Sesi-SP vence primeiro jogo treino contra seleção brasileira Sub-23

O objetivo era dar mais experiência e ritmo de jogo à
seleção brasileira masculina sub-23 de vôlei. E a meta foi alcançada. A equipe,
que está na última semana de preparação para o Mundial da categoria, fez o
primeiro dos dois treinamentos em conjunto com o Sesi-SP, nesta quarta-feira
(02.10), no ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), e, mesmo com o adversário
levando a melhor, o técnico Rubinho tirou o lado positivo de jogar contra o
time campeão da Superliga 10/11.
“Nosso objetivo é mesmo enfrentar uma equipe muito forte,
como é o Sesi-SP, que está um pouco acima de todas que teremos como adversárias
no Campeonato Mundial. Hoje, não oferecemos muita resistência ao time deles,
principalmente pelo que vínhamos treinando. O saque deles foi muito bom e nós
não conseguimos sair dessa pressão, mas foi muito bom enfrentar um time como o
Sesi-SP, que nos dá cada vez mais experiência”, disse Rubinho.
Como era apenas um treinamento, as equipes optaram por jogar
quatro sets e o Sesi-SP venceu todos, parciais de 22x20, 21x16, 21x19 e 21x17.
O Brasil utilizou os 12 jogadores que estavam à disposição e os mesmos que
estarão inscritos no Mundial, que terá início no próximo domingo (06.10), quando o Brasil enfrentará a
República Dominicana na primeira rodada.
“Conseguimos rodar bem os jogadores ao longo do trabalho com
esse grupo e já tínhamos quase todas as definições. Resolvemos com base em
dados médicos, também, e definimos os 12” , comentou Rubinho, que cortou o levantador
Quaresma e os ponteiros Hugo e Batagin.
O capitão do Brasil, Ricardo Lucarelli, esteve em quadra e
viu sua própria equipe do outro lado da rede. “Mesmo que em uma situação de
treino, jogar contra um time qualificado como o Sesi-SP é incrível. Meus
companheiros estavam no outro time e isso fez com que fosse um treino
importante, porém divertido. Conseguimos brincar um pouco, mas quando a bola
estava em jogo, trabalhamos com seriedade buscando acertar e deixar o time
pronto, já que está bem próximo de começar o campeonato”, disse Lucarelli.
Um dos principais pilares do experiente time do Sesi-SP, o
líbero campeão olímpico, Serginho, fez questão de parabenizar os garotos da
seleção sub-23.
“Fazer um jogo-treino como esse tem importância para o nosso
time e maior ainda para o deles. Jogar um Mundial é muito importante e, em
casa, vai haver uma pressão muito grande. Esse time tem um potencial enorme,
uma garotada alta, e espero ainda mais deles. Daqui a alguns anos eles vão
estar na seleção brasileira adulta e têm que ter uma postura ainda mais forte
do que teve hoje. Eu torço muito por esses meninos e virei fã deles. Todos
jogam muito bem nos seus clubes e temos que torcer para que eles mantenham o
nível do voleibol brasileiro lá no alto”, concluiu Serginho..
O JOGO
O Brasil abriu o placar com o central Matheus. O time verde
e amarelo seguiu melhor e fez 6/3. Em um bonito lance de recuperação de bola já
atrás das placas de publicidade, o oposto Rafael salvou a jogada da seleção
brasileira, mas o Sesi-SP pontuou na sequência. Quando o time do técnico
Rubinho fez 13/10, o treinador do time paulistano, Marcos Pacheco, pediu tempo.
Na reta final, o Sesi-SP virou o jogo, mas no ace de Otávio, o Brasil virou e
fez 20/19. O set seguiu equilibrado e, no ataque para fora da seleção
brasileira, o time paulistano fez 22/20.
A segunda parcial começou no mesmo ritmo em que a primeira
terminou. O Sesi-SP colocou um ponto de vantagem em 11/10, mas o Brasil buscou
e chegou ao empate. O time paulistano passou à frente e abriu dois de vantagem
em 16/14. Dessa vez, a equipe do Sesi-SP mantee uma diferença maior no marcador
e fechou o segundo set em 21/16.
O técnico Rubinho fez alterações e começou o terceiro set
com o ponteiro Lucas Loh no lugar de Ary e com o central Leandro Aracaju no
lugar de Matheus. O jogo esteve equilibrado durante todo o começo, quando o
Sesi-SP fez 5/4. No bloqueio individual de Lucas Loh sobre o gigante Renan, a
seleção brasileira empatou o jogo em nove pontos. O time paulistano voltou a
abrir dois de vantagem (13/11), mas o set voltou a ficar equilibrado na reta
final, quando o Brasil esteve apenas um ponto atrás: 18/17. E o time de São
Paulo venceu por 21/19.
Como as equipes estavam fazendo apenas um treinamento em
conjunto, optaram por disputar mais um set, onde a curiosidade ficou por conta
do ponteiro Batagin. Depois de sair da seleção brasileira no último corte,
realizado pelo técnico Rubinho na última terça-feira (01.10), o jogador já
defendeu as cores do seu time, Sesi-SP, nesta quarta. E, após um início
equilibrado, o Brasil colocou um de vantagem em 8/7. Depois, a equipe de São
Paulo abriu vantagem (16/12) e venceu por 21/17.
EQUIPES
BRASIL: Thiago,
Rafael, Matheus, Otávio, Lucarelli e Ary. Líbero – Kachel
Entraram – Alan, Fernando, Lucas Loh, Aracaju e Ricardo
Técnico: Rubinho
SESI-SP:Sandro,
Renan, Rogério, Sidão, Manius e Alisson. Líbero – Serginho
Entraram – Roese, Evandro, Lucão, Batagin e Tarcísio
Técnico: Marcos Pacheco
Fonte: Clarissa
Laurence - CBV
Foto: Divulgação CBV