segunda-feira, 25 de abril de 2016

TV: Conheça 10 curiosidades sobre o saudoso ator Armando Bógus

Conheça 10 curiosidades sobre o saudoso ator Armando Bógus
Como Modesto Pires, na novela Tieta (1989) 

Zé das Medalhas, Cândido Alegria, Nacib, Modesto Pires... Se vivo estivesse, o ator Armando Bógus teria completado 86 anos de vida no último dia 19 de abril. Atualmente, temos a oportunidade de vê-lo em "Meu Bem Meu Mal" no VIVA, na pele do personagem Felipe. Abaixo, listo 10 curiosidades sobre a vida desse grande ator que marcou a história de nossa televisão.


1. Armando Bógus nasceu em 19 de abril de 1930, eu São Paulo capital. E faleceu em 2 de maio de 1993, vítima de leucemia, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, depois de dois meses hospitalizado sendo tratado com quimioterapia. O ator foi casado duas vezes, a primeira com a atriz Irina Grecco, com quem teve um filho.

Na novela "Meu Bem, Meu Mal" (1990) como Felipe

2. Sua estreia como ator foi nos palcos, em 1955, na peça "Moral em Concordata". No teatro, manteve parcerias de sucesso com os diretores Ademar Guerra ("Marat/Sade", em 1967, e a primeira montagem de "Hair" no Brasil, em 1969) e Antunes Filho, com quem, juntamente com Felipe Carone, fundou o PTC, o Pequeno Teatro de Comédia.

3. Bógus atuou em 12 filmes, com destaque para "Moral em Concordata" (1959, filmagem de sua peça de estreia, em que atuou no mesmo papel), "Anuska, Manequim e Mulher" (1968), "A Compadecida" (1969, no papel do malandro João Grilo), "Doramundo" (1978), "JJJ, o Amigo do Super Homem" (1978), "O Cortiço" (1978), "Paula, a História de uma Subversiva" (1979) e "Os Campeões" (1982).


Como Zé das Medalhas em "Roque Santeiro" (1985)

4. O filme "JJJ, o Amigo do Super Homem" (1978), de Denoy de Oliveira, era baseado na novela "João Juca Jr.", escrita por Sylvan Paezzo, exibida pela TV Tupi em 1970. No filme, Armando Bógus viveu o protagonista, o atrapalhado detetive João Juca Jr., que na novela havia sido defendido por Plínio Marcos.


5. Sua estreia na televisão foi em 1964, na novela "A Outra Face de Anita", na TV Excelsior. Tornou-se galã da Excelsior nos anos 1960, tendo atuado em nove novelas, algumas, importantes produções, como "As Minas de Prata", "Redenção" e "Sangue do Meu Sangue".


Como Pardal, em "A Próxima Atração" (1970) 


6. Bógus estreou na TV Globo por intermédio do amigo Walther Negrão, em sua novela "A Próxima Atração", em 1970, em que viveu o personagem Pardal. Nunca mais saiu da emissora, tendo atuado, até 1993, em 12 novelas (com personagens fixos), e mais três minisséries, além de participações especiais em vários programas.


7. Entre 1972 e 1974, participou de um pograma que marcou a TV na época: a versão brasileira da "Vila Sésamo", em que viveu Juca, morador da vila, casado com Gabriela (Aracy Balabanian), amigo das crianças, do pássaro Garibaldo e do boneco Gugu (o que morava no barril).


Como o turco Nacib, na novela "Gabriela"(1975) 

8. Para a novela "Gabriela" (1975), Bógus não foi a primeira opção. A direção queria o louro Jardel Filho, que não quis viver o turco Nacib. Bógus surpreendeu e ficou marcado por esse papel.


Como o garçom Nestor em "Marron-Glacé" (1979) 


9. Armando Bógus se dava bem em todo tipo de papel, do vilão ao dramático e o cômico. Fez rir como o galante garçom Nestor de "Marron-Glacé", o atrapalhado Farid em"Champagne", o comerciante ganancioso Zé das Medalhas em "Roque Santeiro", e Modesto Pires em "Tieta" (lembra do "uh-uh!", com o qual o personagem sinalizava a sua amante Carol, de Luiza Tomé, que ela deveria sentar em seu colo). Zé das Medalhas também era mau, nas cenas em que maltratava a mulher, Lulu (Cássia Kiss). Bógus fez vilões também em "O Casarão" (Estevão), "Coração Alado" (Gamela) e "Pedra Sobre Pedra" (Cândido Alegria), este último, outro de seus melhores momentos na TV, com um indefectível sotaque mineiro. Mas também deu vida a tipos bons e justos, como Nélio em "Pecado Rasgado" e o médico humanista Daniel em "Ciranda de Pedra". Destaque ainda para Valério em "Sétimo Sentido", Felipe em "Meu Bem Meu Mal" e o new-hippie Liminha em "Bebê a Bordo".

10. Bógus atuou em três minisséries na Globo: foi Licurgo Cambará em "O Tempo e o Vento", o vilão Baltazar em "Sex Appeal" (seu último trabalho, em 1993, ele faleceu antes mesmo da estreia da minissérie) e fez a narração de "Meu Destino é Pecar".


Como Valério em "Sétimo Sentido" (1982)

Fonte: Canal Viva
Fotos: Divugação