Brasil vence Sesi-SP no
segundo amistoso preparatório para o Mundial Sub-23

Mundial Sub-23, que terá início no próximo domingo
O Brasil contou com o apoio de cerca de mil crianças de
escolas e projetos sociais da Prefeitura de Uberlândia (MG), e a torcida local
já começou a fazer efeito positivo sobre a equipe verde e amarela. Nesta quinta-feira,
a seleção brasileira levou a melhor sobre o Sesi-SP, no segundo treinamento em
conjunto realizado pelas equipes no ginásio Sabiazinho, em Uberlândia. Os dois
compromissos fizeram parte da fase final de preparação do Brasil para o Mundial
Sub-23, que terá início no próximo domingo (06.10), no mesmo local.
Para o técnico do Brasil, Rubinho, contar com a torcida foi
importante para que a seleção sentisse a atmosfera da competição. “Foi ótimo
ter as crianças por aqui justamente para dar esse clima de jogo. Comentei muito
com os jogadores ao longo da preparação sobre a situação de jogar em casa. Ela
tem aspectos positivos e negativos. Temos que otimizar a oportunidade de
estarmos no Brasil e com o público a nosso favor. A forma como vamos nos
comportar na quadra é fundamental para que a gente tire proveito da torcida, já
que sabemos que as pessoas torcem pelo time que está brigando pela vitória”,
destacou Rubinho.
O treinador do Brasil saiu da partida satisfeito com o
desempenho da equipe, principalmente pelo fato do bom aproveitamento de todo o
grupo. “Temos que estar com o elenco preparado para que consigamos alternar a
equipe e para que, quando cheguemos a semifinal e final, todos estejam bem
fisicamente para os jogos mais difíceis da competição. Todos tiveram tempo de
jogo interessante para que possam cumprir suas funções ao longo do Mundial”,
disse Rubinho.
O treinador fez uma alteração em relação ao treinamento de
ontem, quando o Sesi-SP levou a melhor nos quatro sets disputados. Nesta
quinta, o ponteiro Lucas Loh começou a partida no lugar de Ary. “Esses
treinamentos tiveram mesmo o objetivo de dar uma rodagem para toda a equipe e
testar alguns jogadores. Hoje, entramos com outra postura em relação a ontem,
mais agressivos e isso valeu muito para o resultado positivo”, disse Lucas.
O oposto Rafael, um dos destaques do Brasil na partida desta
quinta, está confiante após esses dois trabalhos. “Hoje conseguimos fazer um
jogo melhor do que ontem. Estamos em uma preparação de sete semanas e o
entrosamento está bom, com o time jogando bem, e estamos confiantes para o
Mundial. No Brasil, sabemos que vai haver uma pressão da torcida, mas isso pode
funcionar como um apoio também. Esperamos o melhor para essa competição”,
afirmou Rafael.
O JOGO
O Brasil marcou o primeiro ponto do jogo no erro de saque do
Sesi-SP. No ataque do central Otávio, a equipe verde e amarela fez 4/2. O time
comandado pelo técnico Rubinho seguiu em vantagem e, no bloqueio, marcou 9/7.
Quando o Brasil abriu cinco pontos (14/9), o técnico do Sesi-SP, Marcos
Pacheco, pediu tempo. A equipe verde e amarela ainda abriu sete pontos de
vantagem em 17/10. Com ponto de bloqueio do oposto Rafael, a seleção brasileira
chegou a 20/13 e, com o mesmo jogador, fechou o set em 21/13.
O time de São Paulo saiu na frente na segunda parcial: 4/3.
O Brasil chegou ao empate em seis pontos. O set seguiu equilibrado, com o
placar igual novamente em 10 pontos. No ataque do ponteiro Lucas Loh, a equipe
verde e amarela colocou três pontos de vantagem: 14/11. O Brasil se manteve o
comando do marcador (20/16). Com o ponteiro Lucas, a seleção brasleira fez
21/18.
Depois de perder os dois primeiros sets, o Sesi-SP voltou
com força para o terceiro. A equipe dos centrais da seleção brasileira adulta,
Lucão e Sidão, começou melhor e fez 7/3. Com o ponteiro Ricardo, que começou a
parcial no lugar de Lucarelli, a seleção brasileira fez 07/08 e, no bloqueio de
Leandro Aracaju, que também entrou para a partida, o placar ficou empatado em
oito pontos. No ponto direto de saque de Lucas, o Brasil fez 15/15. Mas, quando
o Sesi-SP abriu três (18/15), Rubinho pediu tempo. A parada não surtiu efeito e
o Sesi-SP fez 21/17.
O quarto set começou com as equipes trocando pontos. Rubinho
fez mais duas alterações e iniciou a parcial com o ponteiro Ary no lugar de
Lucas e o oposto Alan no de Rafael. As equipes empataram em sete pontos e com o
oposto Alan, o Brasil assumiu o comando do placar. O Sesi-SP passou a frente
novamente, mas Lucas Loh deixou tudo igual em 16/16. A reta final do set também
foi equilibrada (20/20). Os últimos pontos foram bem disputados e o Sesi-SP
fechou em 24/22.
Disposto a fechar a partida, o time brasileiro abriu dois
pontos de vantagem logo no início (6/4). No bloqueio, o Brasil ainda conseguiu
marcar mais um ponto e o técnico do Sesi-SP pediu tempo. A equipe verde e
amarela seguiu a frente na virada de quadra: 8/6. Com dois bons saques de
Otávio, a seleção brasileira colocou cinco de vantagem: 13/8. Na sequência, o
time de Rubinho seguiu pontuando e venceu por 15/10.
EQUIPES
BRASIL: Thiago,
Rafael, Otávio, Matheus, Lucas Loh e Lucarelli. Líbero - Kachel
Entraram: Fernando,
Alan, Ricardo, Ary e Leandro Aracaju
Técnico: Rubinho
SESI-SP: Sandro, Evandro, Lucão, Rogério, Batagim e Alisson.
Líbero - Luciano
Entraram: Roese, Renan, Tarcísio
Técnico: Marcos Pacheco
Fonte: Clarissa Laurence - CBV
Foto: Divulgação CBV