quinta-feira, 3 de março de 2016

LUTO: Gil Hill, o inspetor Todd de "Um Tira da Pesada", morre aos 84 anos

Gil Hill, o inspetor Todd de "Um Tira da Pesada", morre aos 84 anos

Semana triste para os fãs de filmes de sucesso dos anos 80 em 90. Na última segunda faleceu, 29, faleceu o ator George Kennedy, de 'Corra que a polícia vem aí', faleceu aos 91 anos. E no mesmo dia quem nos deixou foi o ator Gil Hill, que viveu o inspetor Douglas Todd nos três filmes da franquia "Um Tira da Pesada", morreu nesta segunda (29) em Detroit, nos Estados Unidos. Ele tinha 84 anos. A notícia foi da pela própria família do artista.

"Estamos aliviado que sua passagem tenha sido em paz e sem dor", escreveram os familiares em nota divulgada à imprensa americana.

Gil Hill como o Inspetor Douglas Todd

Gill Hill foi convidado a interpretar o chefe do detetive Axel Foley (Eddie Murphy) quando já tinha 25 anos de carreira como policial e ajudava o diretor Martin Best a escolher algumas das locações do primeiro filme da trilogia, lançado em 1984. Em entrevista em seguida ao lançamento do longa, Best disse que percebeu o carisma do policial: “Ele podia agir como um esquentado mas também com muito carinho. Isso é difícil para qualquer ator”.

"Um Tira da Pesada" foi a única participação de Gil Hill no cinema. Após o grande sucesso do filme, ele chegou a ser convidado para participar de outras produções do gênero, mas as recusou. Costumava dizer que a única diferença entre ele e o inspetor Douglas Todd era que sua vida não era tão complicada assim.

Gil Hill com Eddie Murphy em "Um Tira da Pesada 3" na cena em que seu personagem é assassinado 

Antes de ingressar no serviço público, Gil Hill serviu a Aeronáutica americana por três anos. Em 1959, começou a trabalhar no departamento de polícia de Detroit, onde permaneceu por mais de 30 anos.

Em 1982, antes do filme, ganhou fama nacional ao liderar a famosa investigação da chacina envolvendo 11 crianças negras de Atlanta, que culminou na prisão do "serial killer" Wayne Williams.

Em 2001, Gil Hill tentou concorrer a prefeitura da cidade, mas perdeu a eleição para o democrata Kwame Kilpatrick. O ator deixa dois filhos, uma filha, três netos e dois bisnetos.

Relembre aqui os filmes:



Fonte: UOL
Fotos: Divulgação