quinta-feira, dezembro 13, 2012

SUPERLIGA FEMININA 2012/13: Vôlei Amil busca quinta vitória consecutiva para manter vice-liderança da Superliga

Vôlei Amil busca quinta vitória consecutiva para manter vice-liderança da Superliga
Walewska, Vasileva, Ramirez, Fernandinha e cia. encaram o Pinheiros, em São Paulo, pela sétima rodada do campeonato brasileiro feminino
 
Em busca da quinta vitória consecutiva na Superliga feminina 2012/13, o Vôlei Amil vai para São Paulo nesta sexta-feira (14) enfrentar o Pinheiros. A partida, que começa às 20h, no ginásio do clube paulistano, vale também a manutenção da vice-liderança do campeonato nacional para a equipe comandada por José Roberto Guimarães. Em seis rodadas, o estreante time de Campinas soma cinco triunfos.

Apesar de enfrentar um adversário que ocupa a parte de baixo da tabela de classificação - o Pinheiros é o sétimo colocado -, com duas vitórias e quatro derrotas, José Roberto não espera moleza em São Paulo. "O Pinheiros tem um time formado por jogadoras mais experientes e de qualidade. Por isso não podemos bobear em nenhum momento, mantendo o foco no nosso jogo, sempre com a tônica de evoluir rodada a rodada", afirma o treinador, lembrando que o adversário desta sexta-feira vem de duas vitórias consecutivas, a última por 3 sets a 1 sobre o Usiminas, na casa do adversário.

Pri Daroit, eleita a melhor em quadra e maior pontuadora da partida em que o Vôlei Amil bateu o São Caetano por 3 a 0, na última rodada, bate na mesma tecla. "O Pinheiros tem um time perigoso, que defende bem. Então, precisamos manter a união em quadra, com uma atleta ajudando a outra, sempre buscando imprimir nosso ritmo. O time vem encaixando a cada jogo, a cada treino e temos certeza que seguiremos evoluindo para buscar bons frutos lá na frente", diz a ponteira, sinalizando para os playoffs.

José Roberto e a comissão técnica do Amil


A capitã Walewska ressalta a importância de sacar bem taticamente. "Nosso time sempre dependeu muito do saque. Precisamos quebrar o passe do adversário, não deixar a levantadora do outro lado jogar com a bola na mão. Tudo isso ajuda muito nosso bloqueio e defesa", explica a central. E quando o assunto é defender, ninguém melhor que Suelen para opinar. "Temos que continuar o que estamos buscando em todos os jogos, que é atenção ao sistema defensivo, minimizar os erros e permitir os contra-ataques", completa a líbero que já foi eleita a melhor da rodada por três vezes nessa Superliga.

José Roberto tem procurado rodar suas atletas quando a partida permite, sempre dando chances a todas para que adquiram mais tempo de quadra. Porém, a base segue mantida para o duelo contra o Pinheiros, com a levantadora Fernandinha, a oposta Daymi Ramirez, as centrais Walewska e Natasha, as ponteiras Pri Daroit e Elitsa Vasileva e a líbero Suelen. A levantadora Priscila e a meio de rede Andressa têm entrado bem nas inversões e são boas opções para o jogo desta sexta-feira.

Números - Em grande fase, Vôlei Amil está entre os líderes nas estatísticas oficiais da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). O time campineiro tem a melhor recepção e levantamento, com 40.76% e 19.01% de eficiência, respectivamente. O poder ofensivo também é destaque. O ataque do time de José Roberto é o segundo mais eficaz, com 26.55% de aproveitamento. Individualmente, Vasileva tem o ataque mais positivo e Fernadinha o levantamento mais preciso, com 36.91% e 24.41% de acertos cada, respectivamente. Na recepção, Suelen (43.48%) e Ramirez (42.19%) estão em segundo e terceiro lugares.

Jogos do Vôlei Amil no Primeiro turno da Superliga
23/11 - Sollys/Nestlé 1 x 3 Vôlei Amil - Osasco (José Liberatti)
27/11 - Vôlei Amil 1 x 3 Unilever - Campinas (Arena Amil)
30/11 - Rio do Sul 0 x 3 Vôlei Amil - Rio Do Sul (Artenir Werner)
4/12 - Sesi-SP 2 x 3 Vôlei Amil - São Paulo (Vila Leopoldina)
7/12 - Vôlei Amil 3 x 0 São Bernardo Vôlei - Campinas (Arena Amil)
11/12 - Vôlei Amil 3 x 0 São Caetano - Campinas (Arena Amil)
14/12 (sexta-feira) - 20h - Pinheiros x Vôlei Amil - São Paulo (Henrique Villaboim)
21/12 (sexta-feira) - 19h30 - Vôlei Amil x Banana Boat/Praia Clube - Campinas (Arena Amil)
11/1/13 (sexta-feira) - 20h Usiminas/Minas x Vôlei Amil - Belo Horizonte (Arena Vivo)

Fonte: ZDL
Fotos: Felipe Christ/Amil