quarta-feira, 28 de outubro de 2015

RELIGIÃO: Dia de São Judas Tadeu

Dia de São Judas Tadeu, o santo das causas urgentes, é comemorado nesta quarta-feira


São Judas Tadeu era apóstolo e primo de Jesus. Nasceu na Galiléia. Seu pai foi Alfeu ou Cléofas, irmão de São José e um dos discípulos a quem Jesus apareceu depois da ressurreição, no caminho de Emaús. Sua mãe, Maria Cléofas, prima-irmã de Maria Santíssima, esteve ao pé da cruz juntamente com Maria Madalena.

Judas Tadeu tinha quatro irmãos: Tiago Menor, apóstolo; José, chamado o Justo; Simão, segundo bispo de Jerusalém; e Maria Salomé, mãe dos apóstolos São Tiago Maior e São João Evangelista.

Era um dos mais fervorosos apóstolos. Pregou a doutrina do Divino Mestre, em meio aos maiores sofrimentos e perseguições, na Judéia, Samaria, Iduméia e, principalmente, na Mesopotâmia, onde converteu inúmeras almas ao cristianismo.

São Judas Tadeu selou sua fé com o martírio, na Pérsia, aos 28 de outubro, dia em que a Igreja festeja o grande apóstolo. Seus restos mortais foram depositados na Babilônia.

Quando os maometanos se apoderaram da Pérsia, as santas relíquias foram levadas para Jerusalém. No ano 80, Carlos Magno fê-las transportar para a Basílica de São Saturnino, em Tolouse, na França. Mais tarde, foram transladadas para a Basílica de São Pedro, em Roma, onde inúmeros peregrinos vão venerá-las.

Desde os primeiros tempos, São Judas Tadeu é invocado como patrono nas grandes necessidades, porém, por causa da inominável traição de Judas Iscariotes, o nome de Judas caiu em tal
desprezo e tornou-se tão odioso e difamado que o santo apóstolo ficou quase esquecido. Por isso quis nosso Senhor reabilitar o bom nome desse apóstolo e, Ele mesmo, em aparição à Santa Brígida, aconselhou-a que invocasse com grande confiança São Judas Tadeu (o amável, o amoroso), prometendo socorrer a todos que, com firme confiança, recorressem a esse grande santo nos casos mais impossíveis e desesperados.

Um doutor da Igreja diz: “Entre os devotos de São Judas Tadeu, poucos são aqueles que, nas doenças, nas tentações, no desespero, no medo e na aflição, na calúnia e na maledicência, na pobreza e, mesmo onde toda a esperança parece vã, tendo implorado com fervor a intercessão de São Judas Tadeu, não tenham encontrado auxílio e alívio para os seus males”.

Não confunda

Por terem o mesmo nome, muitos acabam confundindo São Judas Tadeu com Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus. Porém, para o padre Eniroque Ballerini, os dois são bem diferentes.

“Não dá pra confundir. São Judas Tadeu foi um grande apóstolo. Conviveu e frequentou a escola de Cristo. Viveu sua vida no evangelho”.


ORAÇÃO A SÃO JUDAS TADEU

São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e irmãs, e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça… Que imploro confiando na vossa poderosa intercessão. São Judas Tadeu, rogai por nós! Amém!

LADAINHA DE SÃO JUDAS TADEU

Senhor, tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós!

Cristo, tende piedade de nós, Cristo tende piedade de nós!

Senhor, tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós!


São Judas Tadeu, consanguíneo de Jesus, Maria e José, rogai por nós.Apostolo glorioso, rogai por nós.

Apostolo perseverante, rogai por nós.

Verdadeiro imitador de Jesus, rogai por nós.


Amante da pobreza, rogai por nós.

Modelo de humildade, rogai por nós.

Símbolo de paciência, rogai por nós.

Lírio da castidade, rogai por nós.


Chama de amor divino, rogai por nós.

Estrela da Santidade, rogai por nós.

Vaso da graça divina, rogai por nós.

Testemunho da fé, rogai por nós.


Terror dos infernos, rogai por nós.

Grande taumaturgo, rogai por nós.

Coluna da igreja, rogai por nós.

Consolador dos aflitos, rogai por nós.


Refúgio dos pecadores, rogai por nós.

Amparo dos necessitados e atribulados, rogai por nós.

Especial padroeiro nos casos desesperados, rogai por nós.

Abrigo seguro e patrono dos vossos devotos, rogai por nós.


Cristo, pelos merecimentos de São Judas Tadeu, nós vos rogamos, ouvi-nos Senhor.

Pelas suas palavras e ações, nós vos rogamos, ouvi-nos Senhor.

Pelos seus milagres, nós vos rogamos, ouvi-nos Senhor.

Pelo seu glorioso martírio, nós vos rogamos, ouvi-nos Senhor.


Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.


Rogai por nós, São Judas Tadeu, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.