Hoje, 15 de agosto, é dia de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia. Conheça a história da Copadroeira de São Carlos
Por volta da segunda metade do século XIX, no bairro Babilônia, interior de São Carlos, Deus por sua imensa bondade e providência, em meio ao povo simples do sítio, quis manifestar seus mistérios. Neste bairro rural, por uma tarde de agosto de 1866, lavrou pavoroso incêndio num pequeno trecho de mata adjacente a uma invernada junto ao córrego de igual nome – Babilônia, o fogo em pouco tempo se estendeu por todo o território e consumiu tudo que encontrava.
Alguns transeuntes rurais que nesta região viviam, rapidamente após o desastre, se dirigiram até o lugar, mais de 10 alqueires de mata virgem da fazenda de Santa Maria de Babilônia consumidos pelo pavoroso fogo. Triste era aquela visão, só se podia ver cinzas e tições que ainda fumegavam. A aflição tomava conta daqueles pobres roceiros, tudo parecia estar perdido, mas eis que de longe e avistaram uma arvore verde, imediatamente foram ao encontro. Ao se aproximarem, uma grande surpresa, não era possível de imediato acreditar, mas a árvore estava verde e vicejante como nunca vista, em seu tronco encontrava-se uma singela imagem de Nossa Senhora da Conceição. Tudo alí, a imagem e a arvore ficaram intactas...O milagre aconteceu.
Em sua honra foi erguida em 1870 a primeira capela, onde muitos fieis começaram a receber graças, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia.
Em 1894 uma cruz de ferro foi fincada no lugar e nas duas primeiras décadas do século XX correu a fama das graças alcançadas pelos moradores das cercanias. Em 1925 foi construída uma pequena capela, substituída por uma nova no ano de 1944, quando a celebração de “Nossa Senhora da Babilônia” já era aceita pela Igreja. Começavam as peregrinações de fiéis, o que levou a administração municipal a oficializar a data como feriado religioso em 1949.
Além do templo, o Santuário tem a capela do batismo e a Sala das Promessas, um espaço para eventos, e assim como aqui na Casa da Mãe, existem rotas de devoção como o Caminho da Fé e a Trilha do Santo Sepulcro. O local é um ponto de encontro para ciclistas e também recebe várias romarias durante o ano, em especial no dia 15 de agosto, festa dedicada à Nossa Senhora por causa da origem desta devoção.
Localizada no quilômetro 136 da Rodovia Dr. Paulo Lauro (SP-215), que liga São Carlos a Descalvado. A tradição perdurou e hoje, o Santuário recebe romarias e procissões ao longo de todo ano; e no dia 15 de agosto, dia da Assunção, data escolhida próxima a da sua aparição, acontece a grande festa dos devotos em honra a Senhora Aparecida da Babilônia, como ficou carinhosamente conhecida e titulada até os dias de hoje.