Em choque de gigantes, Alison
e Emanuel são campeões em Recife

Um verdadeiro choque de gigantes, do qual apenas dois deles
sairiam vencedores. Como o público, quem saiu ganhando e acabou campeão da
primeira etapa da temporada 2013/2014 do Circuito Banco do Brasil, em Recife
(PE), foram Alison e Emanuel (ES/PR). Neste domingo (01.09), numa decisão de
tirar o fôlego, eles conquistaram o título em cima de outros dois medalhistas
olímpicos, Márcio e Ricardo (CE/BA), aumentando a vantagem no confronto entre
as duplas.
Até então, o histórico do duelo apontava cinco decisões
entre Alison/Emanuel e Márcio/Ricardo. Em 2010 e 2011, foram quatro finais do
circuito nacional entre eles, com três títulos para o capixaba e o paranaense.
Na final do Campeonato Mundial de 2011, em Roma (ITA), mais uma vez Alison e
Emanuel subiram ao lugar mais alto do pódio, desbancando seus grandes
adversários. Além disso, os campeões olímpicos nos Jogos de Atenas/2004
voltaram a se encontrar numa final, o que não acontecia desde 2011. Agora,
Emanuel levou a melhor sobre Ricardo.
“Foi uma surpresa essa final. Acho que muita gente não
imaginava que pudesse acontecer. Quatro medalhistas olímpicos estavam aqui,
decidindo a primeira etapa. Eu, Márcio e Ricardo estamos há muitos anos nisso e
é gratificante poder ser campeão novamente, com tantos jovens talentos na
disputa. E jogar ao lado do Alison, ainda em alto nível, é maravilhoso. Só
tenho a agradecê-lo”, disse Emanuel, eleito o melhor jogador da final em
Recife, onde conquista uma etapa pela sexta vez na carreira.
Apesar dos 40 anos de idade, mais de 20 deles vividos nas
areias, Emanuel colocou a final deste domingo entre os grandes jogos que já
disputou. Numa partida bastante equilibrada, ele e Alison conseguiram se
sobressair nos momentos mais delicados, venceram por 2 a 1, de virada, parciais de
19x21, 21x16 e 15x13, e conquistaram um título que abre caminho para a
tentativa de repetir o feito da edição 2011, quando, juntos, sagraram-se
campeões do Circuito Banco do Brasil.
“Foi uma das partidas que podemos colocar como uma das
grandes de toda a história do vôlei de praia. Márcio e Ricardo formam uma dupla
muito experiente, que sempre que se reúne se entende bem demais. Demos um
primeiro passo bem pequenininho para, quem sabe, chegar ao final de mais uma
temporada com o título. Mas temos outras parcerias muito fortes, como Bruno e
Pedro e Evandro e Vitor Felipe, por exemplo. Essa nova geração, jogando contra
os mais experientes, chegarão voando daqui a um ano. Aí, será difícil de
segurar”, afirmou Emanuel.
Segundo Alison, “Emanuel
é um mito, o Pelé do vôlei de praia”
Alison também estava radiante após a final. Disse que estava
com saudade de ser campeão ao lado de Emanuel, o que não acontecia desde maio,
quando conquistaram a World Cup Final, em Campinas (SP). Mais uma vez, voltou a
elogiar o talento e a qualidade do parceiro. E encheu a boca para tecer
comentários sobre ele.
“Esse cara me ajuda muito, é um mito, o Pelé do vôlei de
praia. Sou um privilegiado, não só de jogar com o Emanuel como ser o mais jovem
nessa final, no meio de tantos monstros das areias. Largar com esse título é
uma grande motivação. Estava com saudade de vencer, de ganhar um título. Agora,
espero fazer bonito também dentro da minha casa, Vitória”, disse Alison, já
projetando a próxima etapa do Circuito Banco do Brasil, de 20 a 22 de setembro, na
capital capixaba.
Fonte e Foto: CBV