segunda-feira, 27 de junho de 2016

RIO 2016: Pista do Velódromo Olímpico do Rio entusiasma ciclistas

Pista do Velódromo Olímpico do Rio entusiasma ciclistas
Ciclistas dizem estar ansiosos para as competições em agosto 

O Velódromo Olímpico do Rio foi entregue oficialmente pela Prefeitura do Rio de Janeiro ao Comitê Organizador neste domingo (26). A pista, que fica no Parque Olímpico da Barra, foi testada por ciclistas de seis países. Entre eles, o suíço Gael Suter, presença garantida no Rio 2016. “Estou feliz de conhecer esta linda pista”, disse Suter, após vencer uma das seis provas que testaram a arena neste fim de semana.

“É realmente uma pista ótima, adorei pedalar aqui. Me senti incrível”, concordou Alexander Porter, que luta para integrar a equipe da Austrália que virá ao Rio. O australiano disse que vai contar aos colegas que "a pista do Velódromo do Rio é divertida de pedalar". O japonês Shogo Ichimaru também ficou satisfeito: “A pista é muito bem feita e parecida com a que costumo treinar no Japão”.

Suíço e australiano levam boas notícias do Velódromo do Rio aos colegas

Inspiração para os mais jovens

Carolina Barbosa Alves do Nascimento, de 17 anos, era pura emoção após vencer a disputa feminina. “Não imaginava conseguir, foi uma superação”, contou, chorando de alegria. Para ela, foi como conquistar uma medalha Olímpica. “Pedalar na pista Olímpica é uma experiência que vou levar para o resto da vida”, concluiu a ciclista, que veio de Pereira Barreto, interior de São Paulo, e nunca tinha pedalado em uma pista de madeira. “Vou lutar para estar em Tóquio 2020”.

Carolina: esforço no pedal e lágrimas no pódio 

Mesmo atletas mais experientes se renderam ao entusiasmo. “É uma ferramenta que o Brasil não tinha. Para o ciclismo de pista é essencial”, disse Armando Camargo, que foi ao treino com a missão de passar detalhes sobre a pista para os companheiros da equipe de ciclismo que representará o Brasil no Rio 2016. 
Teste na reta final

O amistoso serviu para testar a pista e também para treinar voluntários e equipe que atuam em agosto no Rio 2016. “Foi bacana a energia. Quando um esquecia uma coisa já tinha outro percebendo e trabalhando para resolver", comentou Beatriz Rezende, gerente de competição do ciclismo de pista do Comitê Rio 2016.

Atletas Paralímpicos testaram a acessibilidade da arena. “A impressão foi a melhor possível”, disse Luciano da Rosa, que compete na perseguição individual e quilômetro contrarrelógio nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. “A pista está linda, vai ser show de bola”, previu seu guia, Edson Luiz de Resende.

Amistoso com seis provas testou a pista de competição 

Para selar o fim de semana, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entregou oficialmente o Velódromo Olímpico ao Rio 2016. “Estou satisfeito não só por receber a chave da última instalação esportiva, mas por poder dizer que as instalações estão prontas para os grandes atores dos Jogos, que são os atletas. Nossa mensagem para o presidente (do Comitê Olímpico Internacional) Thomas Bach é de que os palcos dos atores estão completos”, concluiu Carlos Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, ao receber a chave simbólica da instalação de Paes, ao lado do ministro do Esporte, Leonardo Picciani (foto abaixo).

Velódromo do Rio é oficialmente entregue aos Jogos Rio 2016 

Fotos: Divulgação Rio 2016