sábado, 29 de agosto de 2015

DE VOLTA PARA OS BONS TEMPOS: Duck Tales - Os Caçadores de Aventuras

DuckTales - Os Caçadores de Aventuras, série de maior sucesso da Disney. Relembre aqui esse desenho inesquecível

DuckTales - Os Caçadores de Aventuras (DuckTales) é uma série americana produzida pela Walt Disney Television Animation e foi criada por Carl Barks, Jymn Magon e Fred Wolf. A série foi produzida entre 1987 e 1990 e é considerada a série de animação mais famosa já produzida pela Disney, pelo fato de ter sido a que teve mais episódios, no total, 100. Além da série, também foi produzido um longa metragem, intitulado Ducktales: O Filme - O Tesouro da Lâmpada Perdida, 
lançado em 1990, logo após terminar a série. O episódio-piloto foi transmitido nos Estados Unidos em 11 de Setembro de 1987.

A série foi transmitida originalmente no Brasil entre os anos de 1988 e 1996 pela emissora SBT, com a dublagem feita na Herbert Richers para a TV, dublagem pela qual a série se tornou mais conhecida no país. Houve também uma dublagem paulista feita na Sigma para VHS. Também foi transmitida nos canais da TV a cabo Disney Weekend e Disney Channel. A partir de 13 de Abril de 2009, a série animada volta a ser transmitida na Rede Globo, no programa infantil TV Globinho .

- Personagens
  • Amigos

  • Tio Patinhas - 
O pato mais rico do mundo. Possui um gigantesco império financeiro cujas matrizes estão na cidade de Patópolis. Vivia sozinho numa grande mansão, até que seu sobrinho Donald decidiu servir a Marinha e deixar Huguinho, Zezinho e Luisinho aos cuidados dele. Patinhas está sempre a procura de formas de aumentar e preservar a sua fortuna, procurando tesouros perdidos e fazendo negócios. Se há algo que lhe agrade mais que dinheiro é a família.
  • Huguinho, Zezinho e Luizinho - 


Sobrinhos-netos de Patinhas, são três gêmeos espertos que vivem com Patinhas. São ótimos Escoteiros-mirins, sempre recorrendo ao manual em caso de grande necessidade, o que ocorre com freqüência nas aventuras com seus tios.

Huguinho - é normalmente o líder. A sua cor é o vermelho.

Zezinho - é o mais esperto. A sua cor é o azul.

Luizinho - é o mais criativo. A sua cor é o verde.

  • Dora Cintilante - 
Cantora que o Tio Patinhas conheceu em Klondyke. Foi sua primeira paixão que não era o dinheiro. Por causa de uma artimanha provocada por um rival, Patinhas achou que Dora o havia roubado, cuja verdade foi revelada anos depois. Mostra ser tão, e até mais esperta que ele, mas ambos se gostam de verdade.

  • Leopoldo - 


Mordomo de Patinhas. Trabalha na mansão desde muito antes de chegarem os sobrinhos e é ele que faz normalmente o trabalho doméstico. Às vezes parece não gostar dos meninos, mas a maior parte do tempo, sim.

  • Madame Patilda - 


Ama das crianças e governanta de Patinhas. Foi contratada para cuidar dos sobrinhos no 3º episódio, indo morar na Mansão MacPato junto com sua neta, Patrícia. Gosta de muito de cantar.

  • Patrícia - 


Neta de Patilda, é uma criança adorável. Gosta de fazer festas de chá e brincar com bonecas. É esperta, ingênua e educada, gosta de animais e os seus únicos amigos são os sobrinhos de Patinhas e Asnésio.

  • Capitão Bóing - 


Piloto de Patinhas desde a adolescência, ao contrário da maioria dos personagens, ele não é um pato, e sim um pelicano. É um jovem piloto e aventureiro, nascido de uma grande família de pilotos, adora pilotar, mas normalmente acaba destruindo os aviões. Também é o chefe dos Escoteiros-Mirins.

  • Asnésio - 

É um amigo de Huguinho, Zezinho e Luisinho, e companheiro deles nos Escoteiros-Mirins de Patópolis. Em um dos episódios, se transforma no Super Asnésio. Em outro episódio, consegue triunfar no beisebol pensando que a bola é um doce de padaria. É o maior fã e melhor amigo do Capitão Bóing.

  • Professor Pardal - 


Inventor. Costuma construir invenções que ajudem Patinhas nas suas caças ao tesouro, mas que muitas vezes acabam arranjando mais confusão ainda. Ele tem como companheiro um pequenino robô inventado por ele mesmo, chamado Lampadinha.

  • Pato Donald - 


Sobrinho de Patinhas. Como teve de ir servir à Marinha, deixou a guarda dos seus três sobrinhos com o Patinhas. Em alguns episódios, vemos como é a vida de Donald na Marinha, geralmente seu Almirante o coloca para limpar o navio e os demais marinheiros não entendem o que Donald fala. Os sobrinhos e Donald tem uma relação de grande amizade, ao contrário dos desenhos antigos e dos quadrinhos, onde os sobrinhos aprontavam com Donald. Aparece apenas na 1ª temporada.

  • Gastão - 

Sobrinho de Patinhas. O ganso mais sortudo do mundo aparece em alguns episódios da 1ª temporada.

  • Patralhão - 

Contador de Patinhas com uma rara habilidade de super contagem que possui a identidade secreta de Robopato/Gizmo Duck, um super herói de Patópolis. A palavra secreta para se transformar em Robopato era "Baboseira". Aparece apenas a partir da 2ª temporada.

  • Sra. Crackshell - 
Mãe de Patralhão. É preguiçosa e a única coisa que faz é ver TV. Aparece apenas a partir da 2ª temporada.


  • Bubba -

Pato das cavernas. Encontrou-se com Patinhas quando ele visitou a idade da pedra. Decidiu viver com Patinhas no futuro. Levou junto com ele seu dinossauro de estimação, Dedão. Aparece apenas a partir da 2ª temporada.

  • Greta Ganda - 

Namorada de Patralhão, sempre gostou dele desde a época da fábrica de feijões, mesmo ele sendo um pouco exagerado. Aparece junto com Patralhão no começo da 2ª temporada.

  • Inimigos
  • Pão Duro Mac Mônei- 

Rival de Patinhas. De origem escocesa (no original, seria sul-africano) é o segundo pato mais rico do mundo. A sua maior ambição é superar o Patinhas em sua fortuna, e está sempre tentando fazê-lo de forma desonesta.


  • Maga Patalógika- 

Feiticeira. Pensa que se derreter a Moeda Número Um do Tio Patinhas, vai conseguir um amuleto que a fará a pata mais rica do mundo. Em uma das histórias em quadrinhos, ela consegue isso, mas com as Moedas Número Um de outros universos paralelos, mas isso altera a ordem nos universos e ela precisa destruir o amuleto para tudo voltar ao normal. Geralmente está acompanhada de um corvo de chapéu, na verdade seu irmão, transformado por um feitiço mais poderoso que só o amuleto feito com a Moeda Número Um pode desfazer.

  • Os Irmãos Metralha- 

Grupo que tenta sempre assaltar a caixa-forte. Já tentaram centenas de vezes, mas sempre acabam frustrados.

  • Mamãe Metralha - 

Mãe dos Irmãos Metralha e chefa do grupo.

  • Mancha Negra - 

Aparece só em um episódio. É um vilão com aspecto de fantasma, só que cor a cor preta. Tem os olhos vermelhos. Vive bolando planos para ser a criatura mais poderosa do mundo.

  • João Bafo de Onça - 

O vilão clássico da Disney, ele fez algumas aparições esporádicas na primeira temporada. Há Petes múltiplos, como todos eles têm diferentes experiências com Tio Patinhas, e porque dois deles eram de diferentes períodos de tempo.

  • El Capitán- 


Um velho capitão da armada espanhola. Encontrou o tesouro dos Sóis Dourados, mas perdeu-o num naufrágio quando seu barco afundou num pequeno país chamado Ronguai. Quatrocentos anos depois, El Capitain decide recuperar o tesouro. Mas Patinhas também o quer. A única coisa que o mantém vivo é a febre do ouro.

  • Merlock-


Possuiu uma lâmpada mágica, mas ela foi roubada por um ladrão chamado Coollei Baba. Mil anos depois, Patinhas encontra o mapa de Coollei Baba. Após a destruição de seu talismã, Merlock volta a sua forma real (Lobo).

  • Dijon- 


Trabalhou para Merlock, mas também apareceu em alguns episódios trabalhando para ele mesmo ou Mac Mônei.


- História

A maioria dos episódios rodam em torno do Tio Patinhas, que envolve sempre a sua família, os seus amigos e é claro, os seus inimigos. Os episódios têm as mais variadas histórias, que geralmente envolvem viagens para todos os locais do mundo, conhecendo outros povos, civilizações, fazendo novos amigos (e inimigos), procurando relíquias e tesouros lendários, disputando competições, desvendando mistérios e até viajando no tempo. Quando não estão a viajar, as personagens aventuram-se dentro da agitada cidade de Patópolis, onde vivem. A série mostra, em muitas das vezes, as aventuras de Indiana Jones, principalmente pelo espírito aventureiro do Tio Patinhas, lembrar em muito o famoso arqueólogo vivido por Harrison Ford.

- Abertura

- Filme

DuckTales - O Filme: O Tesouro da Lâmpada Perdida foi lançado pela Disney em 1990 baseado em sua série de sucesso, Ducktales.

Sinopse: Tio Patinhas, Capitão Bóing, Huguinho, Zezinho e Luisinho e Patrícia estão no Egipto em busca de um grande tesouro: o tesouro do Coolei Baba. Mas Merlock, um malvado feiticeiro, também quer o tesouro e contratou Dijon, um carteirista patético, para ser o guia dos patos. Os patos atravessam o deserto encontrando uma pirâmide antiga indicada no mapa. Merlock faz várias armadilhas para tentar matar os patos, mas os heróis conseguem escapar com a ajuda do manual dos Escuteiros que diz para usarem berlindes para desactivarem as armadilhas. Finalmente, após atravessarem diversas armadilhas, os patos encontram a câmara do tesouro. E entre pedras preciosas e ouro esta uma lâmpada mágica com um génio poderoso que concede todos os desejos do seu amo. Merlock também quer este cobiçado artefacto e faz uma última armadilha, enche a câmara com escorpiões gigantescos. Escapando por pouco dos escorpiões, os patos regressam a Patópolis.

De toda aquela riqueza e perigo, os patos apenas puderam trazer uma velha lâmpada. Os sobrinhos logo descobrem que tem um génio e fazem uma festa de desejos. Mas Merlock encontra a mansão Mc Patinhas e transformando-se em rato, entra na casa. Mas, quando o Tio Patinhas descobrir que existe um génio mágico, a lâmpada cai nas mãos de Dijon que usa o seu primeiro desejo para se apoderar da fortuna do Tio Patinhas. A família pato é expulsa da mansão, agora propriedade de Dijon, que se esconde na segurança da caixa-forte. Entretanto, os caçadores de aventuras decidem arrombar a caixa-forte, atravessando todos os alarmes e armadilhas do edifício até alcançarem o escritório, onde o Dijon se instalou. Os sobrinhos e Patrícia entram na caixa-forte, pisando em azulejos brancos (pois os pretos activariam alarmes), Patrícia passa pelo sistema de ventilação para abrir uma porta do outro lado, e os patinhos usam berlindes para destruir um painel de alarme, que esta protegido por lazeres.

No escritório, o Tio Patinhas quase consegue a lâmpada, mas Merlock rouba-a. Merlock, com o poder de desejos ilimitados , transforma Dijon em suíno e a caixa-forte numcastelo do mal. Durante a transformação, o dinheiro transforma-se em pedra, a escadaria onde os sobrinhos estão destrói-se e Madame Patilda desmaia ao ver o edifício destruir-se. Como terceiro desejo, Génio faz o castelo voar na atmosfera. Patinhas exige que a caixa-forte volte ao normal, mas Merlock deseja que Génio o expulse. Gênio cria um vento mágico e Patinhas é arrastado até a borda. Usando berlindes, os sobrinhos conseguem roubar a lâmpada e atiram-la a lâmpada a Patinhas. Merlock luta com Patinhas, mas perde seu talismã e seus poderes. Patinhas deseja que ele, sua família e a caixa-forte voltem a Patópolis. Merlock, sem poderes, cai para a morte. A caixa-forte reaparece em Patópolis e Patinhas deseja que Génio se transforme num rapaz normal. Os sobrinhos, patrícia e génio vão brincar aos polícias e ladrões. Patinhas não se junta a eles, pois diz que os ricos tem a sua própria ideia de divertimento. Patinhas pensa relaxar nadando no seu dinheiro, mas encontra Dijon a rouba-lo. Patinhas persegue Dijon pelas ruas da cidade e o filme termina com Patinhas a dizer "Alguém pare aquelas calças"!

- Outras mídias

  • Revistas em Quadrinhos
No Brasil, foi lançada pela Editora Abril uma série de revistas em quadrinhos baseada no desenho animado na época em que era exibido no SBT. Até uma série de 4 revistas intitulada "Duck Tales no Brasil" foi lançada.

Veja algumas capas das edições brasileiras:

                        
                        


  • Veja algumas capas das edições americanas:
                            

- Videogames

Na mesma época em que fazia sucesso na TV foram lançados 3 jogos de videogame:
Duck Tales, distribuído pela Capcom em 1989, para o Nintendo Entertainment System (NES) e para o Game Boy em 1990.
Duck Tales: The Quest for Gold, distribuído pela Walt Disney Computer Software em 1990, para o PC, Amiga, Apple II e Commodore 64.
Duck Tales 2, também distribuído pela Capcom em 1993, para o NES e o Game Boy.
Duck Tales Remastered, um remake do clássico para Nintendo Entertainment System (NES), foi lançado no dia 13 de agosto de 2013 pela Capcom, em HD, para Wii U, PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

- Volta em 2017

A Disney Television Animation está produzindo uma nova série cômica de animação baseada nos famosos personagens de DuckTales, série vencedora doEmmy e querida por uma geração de telespectadores. De acordo com o próprio estúdio, a nova série estrelada por Tio Patinhas, seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luizinho, além do Pato Donald, foi encomendada para estrear em 2017 nos canais Disney de todo o mundo.

DuckTales tem um lugar especial na história da animação na TV da Disney, e sua inspiração veio das histórias em quadrinhos da Lenda da Disney, Carl Barks, que definiu um padrão duradouro nos desenhos animados que agrada as crianças e os adultos. As aventuras da nova série, mais uma vez vão levar os telespectadores junto com o Tio Patinhas, seus curiosos e travessos sobrinhos – Huguinho, Zezinho e Luizinho – além do otimista e temperamental Pato Donald a encarar aventuras empolgantes por todo o mundo. Outros personagens adorados que estarão nas novas histórias são: Leopoldo, Professor Pardal, Capitão Boing, Pão-Duro Mac Mônei, Maga Patalójika e Perácio, Mamãe Metralha e os Irmãos Metralha, Madame Patilda e Patrícia.