A seleção brasileira feminina de vôlei já está em Ica, no
Peru, para a disputa do Campeonato Sul-Americano. Na manhã desta segunda-feira,
o Brasil fez o primeiro treino na cidade peruana. A competição dará uma vaga
para o Mundial de 2014 e outra para a Copa dos Campeões, em novembro deste ano.
A estreia do time verde e amarelo será às 17h (horário de Brasília) desta quarta-feira
(18.09) contra o Chile.
O Brasil está tendo um ano de grandes resultados. As
brasileiras venceram os torneios de Montreux, Alassio e, recentemente,
conquistaram o nono título do Grand Prix, ao vencer todos os jogos da fase
final por 3 sets a 0.
O preparador físico do Brasil, José Elias Proença, fez
questão de elogiar a vontade e a conduta do grupo brasileiro mesmo depois de
uma temporada marcada por muitas competições.
“Participamos de vários torneios internacionais neste ano e
enfrentamos viagens longas. Sinto uma motivação muito grande das meninas. Hoje,
no treino da academia, ficou nítido que elas estão prontas para buscar uma
superação. Existe uma consciência de responsabilidade muito grande em lutar por
um melhor desempenho e pelas vagas em jogo nesta competição”, disse José Elias
Proença.
A ponteira Gabi, de apenas 19 anos, uma das revelações da
temporada do grupo brasileiro, garante estar muito motivada para disputar seu
primeiro Sul-Americano pela seleção adulta. Novata na competição, a atacante é
uma veterana em torneios em solo peruano. Esta será a sétima vez que Gabi
disputa uma competição no Peru.
“É muito bom voltar a jogar no Peru. É o meu primeiro
Sul-Americano pela seleção adulta, mas já disputei muitas competições neste
país. Este é o sétimo torneio que disputo em solo peruano. A torcida aqui é
muito apaixonada. Eles sempre lotam os ginásios, o que é muito bom para o
voleibol. Este é um campeonato muito importante para nós e vamos buscar essas
vagas”, afirmou Gabi, que explicou ainda o trabalho realizado na manhã desta
segunda-feira.
“A viagem foi cansativa e o treino de hoje foi mais para soltar
a nossa musculatura, além de nos acostumarmos ao ginásio de jogo”, finalizou a
ponteira.
JOGOS DO BRASIL NO
SUL-AMERICANO
18/09 – Brasil x
Chile às 17h
19/09 – Brasil x
Colômbia às 19h
20/09 – Brasil x
Argentina às 19h
21/09 – Brasil x
Venezuela às 18h
22/09 – Brasil x
Peru às 19h
Fonte: Vicente
Condorelli – CBV
Foto: Divulgação CBV
