Brasil vence a Bulgária e se
classifica para as semifinais do Mundial Sub-23 Masculino

Brasileiros vibram com ponto conquistado sobre a Bulgária
A vitória sobre a Bulgária, até então única equipe do Grupo
A sem perder sets, era tudo que o Brasil precisava para garantir a
classificação para as semifinais do Campeonato Mundial Sub-23 masculino de
vôlei. E, nesta quarta-feira (09.10), a equipe comandada pelo técnico Rubinho
chegou ao quarto resultado positivo na competição, desta vez, por 3 sets a 0
(21/19, 21,14 e 21/19), em 1h05 de jogo realizado na Arena Sabiazinho, em
Uberlândia (MG).
Com grande atuação e, com todos em noite inspirada, a
seleção brasileira superou os búlgaros de forma incontestável. O oposto Rafael
teve mais um bom desempenho e foi o maior pontuador do confronto, com 16 pontos
(nove de ataque, seis de bloqueio e um de saque). O ponteiro Ary, que
substituiu o capitão Lucarelli, poupado com leve desconforto na panturrilha,
marcou 11 vezes e o outro ponteiro do Brasil, Lucas Loh, 10.
A atuação recebeu elogios do exigente Rubinho.
"Taticamente nós fomos muito bem, traçamos um plano e realmente cumprimos
a risca. Hoje, tivemos um grau de acerto muito grande dentro do que prevíamos”,
disse o técnico da seleção brasileira, que explicou a ausência de quem, até o
início da competição, era considerado por grande parte da torcida como peça
indispensável para as vitórias.
“O Lucarelli há duas partidas sofreu uma joelhada do
Thiaguinho na panturilha e está dolorido, por isso achamos melhor poupá-lo. Era
importante não arriscar neste momento, uma vez que ainda teremos três jogos no
momento em que precisaremos de força total. A nossa meta é vencer o campeonato”,
afirmou Rubinho.
O ponteiro Ary lamentou a situação do companheiro de equipe,
mas destacou o valor do treinador ter todo o grupo à disposição. “O Lucarelli é
um jogador fundamental, é o capitão, mas é importante mantermos atletas
preparados para conseguir suprir a falta que ele faz. Hoje, entramos com a
cabeça boa, estudamos bastante o adversário para fazermos uma boa marcação e
tudo que foi mandado pelo Rubinho”, comentou Ary.
Para o central Otávio, o time soube como trabalhar para
conseguir o resultado positivo diante da Bulgária. “Essa vitória foi muito
importante para termos maior tranquilidade no jogo de sexta. Valeu muito o
empenho de todos. Estamos sem o Lucarelli, que é uma peça importante, mas o
grupo está muito unido. Soubemos ter tranquilidade e trabalhar as jogadas,
bater com força quando era necessário e aliviar no momento certo”, disse
Otávio.
O Brasil soma, agora, quatro vitórias no Mundial Sub-23. Na
estreia, bateu a República Dominicana por 3 sets a 0; depois virou sobre a
Argentina e venceu por 3 a
2, levou a melhor sobre o Egito, novamente por 3 sets a 0, e, nesta noite,
derrotou a Bulgária.
A competição terá uma folga na tabela nesta quinta-feira
(10.10) e voltará na próxima sexta-feira (11.10), quando a seleção brasileira
enfrentará a Tunísia, às 19h, novamente na Arena Sabiazinho. A rodada definirá
a ordem de classificação para a próxima fase.
O JOGO
O Brasil abriu o jogo com ponto de ataque do central
Matheus. A Bulgária pontuou e virou no bloqueio. O set seguiu disputado ponto a
ponto. No ace do oposto Rafael, a seleção brasileira fez 5/4. Com outro ponto
de saque, desta vez de Otávio, a equipe de Rubinho fez 8/7. No bloqueio, o
placar foi para 10/8 e o técnico búlgaro pediu tempo. Na volta, mais um ponto
neste fundamento. Com Rafael bem no bloqueio, o Brasil fez 13/11. No ataque
potente de Otávio, a equipe verde e amarela, fez 15/13. O Brasil seguiu no
comando do placar e fechou o primeiro set em 21/19.
A seleção brasileira começou com ritmo forte e logo abriu
4/1 sobre a Bulgária. O adversário reagiu, encostou no placar, mas o time
comandado pelo técnico Rubinho seguiu bem no bloqueio, e com Rafael pontuando
neste fundamento, fez 7/4. Em um lance de ajuda, quando o líbero Kachel fez o
levantamento, Rafael virou a bola e o Brasil chegou a 12/7. Logo depois, em uma
bonita combinação de jogada do levantador Thiaguinho com o ponteiro Ary, o
placar foi para 14/7. No bloqueio de Matheus, a equipe brasileira colocou sete
de vantagem: 17/10. No erro do adversário, a seleção da casa fechou em 21/14.
O time verde e amarelo também saiu na frente no terceiro set
(3/1). A diferença no marcador foi para quatro pontos a favor dos donos da casa
em 10/6. Os búlgaros buscaram e reduziram a vantagem para apenas um ponto:
11/10. A Bulgária chegou ao empate em 12 pontos, mas o Brasil reassumiu o
comando do jogo em 14/13. Neste momento, a seleção brasileira começou a errar e
o adversário passou à frente: 17/16. A reta final do set seguiu equilibrada,
com as equipes alternando no comando do placar. No final, melhor para o Brasil,
que, no bloqueio, fechou em 21/19.
EQUIPES
BRASIL – Thiago,
Rafael, Otávio, Matheus, Lucas Loh e Ary. Líbero – Kachel
Entraram – Fernando, Alan e Ricardo
Técnico: Rubinho
BULGÁRIA – Regin,
Yordanov, Dimitrov, Georgiov, Jeliazkov e Penchev. Líbero – Vasiliev
Entraram – Grozdanov, Seganov e Dragiev
Técnico: Dragan Ivanov
Outros Resultados
Na primeira partida do dia, entre Austrália e Rússia, o
primeiro e o terceiro sets foram equilibrados, mas a equipe europeia impôs sua
superioridade técnica e física, e venceu a partida por 3 sets a 0 (21/16, 21/13
e 21/18), em 1h. Dois atletas russos empataram como maiores pontuadores do
jogo, os ponteiros Shchadilov e Komarov tiveram 14 acertos cada, com o
resultado a Rússia está classificada matematicamente para a semifinal.
O jogo seguinte, entre Irã e Sérvia, teve o duelo entre o
melhor bloqueador e o melhor atacante do torneio. Nesta manhã, vitória do
ponteiro sérvio Kovacevic, já que seu time venceu por 3 sets a 0 (21/13, 21/13
e 21/19), em 55 minutos. O oposto e capitão do time europeu, Atanasijevic, foi
o maior pontuador, com 13 acertos. A vitória também garantiu os sérvios na
próxima fase. Nesta sexta-feira (11.10), Rússia e Sérvia brigam pelo primeiro
lugar do grupo B, às 14h.
No início da tarde, o duelo latino-americano entre Venezuela
e México foi vencido pelos venezuelanos, que tiveram mais consistência no
ataque, por 3 sets a 1 (21/17, 21/12, 16/21 e 21/15), em 1h15. Apesar da
derrota, os mexicanos comemoraram muito o primeiro set vencido pela equipe no
Mundial. O oposto venezuelano, Kervin Piñerua, terminou o jogo com o melhor
desempenho no ataque com 19 pontos.
Pela abertura da quarta rodada do grupo A, a Argentina
passou pelo Egito por 3 sets a 0 (21/18, 21/10 e 21/13), em 58 minutos. Com a
vitória a equipe sul-americana segue com chances de classificação para as
semifinais, enquanto os africanos estão eliminados. Os argentinos Koukartsev,
oposto, e Palacios, ponteiro, empataram como maiores pontuadores da partida,
ambos com 12 pontos.
Fonte: Clarissa Laurence e Rogério Lauback – CBV
Foto: Alexandre Arruda/CBV
Foto: Alexandre Arruda/CBV