domingo, 5 de junho de 2016

TV: Mr. M está de volta

Lembra do Mr. M ? Em junho ele estará de volta à TV
Mr. M é considerado um dos maiores mágicos do mundo

Um dos maiores mágicos do mundo, Mr. M quebrou todos os códigos sagrados do ilusionismo e revelou os segredos por trás de seus truques. O quadro, que foi exibido no Fantástico, em 1999, conquistou o público e agora, é novidade no VIVA. A atração estreia no dia 20 de junho, às 21h30.

"Cortar" uma mulher ao meio é um dos truques mais conhecidos do ilusionista

Dentre os números revelados por Mr. M, a mulher que desaparece diante dos olhos de todos, como sobreviver sendo cortado ao meio por uma serra elétrica, a pessoa que é cortada em três e depois aparece inteira, entre muitos outros.

- Mister M e a polêmica com os mágicos

Um dos grandes sucessos do Fantástico em 1999 foi o enigmático Mister M, um mágico americano que se apresentava com o rosto encoberto por uma máscara e revelava os segredos por trás dos mais sofisticados truques de ilusionismo, explicando em detalhes como eles eram elaborados e executados.

A ideia não agradou nem um pouco os profissionais do ramo. Assim que as primeiras chamadas do novo quadro foram ao ar, em fevereiro de 1999, mágicos profissionais de todo o Brasil se mobilizaram para impedir que seus truques fossem desvendados. A TV Globo recebeu milhares de cartas de protesto e uma corrente de e-mails pela internet, ameaçando processar a emissora por perdas e danos. Tudo em vão. O diretor do programa, Luiz Nascimento, respondeu aos apelos explicando que Mister M desvendava um número limitado de mágicas e que não havia registros de perda de interesse popular por espetáculos de ilusionismo nos países em que o quadro fora apresentado.

O Mister M tornou-se um sucesso absoluto de público. Em boa parte devido à locução de Cid Moreira – num registro que lembrava o de um radialista, completamente diferente do que ele adotava habitualmente – e o texto elegante e levemente irônico escrito pelo jornalista Luiz Petry. As alcunhas que Petry criou para o mágico – “O Príncipe Negro dos Sortilégios”, “Senhor de Todos os Segredos” – também caíram nas graças do telespectador. No ano seguinte, Mister M esteve no Brasil e foi entrevistado no Fantástico pelo próprio Cid Moreira.

Fotos: Divulgação