Brasil vence Argentina de virada no Campeonato Mundial
Sub-23 Masculino

Seleção brasileira bateu os argentinos por 3 sets a 2
Se emoção é algo que se espera no clássico entre Brasil e
Argentina, a torcida que esteve presente ao ginásio Sabiazinho, em Uberlândia
(MG), na noite desta segunda-feira (07.10), não tem do que reclamar. A equipe
brasileira começou a partida pela segunda rodada do Campeonato Mundial Sub-23
masculino de vôlei jogando abaixo do esperado, mas, a partir do terceiro set,
mudou de postura e bateu os argentinos por 3 sets a 2, com parciais
equilibradas (19x21, 16x21, 22x20, 21x17 e 19x17), em 2h de jogo.
Após a vitória desta noite, quando recebeu o apoio de cerca
de quatro mil torcedores no ginásio, o Brasil volta à quadra nesta terça-feira
(08.10), às 19h, contra o Egito pela terceira rodada da competição. Todos os
jogos da competição acontecem no mesmo local.
No clássico sul-americano, o jogo foi dos opostos. O do
Brasil, Rafael, e o da Argentina, Koukartsev, foram os maiores pontuadores em
quadra. Os dois marcaram 21 vezes, sendo que o brasileiro pontuou em todos os
fundamentos: 16 de ataque, quatro de bloqueio e um de saque. O capitão
Lucarelli também colaborou bem para o resultado positivo, com 18 pontos no
total. O ponteiro Ary entrou no segundo set e ajudou no passe da equipe
brasileira.
“Ser o passador do time é a minha função, mas não foi só
neste ponto que quis ajudar. O time estava travado, queria dar uma animada no
grupo e, para ajudar quando precisasse no ataque. Hoje tivemos um clássico do
vôlei. A Argentina vem investindo forte nesta geração já há algum tempo, e é
sempre jogo duro. E, para conseguirmos essa vitória, a torcida foi fundamental,
o oitavo jogador em quadra e nos ajudou demais”, disse Ary.
Segundo o levantador Thiago, o equilíbrio era previsto. “Já
sabíamos que seria um jogo difícil. Argentina sempre defende muito e tem bom
saque. Acho que foi mais difícil do que a torcida esperava, mas nós estávamos
cientes de que seria assim. Apesar disso, sei que a cabeça do levantador tem
que estar sempre tranquila e procuro estar assim dentro de quadra”, comentou o
jovem levantador do Brasil.
O técnico Rubinho também garante que o grupo brasileiro
entrou em quadra preparado para enfrentar dificuldades.
“O time da Argentina tem um estilo que é difícil de jogar
contra. Vencemos este ano o Sul-Americano também no tie break, não de virada,
mas muito parelho. Eles têm um volume de defesa muito alto, se não tiver
paciência para conseguir os pontos fica complicado. Erramos muito no início do
jogo e isso foi complicando a partida. Enquanto isso, eles acertavam tudo. A
partir do terceiro set, conseguimos equilibrar a equipe e construímos os pontos
com mais equilíbrio e qualidade”, descreveu o treinador do Brasil.
Na opinião de Rubinho, essa partida tem uma grande
importância para o prosseguimento do campeonato. “Não começamos jogando bem e,
no intervalo do set, quando conversamos, eles conseguiram entender que era
necessário mudar. Além da virada, foi importante ver que eles absorveram o que
foi pedido e souberam o que fazer para virar a partida”, concluiu o técnico
brasileiro.
O JOGO
A Argentina saiu na frente e o central Matheus respondeu no
ataque seguinte. O time visitante esteve na frente em 8/6. O Brasil deixou tudo
igual em nove pontos e, logo depois, com o ponteiro Ramonda, a Argentina fez
12/11 no tempo técnico. Os argentinos se mantiveram no comando do marcador e,
quando fizeram 15/13, o técnico brasileiro, Rubinho, pediu tempo. No erro de
ataque da equipe visitante, o Brasil empatou em 18/18. Mas a Argentina seguiu
bem no ataque e venceu por 21x19.
A Argentina esteve na frente também no início do segundo
set. Bem no bloqueio, o time adversário fez 7/4 e Rubinho pediu tempo. Impondo
o ritmo da partida, a equipe visitante abriu quatro de vantagem: 11/7. O jogo
seguiu tenso para o Brasil e depois da reclamação de um ponto, quando a
Argentina fez 17/13, o treinador brasileiro parou o jogo novamente. No bloqueio
individual do oposto Rafael, o Brasil marcou o décimo sexto ponto, enquanto os
argentinos tinham 20. No ataque seguinte, o adversário pontuou e fechou o set
em 21x16.
O terceiro set começou equilibrado, com as equipes trocando
pontos. O Brasil voltou à quadra com mais garra do que nos sets anteriores e
esteve a frente em 6/5. Com o saque dando resultado, a Argentina virou o jogo e
fez 9/7. A equipe verde e amarela buscou e chegou ao empate em 10 pontos. O
jogo continuou disputado ponto a ponto e as equipes empataram novamente em
16/16. No ace de Rafael, o Brasil virou (17/16) e o técnico argentino pediu
tempo. Outro ponto de saque, desta vez de Lucarelli, e o placar foi a 19/17. A
Argentina empatou em 20/20, mas, no bloqueio, o Brasil fechou em 22x20.
A quarta parcial começou disputada e nervosa, com os
jogadores se estranhado na rede. As equipes empataram em 5/5 e, novamente, em
7/7. No bloqueio individual do central Matheus, o Brasil passou a frente e fez
8/7. Com o ponteiro Ary, a equipe verde e amarela colocou dois de vantagem:
11/9. O set voltou a ficar igual em 13/13 e, no bloqueio individual de
Lucarelli, a equipe brasileira fez 18/15. Com o oposto Rafael, o Brasil fez 21x17
e levou a partida para o tie break.
Rafael também abriu o set decisivo, que esteve em vantagem
de três pontos a favor do Brasil em 5/2. No bloqueio do levantador Thiago, a
equipe verde e amarela virou o lado da quadra vencendo por 8/3. A Argentina
passou a pontuar melhor e se aproximou em 10/8. Depois, empataram em 14 pontos
e, numa bola decisiva, o central Otávio marcou a favor do Brasil (15/14). O set
desempate voltou a estar igual em 16/16 e, no bloqueio individual de Matheus, a
seleção brasileira fechou em 19x17.
EQUIPES
BRASIL: Thiago,
Rafael, Matheus, Otávio, Lucas Loh e Lucarelli. Líbero Kachel
Entraram – Fernando, Alan, Ricardo e Ary
Técnico: Rubinho
ARGENTINA;
Koukartsev, Franetovich, Finoli, Ramonda, Palacios e Postemsky. Líbero Ruiz
Entraram – Vinti, Vaca, Plaza, Mendez
Técnico: Alejandro Grossi
Fonte: Clarissa Laurence e Rogério Lauback – CBV
Foto: Alexandre Arruda/CBV