quinta-feira, 28 de abril de 2016

TV: Há 24 anos foi exibido o primeiro "Casseta e Planeta, Urgente"

Há 24 anos foi exibido o primeiro "Casseta e Planeta, Urgente"

No dia 28 de abril de 1992, um grupo de humor carioca bastante controverso ganhava espaço na TV aberta brasileira.

O “Casseta & Planeta, Urgente!” chegou com olhares bastantes desconfiados e ninguém dizia que o programa seria um marco na história da televisão brasileira.

Confira o primeiro programa:



Casseta & Planeta 

O Casseta & Planeta surgiu com a união dos redatores da revista Casseta Popular e do jornal Planeta Diário, na década de 1980. Com um humor anárquico e politicamente incorreto – em plena Ditadura Militar – eles não poupavam ninguém. As piadas iam desde assuntos da atualidade até o puro nonsense.

A revista Casseta Popular (paródia da Gazeta Popular) foi criada em 1978, dentro da UFRJ, pelos estudantes de engenharia Beto Silva,Marcelo Madureira e Helio de La Peña. Mais tarde, Bussunda e Claudio Manoel entraram para a equipe, transformando o fanzine em um periódico, vendido em bancas, na praia e até na noite carioca. A originalidade e o humor politicamente incorreto da Casseta Popular tornaram a revista um ícone da época e sucesso em vendas.

O Planeta Diário surgiu em 1984 com Hubert, Reinaldo e Cláudio Paiva, todos egressos do Pasquim. Com um padrão gráfico que lembrava um jornal doa anos 50 (em referência ao Daily Planet, onde trabalhava o Super Homem/Clark Kent), o Planeta Diário apostava em paródias e notícias falsas. Entre as manchetes de maior sucesso estão: “Nelson Ned é o novo Menudo”, “Maluf se entrega à polícia” e “Ozzy Osbourne morde Ivan Lins”.

A parceria dos integrantes do Planeta Diário com a Casseta Popular começou em 1984, mas foi em 1987 que eles (no caso, Hubert, Reinaldoe Marcelo Madureira) se uniram para a criação do Wandergleyson Show, especial humorístico de fim de ano da TV Bandeirantes. O trabalho rendeu bons frutos e a parceria televisiva foi mantida no ano seguinte, com todos os integrantes do grupo, na redação do programa TV Pirata, na Rede Globo.

Já em 1988, com produção e direção de Paulinho Albuquerque, lançado o primeiro show reunindo oficialmente os grupos Casseta Popular & Planeta Diário, que a partir daí passou a se chamar Casseta & Planeta. O primeiro LP, Preto com um buraco no meio, levou esse nome pela curiosidade do público que perguntava “como é o disco de vocês?”.

A primeira aparição do Casseta & Planeta na televisão ocorreu na cobertura do carnaval de 1990 para a TV Globo. No ano seguinte o grupo participou da redação do programa Doris Para Maiores, apresentado por Doris Giesse, que misturava reportagens e humor.

Enfim, em 1992 entra no ar Casseta & Planeta, Urgente! O programa tinha como lema: “Jornalismo mentira, humorismo verdade” e permaneceu no ar durante 18 anos, até que em 2010 os integrantes resolveram interromper o trabalho e focar em um novo projeto. Este desafio só entrou no ar um ano depois, no dia 30 de março de 2012, com o título de Casseta e Planeta Vai Fundo. O programa teve duas temporadas com 12 programas cada.

Atualmente os humoristas estão trabalhando em projetos individuais na televisão, cinema e impresso.

Paralelo ao programa, o grupo ainda lançou os filmes “Seus Problemas Acabaram” e “A Taça do Mundo é Nossa”. Além dos CDs “Para Comer Alguém” e “The Bost of” e diversos livros e DVDs.

Fonte/fotos: Casseta e Planeta Oficial