sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Secretaria da Pessoa com Deficiência agenda exposição de equipamentos de tecnologia no Shopping Iguatemi São Carlos

 Secretaria da Pessoa com Deficiência agenda exposição de equipamentos de tecnologia no Shopping Iguatemi São Carlos


A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) fechou uma parceria inédita com o Shopping Iguatemi para uma exposição dos equipamentos de tecnologia assistiva que são oferecidos para garantir a inclusão, acessibilidade e reabilitação aos munícipes de São Carlos.

Os detalhes da exposição foram acertados durante uma reunião no último dia 30 de agosto entre a secretária Lucinha Garcia (SMPDMR), o chefe de gabinete da secretaria, Dante Nonato, e a coordenadora de marketing do Shopping, Natália Santos.

A expectativa é que durante quatro dias do mês de setembro o Espaço Iguatemi seja tomado por cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas hospitalares, cadeiras de rodas de dança, cadeiras de trilha, cadeiras anfíbias, andadores, bengalas, entre outros, para que todos os públicos conheçam os equipamentos e obtenham informações sobre como usufruir da tecnologia assistiva ofertada pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Entre os dias 21 e 24 de setembro, durante o horário de compras, a Secretaria também estará no Espaço Iguatemi com sua equipe técnica para a distribuição de material institucional sobre as Pessoas com Deficiência (PCDs) e pessoas com mobilidade reduzida. O objetivo é esclarecer sobre a legislação, discutir sobre o capacitismo e falar sobre os direitos dessas pessoas.

“A informação leva ao conhecimento que, por sua vez, é a única ferramenta capaz de eliminar o preconceito”, afirmou a secretária Lucinha Garcia. “Estamos vencendo os desafios a cada dia com o apoio do Prefeito Airton Garcia, dando os rumos para onde São Carlos precisa para avançar, deixando a nossa cidade mais humana, mais acolhedora, proporcionando visibilidade social às pessoas com deficiência, garantindo a acessibilidade e a inclusão social”.

As ações no Shopping Iguatemi que envolvem a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida preveem ainda palestra sobre o nanismo aos lojistas, empresários, colaboradores e terceirizados a ser ministrada pelo Promotor de Justiça, Dr. Luciano Garcia Ribeiro, do Ministério Público, e pela assistente social Marisa de Campos Guimarães, responsável pelo acolhimento das PCDs na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.