terça-feira, 8 de setembro de 2015

DE VOLTA PARA OS BONS TEMPOS: O Rapto do Menino Dourado

"O Rapto do Menino Dourado", grande sucesso de Eddie Murphy na década de 80

O "O Rapto do Menino Dourado" (The Golden Child) é uma aventura lançado em 1986, dirigido por Michael Ritchie e estrelada por Eddie Murphy e Charlotte Lewis. No filme membros de uma seita tibetana contratam Chandler Jarrell (Eddie Murphy), assistente social autodenominado "descobridor de crianças perdidas" e o incumbe de salvar omenino dourado, uma criança mística sequestrada por gênio do Mal.

Vamos aqui relembrar esse grande sucesso dos anos 80:


O "Menino Dourado" (Golden Child) (J.L. Reate) é um garotinho com extraordinários poderes que é uma espécie de encarnação de Buda que foi enviado ao Tibet para trazer o dom de compaixão para a humanidade. Mas o diabo não fica parado e envia seu emissário, Sardo Numspa (Charles Dance), para seqüestrar a criança dourada. Sardo foge com a criança e vai para o Los Angeles. Lá Kee Nang (Charlotte Lewis), uma bela sacerdotisa tibetana, procura Chandler Jarrell (Eddie Murphy), um assistente social que se autodenominou "descobridor de crianças perdidas". Kee fala para Chandler que ele foi escolhido para salvar a criança mágica do diabo e salvar o mundo de mal. Antes que Chandler pudesse dar sua resposta, ele se vê segurando um punhal mágico e logo está envolvido por diversas aventuras, além de se apaixonar por Kee Nang.


- Elenco 
  • Eddie Murphy (Chandler Jarrell) 

Edward Regan "Eddie" Murphy nasceu em Nova York em 3 de abril de 1961. Integrou o elenco do programa Saturday Night Live de 1980 a 1984 e trabalhou como comediante de stand-up. 

Murphy recebeu indicações ao Globo de Ouro por suas atuações em 48 Horas., Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop), Trading Places, e Professor Aloprado. Em 2007, ele recebeu o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante e uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante por sua interpretação do cantor de soul James "Thunder" Early em Dreamgirls.

Também é reconhecido como dublador, fazendo a voz de Thurgood Stubbs em The PJs, do Burro na quadrilogia Shrek, do dragão Mushu no filme da Disney Mulan. Em alguns de seus filmes, ele interpreta vários papéis como em Professor Aloprado e Norbit. 

É o ator que mais participou de sequência de seus filmes, como em Tira da Pesada II (1987), 48 Hours part 2. (1990), Tira da Pesada III (1994), Dr. Dolittle 2 (2001), Professor Aloprado 2: A Família Klump (2000), Shrek 2 (2004), Shrek 3 (2007) e Shrek Para Sempre (2010). Quem sabe ele ainda não faz um Rapto do Menino Dourado 2?
  • Charlotte Lewis (Kee Nang) 

Charlotte Lewis nasceu em 07 de Agosto de 1967 em Kensington, Inglaterra. De ascendência inglesa e asiática, ela e a mãe se mudaram para os Estados Unidos no inicio dos anos 80. 

Depois de fazer sua estréia no cinema com o filme, Piratas, Charlotte Lewis seguiu sua carreira fazendo outro filme de sucesso da época, O Rapto do Menino Dourado com Eddie Murphy.

Em sua filmografia estão os filmes, de Tripwire de 1990(com Viggo Mortensen no inicio da carreira), Storyville de 1992 (com James Spader que hoje só tem pança), O Homem da Guerra de 1995 (filme de ação tosco com Dolph Lundgren) e no mesmo ano ela apareceu no terrível Double Dragon (adaptação ruim de um jogo de vídeo game com Mark Dacascos e Scott Wolf). Em 2003 ela reapareceu num filme de comédia menor chamado Hey DJ.

Em julho de 1993, Charlotte Lewis pousou para a Playboy.

  • J.L. Reate (Menino Dourado) 

Jasmine (JL) Reate nasceu em 14 de setembro de 1979 na Califórnia, EUA. É muito conhecida por seu papel no filme O Rapto do Menino Dourado. Foi o único filme em sua carreira. Atualmente trabalha na organização de eventos.

  • Victor Wong (Velho) 

Victor Wong nasceu em San Francisco em 30 de julho de 1927. É mais conhecido no Brasil pelo papel do "vovô" Mori Tanaka, da franquia cinematográfica "3 Ninjas". Além de o O Rapto do Menino Dourado, participou de filmes como Os Aventureiros do Bairro Proibido, O Ataque dos Vermes Malditos e Sete Anos no Tibet.

Faleceu em 12 de setembro de 2001 de infarto aos 74 anos.

  • Charles Dance (Sardo Numspa) 

Walter Charles Dance, nasceu em Redditch na Inglaterra em 10 de outubro de 1946. Além de Sardo Numspa em O Rapto do Menino Dourado, seus papéis mais famosos são Guy Perron na série The Jewel in the Crown,Aredian, o Witchfinder na série Merlin, Dr. Clements, o doutor da penintênciária Fury 161, que se torna um confidente de Ellen Ripley no filme Alien 3 (1992), Sr. Benedict em Last Action Hero(1993) e Lorde Tywin Lannister na série Game of Thrones.

Dance foi nomeado um Oficial do Império Britânico em 17 de junho de 2006.


- Ficha Técnica

Gênero: Comédia
Direção: Michael Ritchie
Elenco:Charles Dance, Charles Levin, Charllote Lewis, Eddie Murphy, Eric Douglas, J. L. Reate, James Hong, Peter Kwong, Pons Maar, Randall 'Tex' Cobb, Shakti, Tau Logo, Tiger Chung Lee, Victor Wong, Wally Taylor
Roteiro: Dennis Feldman
Produção: Edward S. Feldman, Robert D. Wachs
Fotografia: Donald E. Thorin
Trilha Sonora: John Barry, Michael Colombier
Duração: 91 min.


- Curiosidades
  • Embora na história seja um menino, J.L. Reate é na verdade uma menina. 
  • Originalmente concebido como um drama de aventura sério com Mel Gibson no papel principal. Após Gibson desistir de fazer o filme eEddie Murphy o substituir, o script foi reescrito como uma mistura de ação e comédia. 
  • George Miller foi a primeira escolha de Eddie Murphy para o diretor. 
  • Charlotte Lewis tinha apenas 18 anos quando filmou essa produção. 
  • O compositor Alan Silvestri era a escolha original para escrever a trilha sonora do filme e até mesmo se reuniu com os produtores na primavera de 1986 sobre o trabalho. Mais tarde, no verão, foi anunciado que John Barry tinha sido contratado para fazer o filme. 
  • John Barry foi contratado pela Paramount Pictures para compor, produzir e gravar um álbum completo. No entanto, Barry foi retirado do projeto depois de diferenças criativas e reações a sessões de teste. 
  • Com 94 minutos de duração, O Rapto do Menino Dourado serviu de intervalo para Murphy entre o primeiro e o segundo filme da Trilogia de Um Tira da Pesada. Sua carreira no momento estava em explosão e fazer este filme era uma forma de associar a sua imagem à comédia, o que teve reverberações no seu futuro profissional. A produção ainda teve duas indicações e não chegou ganhou prêmios.

- Trailer