quarta-feira, 27 de abril de 2016

LUTO: Morre no Rio de Janeiro o ator Umberto Magnani

Morre no Rio de Janeiro o ator Umberto Magnani

Ator Umberto Magnani em cena da novela 'Velho Chico' (Foto: Reprodução/TV Globo)

Morreu na manhã desta quarta-feira o ator Umberto Magnani. Ele estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, desde a última segunda-feira, dia de seu aniversário, quando sofreu uma acidente vascular encefálico (cerebral) hemorrágico enquanto se preparava para mais um dia de gravações da novela "Velho Chico", da Rede Globo onde interpretava o padre Romão. 


O velório será no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo (Rua Teodoro Baima, 94) a partir das 21 horas desta quarta-feira, 27 e amanhã, quinta-feira, 28 será feito um breve momento de despedidas na cidade natal do ator, Santa Cruz do Rio Pardo, interior paulista, no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto (Rua Conselheiro Dantas, 220). Seu enterro está marcado para às 14 horas no Cemitério Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo. 

Umberto deixa a esposa Cecília Maciel Magnani, três filhos, Ana Julia Magnani, Beto Magnani e Graciana Magnani, além de dois netos. 

Carreira:
Iniciou sua carreira no ano de 1965 ingressando no curso de interpretação da Escola de Arte Dramática, em São Paulo. Ao iniciar sua trajetória profissional, Magnani interpretou textos de autores consagrados como Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Antônio Callado e William Shakespeare. 

Umberto Magnani como Elias em 'Alma Gêmea', novela de 2005 (Foto: Márcio de Souza/TV Globo)

Ganhou destaque em 1977 na peça "Santo Inquérito", do saudoso Dias Gomes e em 1981 levou o Troféu Mambembe e Prêmio Molière de Melhor Ator pela atuação em "Lua de Cetim", de Alcides Nogueira, dirigida por Márcio Aurélio. Na crítica do espetáculo recebeu um elogio de Sábato Magaldi que disse: "Umberto Magnani aproveita a melhor oportunidade que teve como ator e vive um Guima comovido, mentindo-se no fracasso e bebida, marcado pela tragédia". 

Seu primeiro papel na TV foi na primeira versão de "Mulheres de Areia" em 1973, exibida pela extinta TV Tupi com o personagem Zé Luis. 

Na Rede Globo fez novelas como “Felicidade”, “História de Amor”, “Por Amor”, "Cabocla", "Alma Gêmea", “Mulheres Apaixonada” e "Páginas da Vida", além de minisséries como "Presença de Anita" e o seriado "Sandy e Junior". 

Nas telonas do cinema atuou em “Quanto Vale ou é por Quilo?”, “Cristina Quer Casar”, “Cronicamente Inviável”, “Kuarup”, “A Hora da Estrela”, entre outros. 

Foi também produtor de muitos espetáculos, os quais também atuou e chegou a ser professor nas áreas administrativa e até política ligadas ao setor. 

Era tão dedicados às artes que foi diretor da Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo, diretor regional em São Paulo da Fundação Nacional de Artes Cênicas, a Fundacen, do Ministério da Cultura; presidente da Comissão de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo; membro da Comissão de Reconhecimento dos Cursos de Artes Cênicas em São Paulo do Ministério da Educação; membro do Conselho Diretor do Laboratório Cênico de Campinas e Secretário da Cultura e Turismo em Santa Cruz do Rio Pardo. 

Ator Umberto Magnani interpretava o padre Romão na novela 'Velho Chico' (Foto: Globo / Caiuá Franco)

Para seu lugar, a direção de "Velho Chico" chamou Carlos Vereza, que como já informado ontem, assumirá a paróquia de Grotas de São Francisco, como padre Benício. Desta forma então o padre Romão interpretado por Magnani será pego de surpresa por um comunicado informando que a partir de agora ele se tornara padre emérito. 

  • Notícia do falecimento de Magnani dada pelo Jornal Hoje, da Rede Globo:

Fonte: G1
Fotos: Divulgação