do 27º Festival Música nas Montanhas em: www.festivalmusicanasmontanhas.com.br
