quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

CARNAVAL 2016: Após 14 anos Estação Primeira de Mangueira é campeã do carnaval carioca

Após 14 anos Estação Primeira de Mangueira é campeã do carnaval carioca

A grande homenageada da Mangueira, Maria Bethânia veio no último carro do desfile acompanhada de suas duas afilhadas, Julia e Nina. O carro "A Magia do Circo" tem um grande significado para a artista, já que foi no circo que ela viu alguém no palco pela primeira vez. Foto: Marcelo de Jesus/UOL

Pelo visto as grandes homenagens e principalmente a região Nordeste do Brasil dão sorte a Mangueira. Em 2002, a escola carioca conquistou o título do carnaval com o enredo sobre a região nordestina - "Brasil com z é pra cabra da peste, Brasil com s é Nação do Nordeste" - e agora em 2016 com enredo homenageando Maria Bethânia - "Maria Bethânia: A Menina dos Olhos de Oyá", a agremiação situada no bairro de mesmo nome conquista o 19º título de sua história (contando osdesfiles antes e depois da inauguração da passarela da Marquês de Sapucaí). 

A disputa foi acirradíssima, ponto a ponto, décimo a décimo, a Mangueira se tornou campeã de 2016 ao conquistar 269,8 pontos dos jurados. Em segundo ficou a Unidos da Tijuca com apenas 0,1 de diferença, 269, 7 pontos, mesma pontuação da Portela que ficou em terceiro pelos critérios de desempate. 

O presidente da escola, Chiquinho da Mangueira, comemorou a volta de sua comunidade ao desfile das campeãs: "A Mangueira merece estar sempre aqui entre as campeãs, porque sem a Mangueira o Carnaval não é o mesmo" e afirmou que a disputa seria acirrada: "Qualquer uma que fosse campeã, seria merecido. Foi o Carnaval mais disputado dos últimos 20 anos, na minha opinião". Chiquinho ainda disse: "Eu acho que a Mangueira juntou o que precisava juntar, que é a juventude com a tradição, respeitando o que a escola tem de mais importante, que é a sua comunidade".

Evelyn Bastos, a rainha de bateria da Mangueira Paulo Campos/Estadão

A rainha de bateria Evelyn Bastou creditou a vitória à comunidade e também à grande homenageada, Maria Bethânia. 

Integrantes da escola ao receberem o troféu de campeã homenageado o puxador de samba da escola Luizito, morto em setembro de 2015. Ciganerey que o substitui disse: "Homenagear Bethânia, que é uma diva da MPB, é uma responsabilidade tão grande quanto a de cantar no lugar que já foi de Jamelão e de Luizito. Joguei tudo que eu tinha pra não errar e graças a Deus não errei". 

A Mangueira foi campeã em Chico Buarque em 1998, Dorival Caymmi em 1986, Braguinha em 1984, o samba em 1968 e o próprio Carnaval em 1960. Agora em 2016 foi a segunda vez que a agremiação homenageou Maria Bethânia com enredo sobre os Doces Bárbaros, grupo formado por ela junto com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa, porém, na ocasião, a Mangueira acabou ficando em 11º lugar. 

A classificação final do carnaval carioca de 2016 (as 6 primeiras colocadas) ficou desta forma: 

1º lugar: Mangueira - 269,8 pontos 
2º lugar: Unidos da Tijuca - 269,7 pontos 
3º lugar: Portela - 269,7 pontos 
4º lugar: Salgueiro - 269,5 pontos 
5º lugar: Beija-Flor - 269,3 pontos 
6º lugar: Imperatriz Leopoldinense - 269,2 pontos 

A Estácio de Sá que havia subido do Acesso para o Especial em 2015, voltará a desfilar pelo Grupo de Acesso em 2017, pois terminou o carnaval de 2016 em 12º e último lugar, com apenas 265 pontos. Sobe para o Grupo Especial de 2017 a Paraíso do Tuiuti. 

Fonte: UOL Carnaval 2016 - Rio de Janeiro