sábado, junho 20, 2026

Campanha Junho Violeta mobiliza sociedade para proteger a pessoa idosa

Campanha Junho Violeta mobiliza sociedade para proteger a pessoa idosa

O mês de junho é marcado pela campanha Junho Violeta, movimento que busca conscientizar e mobilizar a sociedade contra a violência praticada contra a pessoa idosa. A iniciativa tem como referência o dia 15 de junho, instituído pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e reforça a importância de promover respeito, dignidade e garantia de direitos.

Os dados do IBGE mostram um forte envelhecimento da população brasileira. Atualmente, pessoas com 60 anos ou mais representam cerca de 16,6% a 17% da população — mais de 35 milhões de brasileiros — enquanto a base da pirâmide etária encolheu, com a população abaixo de 30 anos caindo para aproximadamente 41% do total. A expectativa de vida nacional já supera os 77 anos. Os principais indicadores apontam para transformações estruturais marcantes, como a inversão da pirâmide demográfica: o número de idosos cresceu quase 60% desde 2012 e projeções indicam que, em breve, o total de pessoas com 60 anos ou mais deve ultrapassar o número de crianças de até 14 anos.

Esse cenário torna ainda mais urgente o fortalecimento de políticas públicas que assegurem qualidade de vida, autonomia, inclusão social e proteção integral. Mais do que celebrar a longevidade, o Junho Violeta convida toda a sociedade a refletir sobre seu papel na construção de uma cultura de cuidado e valorização da pessoa idosa.

A violência contra esse público pode se manifestar de diferentes formas, incluindo agressões físicas, violência psicológica, exploração financeira, negligência, abandono, discriminação e violações de direitos. Muitas vezes, essas situações acontecem dentro do próprio ambiente familiar e permanecem invisíveis devido ao medo, à dependência emocional ou à falta de informação.

Nesse contexto, a informação, a conscientização e a denúncia são ferramentas fundamentais para romper o ciclo da violência. Familiares, vizinhos, profissionais e toda a comunidade devem estar atentos aos sinais e contribuir para a proteção e garantia dos direitos das pessoas idosas. No Brasil, a proteção é assegurada pelo Estatuto da Pessoa Idosa, que estabelece direitos fundamentais relacionados à saúde, assistência social, transporte, moradia e convivência comunitária, além de prever medidas de proteção em casos de violação.

A denúncia de situações de violência pode ser realizada de forma gratuita e sigilosa por meio do Disque 100, canal nacional de atendimento aos direitos humanos. Para a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gisele Santucci, “respeitar, acolher e proteger as pessoas idosas é responsabilidade de todos. Combater a violência é um dever coletivo e um passo essencial para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e humana”.

Confira as atividades oferecidas pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania para a terceira idade: