Brasil estreia no Campeonato
Sul-Americano nesta quarta-feira

A seleção brasileira feminina de vôlei está pronta para
buscar o quarto título consecutivo em 2013. Depois de vencer os torneios de
Montreux, Alassio e o Grand Prix, o Brasil estreará no Campeonato Sul-Americano
às 17h (horário de Brasília) desta quarta-feira (18.09) contra o Chile, no
Coliseo, em Ica, no Peru.
A competição será classificatória para o Mundial de 2014 e
para a Copa dos Campeões, em novembro deste ano. Somente o campeão garantirá
vaga em ambos os torneios. Para o treinador José Roberto Guimarães, o
Sul-Americano tem uma importância ainda maior nesse ano por ser classificatório
para duas competições importantes.
“O nível dos times na América do Sul subiu e as equipes
melhoraram. Precisamos ter cuidado e o crescimento dessas seleções será visto
em quadra. Talvez, do grupo, o Chile seja o adversário mais tranquilo. Já
depois, com Colômbia, Argentina, Venezuela e Peru, o nível deve ser melhor.
Nosso time terá que jogar bem para ganhar esse Sul-Americano e manter a
hegemonia na América do Sul”, disse o treinador brasileiro, que ressaltou ainda
a importância da competição continental.
“O Sul-Americano é a competição mais importante do ano
porque vale vaga para o Mundial de 2014 e para a Copa dos Campeões deste ano”,
afirmou o treinador.
A líbero Fabi, que disputará a competição pela sexta vez,
garante que o grupo está motivado para trazer mais um título para o Brasil.
“Este será o meu sexto Sul-Americano. Não podemos bobear.
Vejo a cada ano uma busca das seleções sul-americanas em renovar seus elencos
para montar equipes competitivas visando quebrar a hegemonia brasileira.
Qualquer coisa que aconteça diferente do Brasil vencedor será um fato
histórico. Entendemos essa responsabilidade e sabemos que vale vaga para duas
competições importantes”, analisou a líbero que ainda falou sobre um dos lemas
de sua vida.
“Tenho um lema na minha vida, que título é título. A vitória
mais importante é sempre a próxima. Sabemos que o nosso campeonato continental
não é tão competitivo, mas essa competição vale hegemonia, título e duas vagas
importantes”, afirmou a líbero.
Natália e Fabíola de
volta
O Sul-Americano marcará a volta de duas jogadoras
importantes para a seleção brasileira feminina de vôlei. A ponteira Natália e a
levantadora Fabíola voltarão a representar o Brasil depois de ficarem de fora
da fase final do Grand Prix.
“Esse torneio continental será importante para ganhar ritmo
de jogo. Estou há um tempo sem jogar, mas vai ser bom para readquirir confiança
e voltar a representar o meu país”, afirmou Natália.
A levantadora Fabíola também fez questão de ressaltar a
importância do Sul-Americano.
“Estamos treinando forte porque é uma competição importante.
A concentração será fundamental. É um campeonato classificatório para o Mundial
e teremos que estar 100%”, finalizou a levantadora.
A seleção brasileira feminina de vôlei no Sul-Americano é
formada pelas levantadoras Dani Lins e Fabíola, as opostos Sheilla e Monique,
as ponteiras Natália, Gabi, Fê Garay e Michelle, as centrais Adenízia, Fabiana,
Thaísa e Juciely e as líberos Fabi e Camila Brait.
Fonte:Vicente Condorelli-CBV
Foto: CBV