sexta-feira, fevereiro 06, 2026

Governo de Minas reconhece o Parque Tecnológico Cidade da Inovação, em Poços de Caldas, como o 11º parque tecnológico do estado

Governo de Minas reconhece o Parque Tecnológico Cidade da Inovação, em Poços de Caldas, como o 11º parque tecnológico do estado

Mais oportunidades para o ecossistema de inovação do Sul de Minas. Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), o Governo de Minas reconheceu oficialmente o Parque Tecnológico Cidade da Inovação, em Poços de Caldas, como o 11º parque tecnológico do estado. A solenidade foi realizada nesta terça-feira (3/2), no Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Poços de Caldas, instituição à qual o parque é vinculado.

A iniciativa é do IF Sul de Minas, em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, instituições de ensino superior e entidades do setor produtivo. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa, poder público e mercado, além de ampliar a geração de empregos qualificados e fomentar soluções inovadoras para a região.

“Essa é a nossa chancela ao Cidade da Inovação, que agora é o décimo primeiro parque tecnológico reconhecido pelo Governo de Minas. Essa ação aproxima os ambientes de inovação das políticas públicas de fomento do Estado, garantindo maior fluidez e efetividade nas ações de apoio”, destacou o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo.

Parque Tecnológico Cidade da Inovação

Inaugurado em 2024, o Parque Tecnológico Cidade da Inovação nasce com a proposta de alinhar o potencial econômico, acadêmico e industrial do Sul de Minas ao fortalecimento do setor produtivo. Considerado um dos principais marcos em ciência, tecnologia e inovação da região, o espaço conta com mais de 50 mil m² de área, doada pela Prefeitura Municipal, e aproximadamente 400 m² de área construída.

“É uma alegria ver que o terreno doado pela Prefeitura está possibilitando o desenvolvimento de novas iniciativas. Esse reconhecimento reafirma a importância dos investimentos contínuos em ciência, tecnologia e inovação para o futuro da cidade”, ressaltou o vice-prefeito de Poços de Caldas, Dr. Eduardo Januzzi.

O ambiente oferece coworking, espaço maker, estúdio de gravação e laboratórios multiusuários, criando condições para a incubação e aceleração de startups, a instalação de empresas residentes e o desenvolvimento de projetos cooperados entre academia e setor produtivo.

“Já temos diversas empresas atuando em parceria com o parque, além de uma estrutura organizada com estúdios, fab lab e espaço maker para prototipação e coworking. Esse reconhecimento fortalece ainda mais as ações do parque, que está em plena ascensão”, afirmou o diretor-geral do IF Sul de Minas – Campus Poços de Caldas, Rafael Felipe Coelho Neves.

Desenvolvimento regional, inovação e sustentabilidade

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Franco Martins, o reconhecimento do parque tecnológico consolida o papel de Poços de Caldas como referência regional em inovação. Segundo ele, o município mantém uma atuação colaborativa constante com as instituições de ensino e pesquisa.

“Poços de Caldas sempre foi parceira das instituições. Com o parque tecnológico reconhecido pelo Governo de Minas, ampliamos nossa capacidade de atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo e gerar desenvolvimento sustentável. Isso fortalece não apenas a cidade, mas toda a região, especialmente nas áreas de tecnologia, inovação e sustentabilidade, preparando o município para os desafios do futuro e para uma economia cada vez mais baseada no conhecimento”, destacou.

Com o reconhecimento estadual, o Cidade da Inovação passa a integrar oficialmente a rede mineira de parques tecnológicos, abrindo novas possibilidades de acesso a programas de fomento, parcerias estratégicas e políticas públicas voltadas à inovação, reforçando o protagonismo de Poços de Caldas no cenário tecnológico de Minas Gerais.