quinta-feira, julho 24, 2025

São Carlos convoca 38 candidatos para avaliação psicológica no concurso de agente de trânsito

São Carlos convoca 38 candidatos para avaliação psicológica no concurso de agente de trânsito

A Prefeitura de São Carlos publicou, no Diário Oficial do Município de quarta-feira (23/7), o edital de convocação para a terceira fase do concurso público para o cargo de agente de trânsito, conhecidos também como “amarelinhos”. Nesta etapa, 38 candidatos que já foram aprovados nas fases anteriores — prova objetiva, exame antropométrico e teste de aptidão física — são chamados para a Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório. A avaliação será realizada no dia 2 de agosto (sábado), na Fidelis Psicologia, que fica na Rua Padre Teixeira, nº 1.781, no Centro da cidade, com horário e orientações disponíveis no site do Instituto Nosso Rumo (nossorumo.org.br), banca organizadora do concurso.

O objetivo da Avaliação Psicológica é analisar o perfil comportamental dos candidatos. Os testes aplicados seguem rigorosamente as normas do Conselho Federal de Psicologia e poderão ser realizados de forma individual ou coletiva. A presença do candidato no horário e local marcados é obrigatória, sendo exigido documento de identidade original e em perfeitas condições para identificação.

O concurso público foi lançado por meio do Edital nº 003/2024, oferecendo 29 vagas efetivas mais cadastro reserva. O salário inicial é de R$ 3.522,00, com jornada de 40 horas semanais. Os requisitos incluem ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação nas categorias “A e B”, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, idoneidade moral e ausência de antecedentes criminais. O processo seletivo foi composto por diversas etapas eliminatórias, incluindo prova objetiva, avaliação física, avaliação psicológica, exames médicos e toxicológicos, além de investigação social e comportamental. Todos os detalhes estão disponíveis no site da banca organizadora, o Instituto Nosso Rumo.

“A atuação dos agentes de trânsito é essencial para garantir a segurança viária e a mobilidade urbana em São Carlos. Por isso, essa fase de avaliação psicológica é fundamental para selecionar profissionais preparados para lidar com situações do dia a dia, destacou o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki.