Colorindo Vidas: novo serviço vai inserir pessoas em situação de rua no mercado de trabalho em Poços de Caldas
Com o objetivo de facilitar a entrada de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho formal, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vai lançar o Programa Colorindo Vidas. Inicialmente, a iniciativa visa ofertar vagas em diversos setores da própria Prefeitura e também em entidades parceiras para a população atendida pelos serviços voltados ao público em situação de rua.
O Edital de Chamada Pública nº 003/202 da Secretaria Municipal de Assistência Social foi aberto no ano passado para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em coordenar e executar o projeto de inclusão social e produtiva de pessoas em situação de rua.
As OSCs foram selecionadas por comissão específica, de acordo com os critérios e exigências do edital e o processo de contratação está na fase de finalização dos trâmites administrativos para início do serviço. Em sua fase inicial, o programa ofertará aproximadamente 30 vagas, que serão destinadas à atuação em diversos setores da Prefeitura, bem como em entidades parceiras.
“O programa é mais uma ferramenta de apoio às pessoas em situação de rua, visando favorecer seu ingresso no mercado de trabalho e ampliar as possibilidades de superação dessa condição de vulnerabilidade social”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho.
A iniciativa tem como objetivo incluir pessoas em situação de rua no mundo do trabalho, de acordo com as diretrizes técnicas e especificidades do público atendido, buscando ressignificar suas trajetórias de vida. A inclusão produtiva visa inserir pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica no mundo do trabalho, para que possam gerar renda, ampliar seu poder de escolha, melhorar a qualidade de vida, autonomia e dignidade.
