quinta-feira, 18 de maio de 2023

Seleção feminina de vôlei embarca para o Japão na madrugada de domingo

Seleção feminina de vôlei embarca para o Japão na madrugada de domingo

Em um ano decisivo na busca pela classificação para os Jogos Olímpicos de Paris (2024), a seleção feminina tem como primeiro desafio a Liga das Nações. A equipe do treinador José Roberto Guimarães encerrou o primeiro bloco de treinamentos (quatro semanas) nesta quinta-feira (18.05), no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ) e embarca na madrugada deste domingo (21.05) para período de aclimatação, em Nagoya, no Japão. Atual vice-campeão, o Brasil estreia na competição no dia 31 de maio, às 6h (horário de Brasília) contra a China, com transmissão ao vivo do sportv 2.

“Essa temporada está atípica. O calendário ficou apertado. Vamos ter poucos treinos antes do início da Liga das Nações. Temos que ter um cuidado grande com as jogadoras na parte física e nos treinamentos. A Liga das Nações é uma competição forte, importante e temos pedido para a Federação Internacional dar um espaço maior entre a temporada de clubes e o início da VNL”, afirma o treinador da seleção feminina, José Roberto Guimarães.

O Brasil conta, na primeira semana de competição, com as levantadoras Macris e Naiane, as opostas Kisy e Lorrayna, as ponteiras Júlia Bergmann, Ana Cristina, Tainara e Maiara Basso, as centrais Carol, Diana, Lara e Lorena e as líberos Natinha e Laís. As outras jogadoras convocadas vão seguir o treinamento no Brasil e se apresentar nos próximos dias em datas definidas pela comissão técnica.

“Na primeira etapa vamos ter um grupo jovem, a maioria com passagens pela seleção, e que precisa de experiência e avaliações. Vamos jogar com seleções fortes como a China, a Holanda, a República Dominicana e a Croácia. Esperamos boas performances. Esse ano começa com a VNL, depois tem o Sul-Americano e o nosso objetivo principal que é a classificação para os Jogos Olímpicos em setembro” diz José Roberto Guimarães, que comentou ainda sobre as jogadoras convocadas que não disputam a primeira semana da VNL.

“Todas as convocadas estão em permanente monitoramento. A Rosamaria está na reta final de recuperação de uma lesão no abdômen, a Roberta e a Pri Daroit vão passar por exames de imagem e avaliações, a Thaisa, a Lorenne e a Nyeme se apresentam nas próximas semanas e a Gabi ainda vai jogar a decisão da Champions”, explica José Roberto Guimarães.

Na etapa inicial da Liga das Nações, em Nagoya, no Japão, o Brasil encara China, Holanda, República Dominicana e Croácia entre 31 de maio e 4 de junho. O time verde e amarelo estreia contra as chinesas no dia 31 de maio, às 6h (horário de Brasília). O sportv 2 transmite ao vivo.

LIGA DAS NAÇÕES:

31/05 – Brasil x China, às 6h (horário de Brasília) – sportv 2
01/06 – Brasil x Holanda, às 6h (horário de Brasília) – sportv 2
03/06 – Brasil x República Dominicana, às 0h40 (horário de Brasília) – sportv 2
04/06 – Brasil x Croácia, às 0h40 (horário de Brasília) – sportv 2

Foto: Divulgação/FIVB