Evandro e Vitor Felipe vencem Alison/Emanuel e conquistam título em Vitória

Os jovens Evandro e Vitor Felipe (RJ/PB), duas das atuais
grandes revelações do vôlei de praia brasileiro, deram um show nas areias de
Vitória (ES). Neste domigo (22.09), pela segunda etapa da temporada 2013/2014
do Circuito Banco do Brasil, eles conquistaram, juntos, o primeiro título em
solo nacional ao baterem os atuais campeões Bruno Schmidt e Pedro Solberg
(DF/RJ) na decisão. Com o resultado, lideram o ranking ao lado de
Alison/Emanuel (ES/PR).
E tem sido mesmo um ano muito especial para o carioca
Evandro, de 23 anos, e o paraibano Vitor Felipe, de 22. Também em 2013, eles
foram campeões da única etapa que disputaram do Circuito Sul-Americano, em Vinã
del Mar (CHI), além de, pela primeira vez, também terem conquistado um título
de Grand Slam do Circuito Mundial, em Berlim (ALE). Após terem chegado a
algumas semifinais do Circuito Banco do Brasil, enfim o lugar mais alto do
pódio em areias brasileiras.
“Estou muito feliz por esse ano maravilhoso que estamos
fazendo. E foi justamente aqui em Vitória que disputei minha primeira etapa do
circuito nacional, em 2009, ao lado do Oscar. Quero fazer um agradecimento
especial à minha mãe, que veio torcer por mim. Só ela sabe o quanto eu e Vitor
ralamos e sofremos para chegar até aqui. É difícil ficar tanto tempo longe da
família. Mas é um esforço que vale a pena, pois é o que sonhamos para a nossa
vida”, declarou Evandro.
Depois de terem batido os medalhistas olímpicos Ricardo e
Márcio nas semifinais, com uma partida que beirou a perfeição, eles repetiram a
dose na decisão, de novo com uma vitória de 2 a 0, parciais de 21x14 e 21x19. O que chamou
a atenção até mesmo dos adversários. Bruno Schmidt rasgou elogios à dupla após
a final. Segundo ele, uma parceria difícil de ser batida se continuar jogando o
que apresentou em Vitória.
“Com o que o Evandro e o Vitor fizeram aqui, ganhariam de
qualquer time do mundo. Saímos de cabeça erguida por isso, pois perdemos para uma
dupla sensacional, que vive um grande momento. Mérito total deles, que tiveram
um desempenho absurdo. Mas estou feliz pela volta da minha equipe a uma final,
num ano que tem sido bem desgastante pra nós. Agora, vamos nos preparar para o
Grand Slam de São Paulo, torneio mais importante do ano para nós”, disse Bruno,
vice líder do ranking mundial.
O jovem Vitor Felipe era outro que não conseguia se conter
diante de tanta felicidade. Afinal, ele havia acabado de desbancar os atuais
campeões brasileiros, que, em dez confrontos ao lado de Evandro contra Bruno e
Pedro, havia perdido oito. Um feito que ele afirma que levará para o resto de
sua vida.
“É uma sensação inexplicável. E fomos conquistar nosso
primeiro título no Circuito Banco do Brasil justamente em Vitória, que tem um
nome bem sugestivo para o momento. O curioso é que aqui tem um clima muito
parecido com a minha Paraíba, de um calor humano gigantesco. Assim como lá, o
pessoal ama o vôlei de praia, o que é legal demais”, declarou. “Só quem está
perto de nós sabe o quanto a gente trabalhou para viver tudo isso. É muito
emocionante ser campeão aqui dentro. Acho que foi merecido, fizemos por onde.”
Capixaba Alison vibra
com a honra de subir ao pódio em casa
A decisão de terceiro lugar foi uma reedição da final da
primeira etapa, disputada em Recife (PE), envolvendo quatro medalhistas
olímpicos. E, mais uma vez, Alison e Emanuel (ES/PR) levaram a melhor sobre
Márcio e Ricardo (CE/BA), com uma vitória por 2 a 0, parciais de 21x18 e 21x19.
Com o resultado, a dupla mantém a liderança do ranking da temporada, agora ao
lado de Evandro e Vitor Felipe.
“Fiquei chateado por não ter chegado à final, pois queria
muito retribuir todo esse carinho com o título aqui em casa. Mas é um orgulho
poder estar no pódio diante dessa galera e de toda minha família, que veio em
peso me apoiar. A torcida deu um show de educação, respeitando todas as duplas
e fazendo o espetáculo. Espero voltar para jogar muitas etapas aqui ainda”,
declarou Alison, ainda mais idolatrado em Vitória.
Fonte e foto: CBV