Concerto de encerramento do Música nas Montanhas apresenta Orquestra de Cordas e os solistas Luigi Borzillo e Elisa Fukuda
Com realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas-MG, patrocínio exclusivo Althaia e apoio cultural da Curimbaba, IMS e Togni S/A, o 27º Festival Música nas Montanhas (FMM) apresenta, neste sábado (17), sua programação de encerramento. Fechando com chave de ouro os espetáculos de 2026, o Teatro da Urca recebe, às 20h30, a Orquestra de Cordas do Festival, trazendo, como solistas, a reconhecida violinista Elisa Fukuda e o pianista italiano Luigi Borzillo. A regência é do maestro Jean Reis. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos. A organização orienta a chegada com antecedência, em razão da capacidade do teatro.
O programa apresenta obras de: J. S. Bach (1685 – 1750) – Concerto para Violino em Lá Menor, BWV 1041; L. V. Beethoven (1770- 1827) – Concerto para piano n.º 5 em Mi bemol maior, Op. 73; Chico Buarque (1944 – ), Arr. Ítalo Queiroz (1982 – ), Beatriz, Todo Sentimento; e Salvador Martínez García (1962 – ) – Danza de los cuatro huesos.
Este ano, a agenda especialmente dedicada às Cordas e às Vozes apresenta consagrados professores de violino, viola, violoncelo contrabaixo e canto, além de uma programação de concertos gratuitos, que têm lotado o Teatro Municipal da Urca e espaços diferenciados.
Dezenas de alunos e professores vindos de todas as regiões do Brasil e de países como Itália, Argentina e Colômbia, integram-se ao encontro, considerado uma das mais relevantes iniciativas voltadas à música de concerto do país. O Música nas Montanhas conta com a direção artística do maestro Jean Reis e a administrativa de Raquel Mantovani.
Segundo Raquel, a programação tem realizado uma imersão intensa em oficinas pedagógicas e concertos que priorizam as formações orquestrais e camerísticas dedicadas às cordas e ao repertório vocal, com classes de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, canto, coros Sinfônico, TerceirEncanto e Infantil, além da participação de relevantes nomes do cenário operístico.
PROGRAMAÇÃO
Nesta 27ª edição, o público tem acompanhado uma programação diversificada, totalizando três séries de concertos abertos ao público: Série de Concertos Noturnos, Série IMS e Série de Concertos Especiais. Nesta última, espaços como hospitais, asilos e locais nos quais dificilmente haveria acesso à música de concerto, tornam-se palco de apresentações marcadas pela emoção e descentralização do acesso cultural. As apresentações noturnas acontecem sempre às 20h30, no Teatro Municipal da Urca.
SÉRIE DE CONCERTOS NOTURNOS & IMS
17 de janeiro (sábado)
* 17h. Série IMS:*
Recital de Canto.
Coordenação: Francisco Campos. Piano: Daniel Gonçalves.
IMS – Instituto Moreira Salles: Rua Teresópolis, 90. Entrada gratuita com distribuição de senhas 1h antes.
www.ims.com.br | Instagram: @ims.pocos
* 20h30: Teatro da Urca.*
Concerto de encerramento
Orquestra de Cordas do Festival.
Solistas: Elisa Fukuda e Luigi Borzillo.
Regência: Jean Reis
PROGRAMA – CONCERTO DE ENCERRAMENTO
ORQUESTRA DE CORDAS DO FESTIVAL
J. S. Bach (1685 – 1750) – Concerto para Violino em Lá Menor, BWV 1041
1. Allegro moderato
2. Andante
3. Allegro assai
Solista: Elisa Fukuda
L. V. Beethoven 1770- 1827 – Concerto para piano n.º 5 em Mi bemol maior, Op. 73. Versão para Cordas.
Arranger:
Vinzenz Lachner (1811 – 1893)
Editor:
Sigmund Lebert (1821 – 1884)
1. Allegro
2. Adagio un poco mosso
3. Rondo: Allegro ma non troppo
Solista: Luigi Borzillo
GRANDE ORQUESTRA DE CORDAS DO FESTIVAL
Chico Buarque (1944 – ) Arr. Ítalo Queiroz (1982 – )
– Beatriz.
– Todo sentimento
Salvador Martínez García (1962 – ) – Danza de los cuatro huesos
Regência: Jean Reis.
.jpeg)