terça-feira, novembro 25, 2025

Praça XV recebeu a 1ª Edição do Festival da Consciência Negra

Praça XV recebeu a 1ª Edição do Festival da Consciência Negra

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), por meio do Departamento de Economia Solidária, realizou no domingo (23/11), na Praça XV de Novembro, a primeira edição do Festival da Consciência Negra, em celebração ao mês dedicado à valorização da cultura afro-brasileira.


O evento reuniu mais de seis horas de atrações musicais, feira permanente de economia solidária e a participação de empreendedores negros de São Carlos. O público teve acesso a artesanato, gastronomia, brinquedos, produtos e serviços que destacam a identidade cultural afro-brasileira. A organização contou ainda com o apoio do Afro Axé Bahia e da Miltinho Produções.


A programação incluiu apresentações do HIP HOP Salva, batalhas e pockets shows; show da cantora Regina Dias, com o projeto “Entre Tons – Samba e MPB”; o grupo Samborê, com “Não Deixe o Samba Morrer”; e o encerramento com o grupo Conversa de Botequim, que levou ao público o espetáculo “Coisa Nossa – Samba de Raiz”.


O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, destacou o trabalho desenvolvido pela Economia Solidária e sua importância para a geração de renda. Ele agradeceu o apoio recebido, lembrando que o projeto dos proponentes Janete Ferreira Rodrigues dos Santos e José Milton Marinho dos Santos, do coletivo Diversificarte, foi contemplado com recursos provenientes de emenda parlamentar da vereadora Raquel Auxiliadora.


Severo também ressaltou que todos os grupos artísticos foram selecionados por meio de credenciamento público realizado no meio do ano. “O edital garante transparência nas contratações e oferece aos artistas são-carlenses a oportunidade de se apresentarem em um espaço tão significativo como a Praça XV. Estamos felizes em realizar esse evento no mês da Consciência Negra”, afirmou.

O diretor do Departamento de Economia Solidária, José Eduardo Araújo, enfatizou que o festival é uma estratégia para promover o respeito à diversidade étnico-racial, incentivar o protagonismo negro e combater o racismo. “O evento fomenta as atividades dos empreendedores da economia solidária, gera renda, oferece música e entretenimento à população e se torna referência para outras iniciativas”, destacou Araújo.

Também marcaram presença no festival o secretário adjunto de Turismo, Hicaro Alonso, e os diretores da SMCT, Manoel Virginio (Promoção Turística) e Mariana Navarro (Artes e Cultura).