segunda-feira, outubro 21, 2013

PERSONALIDADES: Conheça Sandra Mara Leão, treinadora da Uniara e única treinadora do vôlei profissional do Brasil

Conheça Sandra Mara Leão, treinadora da Uniara e única treinadora do vôlei profissional do Brasil
Sandra Mara Leão

No meio esportivo, a função de treinador quase sempre é exercida por homens. Nas principais ligas de vôlei do país e também na Divisão Especial da 77ª edição dos Jogos Abertos “Horácio Babi Barioni” apenas um nome contradiz a regra e quebra os paradigmas. A treinadora de Araraquara, Sandra Leão, é a única mulher a comandar uma equipe de vôlei profissional, tanto no Masculino quanto no Feminino.

Para conseguir estar em um meio tão masculino, Sandra precisou enfrentar barreiras, se adaptar às diferenças e, principalmente, conquistar seu espaço. Há sete anos comandando Araraquara, a treinadora disputa as principais competições nacionais, Campeonato Paulista e a Super Liga.

“Eu tive que aprender a tramitar nesse meio. Não por machismo, mas pela diferença, por ser inovador mesmo. Aos poucos, com muito trabalho, eu fui conquistando meu espaço e também o respeito dos outros profissionais. Quando alguém assiste a um jogo nosso costuma mesmo estranhar ao ver uma mulher comandando a equipe. Hoje as coisas estão mais fáceis e até a arbitragem, que no começo não aceitava muito minhas reclamações, hoje já trata isso com naturalidade”, explicou Sandra.

Mas estar na quadra é uma parte dos sonhos da treinadora. Assim como ela conquistou esse espaço, sua vontade é inspirar novas mulheres a entrarem de vez nas comissões técnicas.

“Além de seguir fazendo meu trabalho, eu quero mostrar que é possível estar nesse meio e ser tão bom quanto qualquer treinador. Acredito que consegui manter um espaço que foi aberto pela Isabel - ex-jogadora e primeira mulher a trabalhar como técnica – e hoje espero servir de espelho para as mulheres que se interessam por esporte”.

Uma curiosa coincidência é que as duas auxiliares de Sandra também são mulheres. “Isso foi uma junção de fatores. Elas foram minhas alunas e também já estiveram na quadra. Elas se interessaram bastante pela função e estão comigo, me ajudando a comandar a equipe. Não pretendo ter um grupo feminista, foi só uma coincidência e na minha comissão há sim homens trabalhando (risos)”.

Na divisão especial dos Jogos Abertos 2013, Araraquara tem duas derrotas e uma vitória. O time do interior ainda tem um jogo para fazer e ainda tem chances de medalha.

Fonte: Jogos Abertos 2013
Foto: Divulgação Uniara