quinta-feira, 3 de março de 2016

HOMENAGEM: "Casa Ronald Golias” será inaugurada no próximo sábado

Com a presença de Carlos Alberto de Nóbrega, A "Casa Ronald Golias” será inaugurada no próximo sábado
Golias interpretando o Pacífico

Com a presença do humorista Carlos Alberto de Nóbrega, grande amigo de Ronaldo Golias, a Prefeitura de São Carlos irá inaugura no próximo sábado (5), a partir das 10 horas da manhã, um memorial na casa em que viveu o humorista Ronald Golias. Localizada na Rua Geminiano Costa, 401, no Centro da cidade, “A Casa Ronald Golias” visa preservar a memória de um dos filhos mais ilustres da cidade e um dos maiores humoristas do país.

"Fui amigo, fui irmão e, nos últimos dez anos, fui o pai dele", disse Nóbrega durante recente entrevista ao "Domingo Legal", do SBT. "Grande amigo, grande companheiro. Faz um falta danada, muito mais como amigo do que como artista", ressaltou.

Carlos Alberto e Golias no programa "Bronco total", da TV Record. Década de 1970.

O apresentador da "Praça É Nossa" sente muita falta do amigo Ronald Golias. "Sem dúvida alguma ele é de quem eu mais sinto falta, como amigo e como colega de trabalho. Ele era um gênio, não surgirá outro tão cedo. Quando o Marcelo (de Nóbrega), meu filho, estava começando a dirigir o programa, o Golias falou uma palavra, que a inflexão que ele deu, fez todo mundo rir. Eu falei baixo no ouvido do Marcelo: “Essa é a diferença entre um comediante e um gênio”. O Golias falava: “O que foi?” e era engraçado. Trabalhei com ele quase 50 anos e não me lembro dele chegar um dia sem ter decorado o texto. Tem também a Velha Surda, que foi o quadro que mais marcou, não só A Praça É Nossa, como A Praça da Alegria.


Biografia “Ronald Golias: O Gigante do Humor”

O historiador Luís Carlos Barbano, autor da biografia “Ronald Golias: O Gigante do Humor” atendeu gentilmente o Portal WCB News e falou sobre a importância da inauguração: "Acredito que a Casa Ronald Golias, além de ser uma importante e merecida homenagem, vai cultuar a memória de um dos maiores comediantes brasileiros e, para nossa felicidade, um sao-carlense. A casa será a ponte entre o espaço físico da memória e o resgate histórico que a publicação da biografia proporcionou. A Casa Ronald Golias tem o papel fundamental de promover a lembrança profissional e afetiva do comediante. Esse espaço, aliado às futuras ações da Semana Ronald Golias, instituída por Lei Municipal, terão a importante função de mostrar às novas gerações de são-carlenses quem foi Ronald Golias, e porque se orgulhar dele." 

Golias com os amigos Silvio Santos e Carlos Alberto de Nóbrega

A "Casa Ronald Golias" foi Orçada em R$ 166.107,43, a obra executada pela empresa Fragalli Engenharia Ltda. – EPP e projeto elaborado por engenheiros da Secretaria Municipal de Obras Públicas, contemplou a demolição e reconstrução do salão de 50m², em um terreno de aproximadamente 100 m².

Renata Fronzi, Ricardo Corte Real, Nair Bello,  Otello Zeloni, Golias, Cidinha Campos e Jô Soares

Ganhou uma minuciosa restauração da fachada, reforço estrutural, laje, madeiramento e cobertura com telha de cerâmica. Na área antigamente destinada ao quintal, onde havia um banheiro e tanque, foi executado o aterramento devido ao grande desnível da residência e do quintal, sendo incluídos novos sanitários para o público visitante além de área de circulação e gramado.

Local onde funcionará "A Casa Golias"

O espaço ganhou móveis e contará com um boneco em tamanho real do humorista, pertences pessoais, salão de exposições, fotos e informações. Parte do acervo foi doado pela própria família de Ronald com o apoio do escritor e historiador Luís Carlos Barbano, . A inauguração contará com a presença de parentes do humorista, amigos de profissão e amigos pessoais, como o Sr. Irineu Gualtieri, amigo de Golias desde a infância.

Nair Bello e Golias

Antes da entrega oficial da casa, haverá uma série de atividades e prestações de serviços do Projeto Bairro a Bairro, a partir das 9 horas, na praça Maria Apparecida Resitano, também conhecida como a Praça do Mercado. O Projeto, uma parceria da Prefeitura por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social com o SBT, também comemorará o dia internacional da mulher. Serão oferecidos pipoca, algodão doce, brinquedos, exposição de trabalhos dos centros comunitários, cortes de cabelo, manicure, base móveis da ACISC e Sebrae, Amai-vos, SENAI, apresentação de banda, entre outras.

Com Canarinho, Moacyr Franco e elenco da "Praça É Nossa"

Sobre o Humorista

Ronald Golias nasceu em São Carlos no dia 4 de maio de 1929 e foi um dos pioneiros do humor na televisão brasileira. Filho de Arlindo Golias e Conceição D"Aparecida Golias. Com apenas 8 anos de idade, atuou como artista amador na Escola Dante Alighieri em sua cidade. Ainda jovem, trabalhou como alfaiate e funileiro.

Com Hebe Camargo na "Praça"

Mudou-se para São Paulo em 1940. Nessa época, era praticante de natação no Clube Regatas Tietê, onde integrou o grupo Acqua Loucos, que fazia acrobacias aquáticas. Sua carreira artística teve início no programa Calouros em Cena, da Rádio Cultura, dos irmãos Fontoura, então localizada na Avenida São João, no centro da Capital. 

O Profeta

Posteriormente trabalhou na Rádio Nacional de São Paulo, pertencente às Organizações Victor Costa " OVC, onde conheceu Manoel da Nóbrega, famoso radialista, humorista e deputado Constituinte Estadual em 1947, por São Paulo. Nóbrega foi quem o convidou para participar do programa humorístico "Praça da Alegria", no qual lançou o personagem Pacifico, no ano de 1956, criando o famoso bordão "Ô Crides, fala pra mãe...".

Com Renato Aragão no especial TV 50 anos em 1999

Entre seus colegas de rádio da década de 50, destacava-se o locutor e futuro apresentador de televisão Silvio Santos. Golias foi o criador do apelido "peru", que popularizou o dono do SBT como "o peru que fala".

Com Hebe Camargo em uma das versões de Romeu e Julieta que fizeram juntos

Atuou em diversos filmes para o cinema, na sua maioria da produtora Herbert Richers, sendo a sua primeira aparição na chanchada "Um Marido Barra Limpa", de 1957, dirigido por Luis Sérgio Person. Contracenou com Grande Otelo e Ankito no filme "Os Três Cangaceiros", de 1961.

Com Carlos Alberto na Praça É Nossa"

Nos anos 60, contratado pela Televisão Record, Canal 7, participou do famoso programa humorístico "Família Trapo", ao lado de Otelo Zeloni, Renata Fronzi, Jô Soares, entre outros. Seu personagem Carlos Bronco Dinossauro era o mais popular do programa, que ficou no ar de 1967 a 1971.
 
Na escolinha do Golias durante a década de 90


Ainda na década de 70, foi contratado pela Rede Globo, para fazer o programa Superbronco, criado por Jose Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e posteriormente trabalhou nas redes Bandeirantes e SBT, onde participava de A Praça é Nossa, dirigido por Carlos Alberto de Nóbrega, filho de Manoel de Nóbrega, com o seu personagem Pacífico. Outro programa no SBT foi Meu Cunhado, que estreou em abril de 2004, ao lado de Moacyr Franco, onde seu personagem inesquecível Bronco foi recriado.

"Ô Cride!... Fala pra Mãe..."

"Cride" em 2014

O famoso bordão teve sua origem na infância de o Senhor Euclides Gomes dos Santos, famoso " Cride" eternizado no bordão de Ronald Golias que dizia: "Ô Cride!... Fala pra Mãe..." e também a música "Televisão" do Titãs que usa essa frase. Um senhor muito simples e simpático que tem seu nome eternizado na música e televisão.

O famoso bordão teve sua origem na infância de Euclides, onde sua mãe sempre gritava seu nome para chamá-lo voltar para casa. Golias, que na época era seu vizinho e muito brincalhão criou a frase que anos depois, já na Capital, passou a ser o famoso bordão do personagem Pacífico. 

Cride faleceu em São Carlos no dia 7 de junho de 2015 aos 88 anos.