domingo, 17 de dezembro de 2023

Centro Pop realiza almoço de natal para população em situação de rua de São Carlos

Centro Pop realiza almoço de natal para população em situação de rua de São Carlos

O Centro de Referência da População em Situação de Rua denominado “Maria Marcondes Vilela” (Centro POP), coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (14/12), um almoço especial de natal para os moradores em situação de rua que usam o serviço oferecido pela Prefeitura de São Carlos.

Centro POP realiza o acolhimento, atendimento e acompanhamento da população em situação de rua, por equipe interdisciplinar, voltados ao fortalecimento das redes sociais de suporte, autonomia, participação, inclusão social e a convivência comunitária e familiar das pessoas em situação de rua.

De acordo com o chefe de Seção de Apoio à Pessoa em Situação de Rua, Rodrigo Octaviano Pereira, no local são atendidas 80 pessoas por dia. “Aqui as pessoas em situação de rua têm acesso à higiene, café da manhã, lavagem de roupas, guarda de pertences, acesso à documentação civil e recebem encaminhamentos às diferentes políticas públicas, como saúde, trabalho e educação, além de receber o cartão alimentação para as refeições no Restaurante Bom Prato”.

“O espaço é muito importante para uma administração que cuida das pessoas. “Todos precisam de ajuda para sair dessa situação, ninguém escolhe morar na rua. É uma determinação do prefeito Airton Garcia oferecermos às pessoas em situação de rua oportunidades para que elas possam ressignificar suas trajetórias de vidas, por meio de um trabalho permanente e integrado, sempre pensando na reinserção social”, disse Rodolfo Hernane Ometto, secretário de Cidadania e Assistência Social.

Danilo Rafael Baldan frequenta o Centro POP há 6 meses e garante que o serviço oferecido é ótimo. “É nota 10, eu não tenho o que reclamar. Aqui eu tomo banho, ganho roupa, tomo café e já fiz curso de capacitação. Tudo isso ajuda muito a gente”, afirma o usuário.

O Centro POP está localizado na rua São Joaquim, 818, no centro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h. Já o pernoite é oferecido na Casa de Passagem Masculina (Albergue) que fica na rua Rotary Clube, 101, na Vila Marina e na Casa de Passagem Feminina, na rua Treze de Maio, 1.816, no centro.

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de São Carlos