Sada Cruzeiro e
Fivb anunciam Mundial de Clubes em Betim

O presidente do Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli, anunciou, nesta segunda-feira, 26/08, que a equipe celeste sediará o Campeonato Mundial de Clubes de
O contrato formal para a realização da competição será assinado no início de setembro, na sede da FIVB, em Lausanne, na Suíça, pelo presidente da entidade, Ary Graça e por representantes da equipe Sada Cruzeiro.
Vittorio Medioli, presidente do time cruzeirense, destacou a
importância de o Sada Cruzeiro ser o anfitrião do Campeonato Mundial. “Fizemos
todo o esforço possível para trazer esse campeonato para Minas Gerais, pois é
um evento que promove o estado para o mundo inteiro. Além do grande torneio
disputado nas quadras entre as principais equipes do mundo, serão promovidas
ações paralelas que evidenciarão o patrimônio cultural, histórico e econômico
local. Isso só foi possível através de uma ampla parceria. Contamos com apoio
das Prefeituras de Betim, Contagem e, sobretudo, do estado de Minas Gerais”,
explicou o dirigente.
Pela primeira vez, Minas Gerais recebe o Campeonato Mundial
de Clubes, que será sediado em Betim, na região metropolitana de Belo
Horizonte. A primeira e única ocasião em que o torneio aconteceu no Brasil foi
em 1991, em São Paulo. Criado pela FIVB em 1989 como a mais importante
competição entre clubes em nível mundial, o Campeonato Mundial foi
descontinuado durante 17 anos. Desde 2009, quando voltou a ser realizado, a
cidade sede oficial foi Doha, no Catar.
Para Túlio Teixeira, Diretor Técnico da CBV, já estava na
hora de o Mundial retornar ao Brasil. “É muito gratificante ver a estrutura que
o Medioli está montando para receber o torneio. Não só por trazer um time de
camisa para o vôlei e provar que é possível ter êxito nisso, mas também pelo
esforço aplicado em sediar o evento, que não é só de voleibol, é um evento para
Minas Gerais. Com a força que o Brasil tem no âmbito internacional, o país
precisava voltar a sediar o Mundial”, celebrou Teixeira.
O Mundial 2013
Na edição de 2013, o Mundial reunirá, novamente, oito
esquadrões de todo o mundo, com equipes da Europa, Ásia, África, América do Sul
e Norceca, que inclui a América do Norte, América Central e Caribe, além do
clube anfitrião, o Sada Cruzeiro.
Da Itália vem o tetracampeão mundial Trentino, da Argentina
virá o UPCN, que é atual campeão Sul-Americano. O torneio terá ainda o
Lokomotiv Novosibirsk, da Rússia (campeão europeu), o Kalan Mazandaran, do Irã
(campeão asiático), o japonês Panasonic, campeão da Copa Imperador, o tunisiano
Sfax (campeão africano), além do Club Romana, campeão da República Dominicana,
representante da Norceca.
Os oito times serão divididos em dois grupos de quatro para
disputarem a fase classificatória. Os dois melhores colocados de cada chave
avançam às semifinais, em cruzamento olímpico. As equipes vencedoras se
classificam para a decisão e as perdedoras, para a disputa de terceiro lugar. A
final será no dia 20 de outubro, em partida única.
Cronograma
13/10 (domingo) – Chegada das delegações
15/10 (terça) a 18/10 (sexta) – Fase de Classificação –
Jogos Grupos A e B
19/10 (sábado) – Semifinais
20/10 (domingo) – Disputa de terceiro lugar e Final
Fonte: Sada Cruzeiro
Foto: Renato Araújo - Divulgação Sada Cruzeiro