sexta-feira, 4 de setembro de 2015

DE VOLTA PARA OS BONS TEMPOS: Tom e Jerry

Vamos relembrar Tom e Jerry, o Gato e o Rato mais queridos da TV

Quem se lembra de Tom e Jerry? Uma das duplas mais queridas da história da TV e cinema. Foram criados pela dupla Hanna e Barbera e cujo tema é a rivalidade entre um gato e rato, nas quais Tom, o gato sempre tenta capturar Jerry, o rato, porém quase nunca consegue pois Jerry é muito habilidoso, além claro pela própria estupidez já que seus planos nunca são bem elaborados. Além de Tom e Jerry, estão presentes na trama o bulldog Spike e o rival de Tom, o gato Butch. 

Vamos aqui relembrar Tom e Jerry, o gato e o rato mais queridos da história da TV:

- Personagens Principais
  • Tom (Tom Cat)

Tom é um gato doméstico azul ou cinza, dependendo do cartoon (a cor da pele de Tom é perto daquela da raça azul Russian dos gatos), que vive uma vida boa e adora perseguir o rato Jerry mas, quase toda vez que tenta capturá-lo, vive se esborrachando, apanhando ou se metendo em encrencas. Apesar de ser muito energético e determinado, Tom é carente de inteligência e esperteza.

  • Jerry (Jerry Mouse)


Jerry é um rato marrom pequeno que vive sempre na proximidade do Tom. Simpático rato, o qual costuma fugir do Tom, enquanto são inimigos. Jerry adora queijo e também aprontar com o Tom. Uma característica nos episódios é que Jerry geralmente sai triunfante das inúmeras batalhas, enquanto Tom é o perdedor.


  • Spike, o Buldogue (Spike, the Bulldog)


O buldogue que vive na casa do Tom. Em quase todas as suas aparições, aparece defendendo o Jerry do Tom (mas isso não significa que sejam amigos), ou simplesmente batendo nele quando o Jerry apronta, mostrando ser alguém que julga a aparência (pra ele, Jerry é inofensivo por ser pequeno). Spike e seu filho, Tyke já tiverem seus próprios episódios (num deles, um cão vira-lata malandro tenta fugir da carrocinha e pôr o Spike em seu lugar, já que, cães sem coleira serão recolhidos. Em outro, os donos da casa dão uma saída, e cabe a Spike não deixar o gato preto Butch entrar, que quer fazer uma festa com os amigos). E num dos episódios do desenho The Tom and Jerry Comedy Show (produzido pela Filmation), Spike e o cão Droopy são operários de construção, sendo chefiados por McLobo (Wolf) (que, geralmente, é mostrado nos desenhos do Droopy como seu inimigo, seja quando pratica atos ilícitos ou impróprios ou tenta fugir da prisão, seja quando ambos disputam o amor da bela Chapeuzinho Vermelho (Little Red Ridding Hood)). Quando Droopy e Spike são incumbidos de finalizar uma obra de construção em tempo recorde no dia seguinte, Droopy se torna vítima do sonambulismo, o que faz com que Spike o ponha para fazer todo o trabalho, enquanto dorme. No final, Droopy ganha do patrão o direito de folgar o resto do dia, enquanto Spike se dá mal. Spike nunca apareceu nos episódios produzidos Rembrandt Films, mas faz algumas aparições no episódio "Matinee Mouse", produzido pela Sib Tower ¹² Productions (neste episódio (assim como no episódio "Shutter Bugged Cat", também da Sib Tower ¹² Productions), são reaproveitadas cenas de desenhos antigos, mas no final, surge uma cena inédita com o Spike, ao lado do Tom e do Jerry). Na versão para quadrinhos, Spike é chamado de Pimpão, e sua cor de pele é marrom, ao invés de cinza(como no original). É retratado como sendo um péssimo pai, principalmente por querer sempre ensinar o filho a perseguir os gatos (ainda mais por não existir base lógica ou científica pra isso, diferente dos gatos que perseguem ratos, pássaros e peixes por fome, mas não no caso de Tom para com Jerry, o qual nunca foi objeto de comida de Tom).


  • Tyke

O filhote do Spike acaba sendo vítima de algumas brigas entre o Tom e o Jerry, o que leva o pai a querer bater no Tom. Dependendo das histórias, Tyke pode ser um bebê ou uma criança. Na versão para revista em quadrinhos, Tyke é chamado de Biluca, e assim como o pai, sua pele é na maioria das vezes de cor marrom(ao invés de cinza, como no desenho.). Só persegue gatos porque seu pai o ensinou à fazê-lo.

  • Personagens secundários 
Espeto (Tuffy, também conhecido como Nibbles), Butch, o Gato Preto (Butch, the Black Cat), Corisco/Relâmpago, o Gato Alaranjado (Lightning), O Patinho Duque, Galinha (Hen), Os donos do Tom, A empregada da casa, Garotinha ruiva, Frufru, a Gatinha (Toodles), Jeannie, a babá (Jeannie, the Babysitter), Primo Músculo (Muscles Mouse), Primo George (George Cat), Tio Pecos (Pecos Pest), Vaqueiro dono do Tom, Rato Napolitano (Napolitan Mouse), Capitão de Navio, Bruxa Má (Wicked Witch), Urso Dançarino (Dancer Bear), Leão Fugitivo (Fugitive Lion), Gatinha de pêlo cinza, Peixinho Dourado (Goldfish), Canarinho Amarelo (Canary), Cãezinhos abandonados, Gatinho (Kitten), Meathead, Filhote de Pica-Pau (Baby Woodpecker), Fluff, Muff e Puff, Jumbo, Foquinha (Baby seal), Namorada do Jerry (Jerry's fiancé), Ratinho branco de laboratório (Laboratory's white little mouse), Diabinho (Little Devil), Deus (God), O Diabo, O Gavião (The Hawk), O Rei (The King), Formiguinhas (Ants), Meathead, o Gato Vira-Lata, Clint Clooper, o novo dono do Tom, Mulher magra de colar, Gatinha branca num cruzeiro, Gato laranja num cruzeiro, Gato com cérebro de cão, Cientista louco, Dick Moe, Capitão de Navio, que persegue a baleia Dick Moe, Xerife do Oeste e seu assistente, Passarinho amarelo de capacete, Gato vira-lata, Buldogue amarelo (Yellow Bulldog), Rato sem nome (nameless mouse), Gatinha de avental, Moça loira, dona do Tom, Mágico Tio do Jerry (Jerry's Magician Uncle), Tubarão (Shark), Peixinha Dourada (Female Goldenfish), Comandante de Navio (Ship Commander), Gato-Robô e Rato-Robô (Robot-Tom and Robot-Jerry), Fada-Madrinha do Jerry (Jerry's Godmother Fairy), Elefante de Circo (Circus Elephant), Cão São-Bernardo (Saint-Bernard Dog), Cãozinho Vermelho, Leão Ferido, Oficial Cat, Super Capa, Abel e Silvio, Cãozarrão, Gatinhos Laranjas, Gato Cósmico e Rato Meteoro, Maioral, Competidores da Corrida de Barcos, Rato Morcego (Mouse-Bat), O Velho Sábio (Ancient Wise One), A Liga dos Gatos e A Liga dos Ratos (The Cats League and The Mice League), O cão Droopy (Droopy Dog), O Urso Barney (Barney Bear), George e Junior (George and Junior) e Bocoió (Slith).



- Sinopse

O centro da trama se baseia geralmente em tentativas frustradas de Tom de capturar Jerry, e o caos e a destruição que se segue.

Tom raramente consegue capturar Jerry, principalmente por causa das habilidades do engenhoso ratinho, e também por causa de sua própria estupidez. As perseguições eram eletrizantes e sempre vinham acompanhados por boa trilha sonora. Também eram utilizadas diversas armadilhas e truques que no final não davam resultado satisfatório como bombas e ratoeiras, coisas que eram fundamentais na rivalidade entre o gato e o rato. Alguns personagens também marcam presença na trama como o bulldog Spike e o rival de Tom, o gato Butch.

Depois de 1953, todos os desenhos de Tom & Jerry foram criados e produzidos no formato Academy Ratio; desde 1953 até 1956 alguns dos desenhos foram produzidos no formato Academy e no processo Widescreen Cinemascope.Desde 1956 até o encerramento do estúdio de animacão da MGM um ano depois, todos os desenhos animados de Tom & Jerry foram compativeis também no formato Academy Widescreen. Todos os desenhos de Hanna-Barbera foram produzidos em Technicolor; os trabalhos dos anos 1960 foram feitos em Metrocolor



- Origem



Criados pela incrível dupla “Hanna e Barbera”, a animação surgiu em fevereiro de 1940, com o seu 1º episódio, que ganhou o titulo de Puss Gets the Boot, onde Tom se chamava Jasper, e o ratinho não tinha ainda seu nome definido. Solicitado pelo produtor Fred Quimby, teve um enorme sucesso, ótima aclamação da crítica e até indicação ao Oscar.



Com o passar do tempo, a MGM lucrava cada vez mais, e assim foram produzidos novos episódios e o gato foi batizado de Thomas, porém, acabou ficando mais conhecido como Tom e o ratinho ganhou o nome de Jerry. Foram eles que criaram o cachorro Spike que vivia defendendo o ratinho e dificultando a caçada de Tom, pois por ter seu sono perturbado pelo felino, acabava com os seus planos. Foi também nessa fase que apareceu a dona de casa onde eles moravam, mas jamais foi mostrado o seu rosto.

Mas depois de um tempo sem novos desenhos produzidos, a MGM decidiu produzir novos curtas, e contratou Gene Deitch e seu estúdio, a Rembrandt Films e a animação continuou sendo produzida na cidade de Praga na Checoslováquia. Mas seus desenhos foram muito criticados por adotar um formato totalmente diferente da série original, que abusavam da surrealidade, com muitos efeitos bizarros, além de diversas enfatizações gráficas, e assim com o fracasso do desenho na Europa, a MGM cancelou esse formato que teve só 13 episódios produzidos entre os anos de 1961 e 1962.

Teve mais algumas mudanças até chegar em 2006 onde o gato e o rato voltaram para a TV, com o desenho“Tom e Jerry Tales” que foi dublado pela Herbert Richers, a qual traduziu o título como: “As Aventuras de Tom e Jerry”, que foi produzida pela rede de TV americana The CW.


Séries para a Televisão

  • Período Hanna e Barbera (1940-1958)

A pedido do produtor Fred Quimby, Hanna e Barbera desenharam um curta. Dessa premissa, veio a ideia de fazerem um desenho onde um gato perseguia um rato. Inicialmente tinham nomes diferentes. Tom se chamava Jasper e Jerry se chamava Jinx. Foram 113 episódios entre 1940 e 1957, dos quais 93 foram produzidos por Quimby. Anos depois a MGM Cartoon Studio acabou fechando e a série original deixou de existir. O último episódio foi lançado em 1958.A série conquiostou 7 Oscars de melhor curta de animação.

  • Período Gene Deitch  (1960-1962)

Na década de 60 por decisão da MGM foram produzidos novos desenhos de Tom e Jerry em comum acordo entre o produtor William L. Snyder, o diretor Gene Deitch e a Rembrandt Films, para que os mesmos fossem feitos em Praga, capital da antiga Tchecoslováquia (atual República Tcheca). Foram produzidos 13 curtas. Esta mesma dupla havia produzido anteriormente episódios de Popeye pela King Features Syndicate. Tom (cujo nome era Thomas), era mascote de um homem que não conseguia controlar seus nervos, a ponto de seu rosto enrubescer (ficar vermelho). E Jerry morava num buraco na mesma casa.

Os desenhos destes produtores receberam duras críticas pois tinham formato completamente diferente do original não constando os créditos no final de cada desenho com a frase “Made In Hollywood, USA”. Constava apenas “A MGM Cartoon”, que nada mais era uma tentativa de esconder o local da produção.

  • Período Chuck Jones (1963-1967)

Último desenho de Deitch lançado, Chuck Jones é demitido da Warner Bros. Cartoons onde trabalhou por mais de 30 anos e então inicia o seu próprio estúdio de animação ao qual deu o nome de Sib Tower 12 Productions, ao lado de seu amigo Les Goldman. Foram contratados pela MGM e puderam continuar a série. Ao todo produziram mais 34 curtas em 5 anos (1963 a 1967). Nesta época os personagens receberam novas características: a aparência e a sobrancelha de Tom mudaram, como também sua cor (um cinza mais claro, semelhante ao original). Jerry aumentou mais os olhos e arredndou mais as orelhas. Nesta parte também houve uma mudança: o leão da MGM deu lugar a Tom, que tentava imitar seus gemidos. A série parou sua produção em 1967 quando a Sib Tower 12 comprou a MGM, através de Ted Turner, renomeando-a para MGM Animation/Visual Arts.

Os desenhos começaram a ser exibidos na televisão em 1965 com algumas modificações: a dona de Tom foi substituida por uma mulher branca e magra (em alguns apisódios) e sua voz ganhou tom mais suave. E grande parte das cenas de violência foram retiradas.
  • Novo proprietário
Em 1986, a MGM foi comprada pelo fundador da WTBS, Ted Turner. Turner, vendeu a empresa alguns anos mais tarde, mas continuou com direitos de Tom & Jerry, tornando propriedade da Turner Entertainment.

  • Segundo período de Hanna e Barbera The Tom and Jerry Show (1975–1977)

Já na década de 70, mais precisamente em 1975 Tom e Jerry passaram a ser exibidos nas manhãs de sábado. Eles que antes eram inimgos agora se tornaram amigos, pois Hanna e Barbera tiveram de cumprir regras contra a violência em programas infantis.

  • Período Filmation

Fez uma versão mais comédia da dupla, a qual estreou em 1980, cujo formato era diferente da versão Hanna e Barbera. O formato não foi bem recebido pelo público e ficou apenas 2 anos no ar (06/09/1980 a 04/09/1982).

  • Terceiro período Hanna e Barbera: Tom and Jerry Kids (1990–1994)

Apresenta uma versão mais jovem da dupla com Jerry usando gravata borboleta vermelha e Tom veste boné vermelho. Spyke e Tyke agora possuiam diálogos e Droopy e Dripple aparecem em segmentos.
  • Warner Chanel: "As Aventuras de Tom e Jerry" (2006 - Presente)

Em 2006 o gato e o rato voltaram pra telinha da tv, com o desenho "Tom e Jerry Tales" foi dublada pela Herbert Richers traduziu o título como: "As Aventuras de Tom e Jerry", que foi produzida pela rede de TV americana The CW. O Desenho teve duas temporadas produzidas, e um jogo lançado no ano de 2006.

A série tem como protagonista titulares os personagens Tom (o gato) e Jerry (o rato) em seus respectivos papéis de rivais, embora nesta versão Tom demonstra uma rivalidade que vai muito mais além do que exterminar Jerry de sua casa. A Dona do Tom faz aparições frequentes como uma mulher moderna e branca que muitas vezes é indecisa e frequentemente faz viagens levando Tom (e Jerry normalmente escondido) juntos. Spike também aparece sem a companhia de seu filho Tyke e muitas vezes rivaliza com o Tom, porém não é mais tão violento quanto nas versões clássicas. O gato preto Butch também aparece como rival de Tom em alguns episódios. Nibbles, o sobrinho de Jerry também faz algumas aparições como um personagem falante tal como Spike e Butch. Droopy também é visto fazendo umas poucas aparições no desenho geralmente sendo atormentado por Tom.

Algumas outras gatas femininas também são vistas aparecendo com frequência como interesses amorosos do Tom, e em alguns casos ratas como interesses do Jerry.





- Polêmicas

De toda a série, pelo menos 24 episódios foram censurados, acusados de terem cenas racistas, como quando ocorre alguma explosão e o rosto da pessoa fica negro. No ano de 2006, Tom e Jerry receberam críticas pelo fato de ter sido exibida uma cena em que Tom fuma numa limusine.




- Na TV

Desde 1965, os curtas de Hanna e Barbera foram editados para passar na televisão. A personagem que representa a dona de Tom foi substituída em alguns episódios por uma mulher branca e magra, além de ter sua voz substituída por um tom mais suave. Grande parte das cenas de violência também foi retirada para versão exibida no Reino Unido.

No Brasil, o desenho foi exibido pelo SBT em TV aberta e no Cartoon Netwoork na TV paga. Agora pertence ao canal Boomerang. A dublagem foi feita nos estúdios da BKS e também da Cinecastro.

- Filmes
  •     Anchors Aweigh (film) (MGM, 1945)


  •     Dangerous When Wet (MGM, 1953)



  •     Tom and Jerry: The Movie (Miramax, 1992)

- Filmes para a televisão
  • Tom e Jerry: O Anel Mágico (Tom and Jerry: The Magic Ring) (Warner Home Video, 1999)

  • Tom e Jerry: Rumo á Marte (Tom and Jerry: Blast Off to Mars) (Warner Home Video, 2005)

  • Tom e Jerry: Velozes e Ferozes (Tom & Jerry and the Fast and the Furry) (Warner Home Video, 2005)

  • Tom e Jerry: Em Busca do Tesouro (Tom e Jerry: Shiver Me Whiskers) (Warner Home Video, 2006)

  • Tom e Jerry: O Quebra Nozes (Tom and Jerry: A Nutcracker Tale) (Warner Home Video, 2007)


  • Tom e Jerry: Uma Pequena Aprendizagem (Tom and Jerry: A Little Learning) (Warner Home Video, 2008)

  • Tom e Jerry Encontra Sherlock Holmes (Tom e Jerry Meet Sherlock Holmes) (Warner Bros, 2010)


- Premiações
  • Venceu o Oscar de melhor curta de animação em:
1943: The Yankee Doodle Mouse

1944: Mouse Trouble

1945: Quiet Please!

1946: The Cat Concerto

1948: The Little Orphan

1951: The Two Mouseketeers

1952: Johann Mouse


  • Concorreu ao Oscar de melhor curta de animação, mas não venceram em:
1940: Puss Gets the Boot

1941: The Night Before Christmas (Tom y Jerry)

1947: Dr. Jekyll and Mr. Mouse

1949: Hatch Up Your Troubles

1950: Jerry's Cousin

1954: Touché, Pussy Cat!


  • Concorreu ao Annie Award de melhor animação, mas não venceram em:
1946: Springtime for Thomas

1955: That's My Mommy

1956: Muscle Beach Tom

2005: The KarateGuard



- Videogames

Tom and Jerry (video game) para Nintendo Entertainment System

Tom and Jerry: The Movie (video game) para Sega Master System e Sega Game Gear

Tom and Jerry para Game Boy

Tom & Jerry para PC

Tom and Jerry para Super Nintendo e Sega Genesis

Tom & Jerry: Hunting High and Low para Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, e Commodore 64

Tom & Jerry: Frantic Antics para Game Boy, Sega Genesis

Tom and Jerry: Mouse Attacks para Game Boy Color

Tom and Jerry: Infurnal Escape para Game Boy Advance

Tom and Jerry: The Magic Ring para Game Boy Advance

Tom and Jerry: Mouse Hunt para Game Boy Color

Tom and Jerry Fighting Games

Tom and Jerry: War of the Whiskers para PlayStation 2, Xbox, e Nintendo GameCube

Tom and Jerry in Fists of Furry para Nintendo 64 e PC

Tom and Jerry: House Trap para PlayStation e Game Boy Color

Tom and Jerry Tales (video game) para Nintendo DS

Tom and Jerry Cheese Chase para Mobile phone

Tom and Jerry Food Fight para Mobile phone aTom & Jerry Cat-astrophea para PC

Tom and Jerry Pinball Pursuit (Publisher: Glu Mobile) para Mobile phone


- Aberturas
  • Abertura de 1940




  • Abertura de Chuck Jones

  • Abertura The Tom and Jerry Show (1975–1977)

  • Abertura The Tom and Jerry Comedy Show (1980)


  • Abertura do Tom and Jerry Kids (1990–1994)




  • Abertura de Tom e Jerry Tales (2006)


- Remakes

No final dos anos 50, foram re-produzidos remakes dos episódios mais antigos de Tom e Jerry dessa vez com o formato de tela "Cinemascope".
Neles foram modificadas apenas as cores e aparências de cenário. Os remakes são:

The Egg And Jerry - Remake de Hatch Up Your Troubles
Tops With Pops - Remake de Love That Pup
Feedin' The Kiddie - Remake de The Little Orphan

- Episódios Perdidos

São os episódios que são exibidos apenas no CN, mas nunca passam no Sbt, outros passavam mas depois de alguns anos sumiram, virando perdidos:

- Solid Serenade (passava somente nos anos 80 - perdido)
- Baby Butch (possivelmente inédito no Sbt)
- The Flying Sorceress (passava somente nos anos 80 - perdido)
- The Egg And Jerry (inédito no Sbt, que exibe apenas a cópia que não é a de Cinemascope)
- Tops With Pops (inédito no Sbt, que exibe apenas a cópia que não é a de Cinemascope)
- Feedin' The Kiddie (inédito no Sbt, que exibe apenas a cópia que não é a de Cinemascope)
- Happy Go Ducky (visto pela última vez em 2004 ainda com imagem velha, depois virou perdido)
- Purr-Chance To Dream (visto pela última vez em 05/12/2002, possivelmente não passou mais e virou perdido)



- Curiosidades

- Desde 1965, os curtas de Hanna e Barbera foram editados para passar na televisão. A personagem que representa a dona de tom foi substituida em alguns episódios por uma mulher branca e magra, além de ter sua voz substituida por um tom mais suave. Grande parte das ceas de violência também foi retirada para uma versão exibida no Reino Unido.

- Em 1986, a MGM foi comprada pelo fundador da WTBS, Ted Turner. Ele vendeu a empresa alguns anos mais tarde, mas continuou com os direitos de Tom & Jerry, tornando propriedade da Turner Entertainment.

- Alguns desenhos dos anos 40 e 50, assim como os curtas produzidos na Rembrandt, Sib Tower e Filmation foram dublados no Brasil pela BKS. Os demais desenhos clássicos, em versão simplificada para a tv e com créditos no final, foram dublados pela Cinecastro, sendo estes, os primeiros a chegarem ao país.

- Tal como a mairoia das séries animadas produzidas nas década de 1940, 1950 e 1960, Tom e Jerry não é considerado politicamente correto. Pelo menos vinte e quatro episódios foram acusados de possuir cenas racistas, como quando ocorre uma explosão ou algum líquido cai no rosto de um personagem e seu rosto fica negro, o que foi interpretado como racismo. Em consequência disso, diversas cenas foram editadas e cortadas de alguns episódios.

- Em 2006, Tom e Jerry recebeu uma forte crítica do governo da Inglaterra, por ter sido exibido um episódio em que Tom fuma dentro de uma limosine. O governo inglês achou inaceitável a exibição daquela cena.

- Até 2006 Tom e Jerry era exibido em "A Hora Warner", foi o último ano com sua imagem antiga, quando saiu do ar para passar por uma remasterização em 2007, no mesmo ano já começou a ser exibido remasterizado no horário das 13h misturado com Looney Tunes e depois com Tom And Jerry Tales. Alguns episódios que tinham certas musicas de fundo antes da remasterização, depois de remasterizados tiveram as músicas tiradas deixando o som original em inglês, outros o Sbt não mandou sua cópia para ser remasterizada:

- Puss Gets The Boot (Sbt esqueceu de colocar a dublagem em 1 fala da dona do Tom perto do fim do desenho, acabou ficando em inglês)

- Puss N' Toos (Sbt não mandou pra remasterização, continua com imagem velha)

- Baby Puss (possui pequeno corte não dublado logo no começo do desenho)

- The Zoot Cat (Sbt não mandou pra remasterização, continua com imagem velha)

- Puttin' On The Dog (Sbt não mandou pra remasterização, continua com imagem velha)

- Trap Happy (Sbt não mandou pra remasterização, continua com imagem velha)

- Part Time Pal (foi retirado a maior parte da música da BKS e tem uma fala em inglês)

- Little Quacker (Sbt não mandou pra remasterização, continua com imagem velha)

- Saturday Evening Puss (Sbt não mandou pra remasterização, continua com imagem velha, nesta cópia do Sbt a dona do Tom é branca e magra e não negra como na do CN)

- Sleepy-Time Tom (Sbt não mandou pra remasterização, continua com imagem velha)

- Push-Button Kitty (tem várias cenas da dona do Tom que não são exibidas na cópia do Sbt, pois ela foi colorida como se fosse uma mulher branca)

- Johann Mouse (Sbt não mandou pra remasterização, continua com imagem velha)

- Calypso Cat (foi retirado toda a música de fundo da BKS)

- Carmen Get It (foi retirado toda a música de fundo da BKS)

- Catty-Cornered (a partir de 2007 o Sbt ficou com 2 cópias deste, uma remasterizada com título errado "Duro de Roer" e outra velha com título certo "Adeus Vidinha Calma")

- The Cat's Me Ouch (Sbt não mandou pra remasterização, continua com imagem velha)