quinta-feira, 11 de junho de 2015

CIDADES: Porto Alegre em Cena define a programação para edição 2015

Porto Alegre em Cena define a programação para edição 2015

Espetáculos da Bélgica, Argentina, Uruguai e os grandes destaques da produção brasileira estarão na 22ª edição do festival internacional de artes cênicas Porto Alegre em Cena, de 3 a 21 de setembro. Teatro, música, dança, diretores e atores consagrados, estreias, atividades formativas e descentralizadas fazem parte do festival, um dos maiores do gênero no Brasil.

Entre os destaques estão a compositora, performer, diretora, vocalista, cineasta, e coreógrafa norte-americana Meredith Monk, que virá ao Brasil exclusivamente para esta apresentação no Porto Alegre em Cena. No espetáculo Quartet Concert, que abre o festival no Theatro São Pedro, divide o palco com outros três artistas. 

Da Bélgica vem Attends, attends, attends... (pour mon père), de Jean Fabre, com o solo do bailarino Cédric Charron. Do Uruguai, parceiro desde a primeira edição do festival, vem quatro espetáculos: Hedda Gabler, do diretor David Hammond; Marx in Soho, dirigido por Juan Tocci, e estrelado por Cesar Troncoso (protagonista do filme O Banheiro do Papa); El Pelicano, versão de Marisa Bentancurt para a obra de August Strimberg, e Love, love, love, de Alberto Zimberg. Da Argentina estará o artista Omar Giammarco, que acompanhará Arthur de Faria em um recital.

A produção nacional está em foco este ano no festival que trará espetáculos aclamados, entre eles Frida y Diego, dirigida por Eduardo Figueiredo, com Leona Cavalli; Galileu Galilei, de Cibele Forjaz, estrelando Denise Fraga; Contrações, de Grace Passô, do Espanca!, com as atrizes Yara de Novaes e Debora Falabella; Krum, nova montagem da Companhia Brasileira de Teatro, com Renata Sorrah.; Caesar, nova peça de Roberto Alvim com estreia no segundo semestre no Rio de Janeiro, estrelando Caco Ciocler e Carmo Dalla Vecchia; Potestad, do argentino Eduardo Pavlovski, dirigida por Pedro Mantovani, com Celso Frateschi e Laura Brauer; Oleanna, de Gustavo Paso, com Marcos Breda no elenco, entre outras grandes produções.

A música sempre tem muito espaço no Porto Alegre em Cena, que este ano traz as revelações Tulipa Ruiz, em seu energético Dancê; Zélia Duncan com o show Tudo esclarecido, abordando a obra de Itamar Assumpção; Ná Ozzeti e José Miguel Winsnik; Adriana Calcanhotto e Cid Campos; Badi Assad; Carlos Careqa com seu Por um pouco de veneno são alguns destaques.

As atividades formativas representam um importante segmento do festival. Oficinas, mostras descentralizadas, parcerias com outros municípios, como Caxias e Canoas, o Prêmio Braskem em Cena completando dez anos em 2015, ciclo de cinema e o projeto “Psicanalítica em Cena”. O Ponto de Encontro na Casa de Teatro seguirá reunindo artistas e participantes em programações paralelas e encontros.

A publicação Gaúchos em Cena aborda a trajetória do ator Mauro Soares e está sendo escrita pelo jornalista Roger Lerina. Esta coleção é lançada anualmente nas edições do festival e coloca em destaque os personagens das artes cênicas gaúchas. E a homenageada desta edição será a atriz Adriane Mottola, que tem mais de 30 anos de carreira dedicados às artes cênicas, com espetáculos memoráveis no currículo.

O Em Cena contará, mais uma vez, com o patrocínio da Petrobras e Braskem, empresas parceiras do festival. Confira a listagem completa dos espetáculos internacioanais, nacionais e locais:

Internacionais
Arthur de Faria e Omar Giammarco – Argentina
Attends, attends, attends... (pour mon père) – Bélgica
El Pelicano – Uruguai
Heda Gabler – Uruguai
Love, love, love – Uruguai
Marx In Soho – Uruguai
Meredith Monk / Quartet Concert - Estados Unidos

Nacionais
Adriana e Cid – Rio de Janeiro
Badi Assad – São Paulo
Caesar – São Paulo
Como a lua - Pernambuco
Contrações – Rio de Janeiro
Dancê / Tulipa Ruiz – São Paulo
Frida y Diego – Rio de Janeiro
Galileu Galilei – Rio de Janeiro
Karamazóv – São Paulo
Krum – Paraná/ Rio de Janeiro
Mortal loucura/ Tatit, Wisnik, Nestrovski e Reze – São Paulo
Ná e Zé/ Na Ozzetti e José Miguel Wisnik – São Paulo
Oleanna – Rio de Janeiro
Por um pouco de veneno / Carlos Careqa - Paraná
Potestad – São Paulo
Rei Lear - Pernambuco
Ricardo III – São Paulo
Stupro - Pernambuco
Zélia Duncan – São Paulo

Locais
A vida dele, de In.Co.Mo.De-Te
As quatro direções do céu, de Cia Teatral Face e Carretos
Bukowski - Histórias da vida subterrânea, de Depósito de Teatro
Bundaflor, Bundamor, de Eduardo Severino Companhia de Dança
Cidade proibida, de Cia Rústica
Língua mãe - Mameloschn, de Ato Cia Cênica
Os homens do triângulo rosa, de Cia Teatro ao Quadrado
P-U-N-C-H
Um dia assassinaram minha memória, de Jogo de Cena Companhia Teatral
Vertigens, de Circo Teatro Girassol

Serviço
Venda de ingressos (para alguns espetáculos) a partir do dia 27 de junho – em breve informações.

Patrocinadores apresentadores: Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Petrobras e Braskem
Patrocinadores: Panvel Farmácias
Apoio cultural: Timac Agro
Financiamento: Pró-Cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul

O Porto Alegre em Cena é uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ Secretaria Municipal da Cultura e Ministério da Cultura.

Saiba mais:
@festpoaemcena

Fonte: PMPA
Foto: Wonge Bergmann/Divulgação PMPA