domingo, 1 de fevereiro de 2015

CIDADES: Árvore tricentenária passa por avaliação estrutural em Ribeirão Preto

Árvore tricentenária passa por avaliação estrutural em Ribeirão Preto
A Peroba Rosa está no Bosque/Zoo Fábio Barreto e corre risco de queda

Uma comissão formada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, formada por engenheiros florestais, engenheiros agrônomos, biólogos, ecólogos e agrônomos da secretaria, Coordenadoria de Limpeza Urbana e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, foi constituída em caráter de urgência no final da tarde da última quinta-feira, dia 29, para avaliar um exemplar de peroba rosa, localizada no Bosque/Zoo Fábio Barreto, que corre o risco de queda. Nesta sexta-feira, dia 30, o grupo já se reuniu para a 1ª reunião e agora os técnicos especializados avaliarão a estrutura da peroba rosa e, assim, adotar as providências necessárias.

O Corpo de Bombeiros interditou o local onde a árvore está após constatar a compressão-tração da casca que protege a árvore, além de sinais de rachaduras. Portanto, como medida de segurança, os visitantes não poderão ter acesso ao Bosque pela rua Liberdade e entrarão pela portaria localizada no Morro do São Bento, ao lado do Teatro Municipal.

Histórico – A árvore, com trinta e cinco metros de altura e com idade estimada em 300 anos, passou por um processo de estaiamento e ancoragem em 2003, quando se verificou, após um estudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que a mesma estava comprometida e oferecendo perigo aos visitantes. Hoje ela é sustentada por cabos de aço, um anel de estaiamento além de monitoramento contínuo e isolamento do entorno da árvore.

Fonte: PMRP
Foto: Carlos Natal