sábado, 4 de novembro de 2023

PAN SANTIAGO 2023: Brasil é campeão em participação histórica dos e-sports

 Brasil é campeão em participação histórica dos e-sports nos Jogos Pan-americanos

O Brasil vai brilhando no quadro oficial de medalhas dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, mas também alcançou resultados representativos em uma modalidade que participa como exibição na competição continental. No e-sports, ou esportes eletrônicos, o Time Brasil ficou com o título no feminino, com Monik Correia, e o vice-campeonato no masculino, com Henrryquinho.

Na decisão do e-futebol, Monik venceu a Argentina por 1x0, enquanto Henrryquinho foi derrotado pelo México por 2x1.

“Essa participação dos jogos eletrônicos no Pan de Santiago é histórica. E é importante para a modalidade, pois no ano passado participamos dos Jogos Sul-americanos. A Monik foi campeã sul-americana também e agora no Pan, um evento maior. Isso reflete na comunidade do Brasil, que é muito grande. O Brasil é o terceiro mercado do mundo nos e-sports”, destacou Paulo Roberto Ribas, chefe da equipe brasileira de e-sports no Pan.


Os e-sports estão cada vez mais inseridos no Movimento Olímpico, tendo inclusive um evento chancelado pelo Comitê Olímpico Internacional realizado em 2023, em Cingapura.

“Foi um resultado muito importante para os atletas, para a comunidade e para o país conquistar esse título, já que a modalidade está no caminho para estar nos Jogos Olímpicos”, completou Paulo Roberto Ribas.

A experiência de participar de uma competição multiesportiva foi aprovada pelos atletas de e-sports.

“Isso para mim é um sonho. Jamais imaginei estar aqui e conviver com os atletas que via na TV desde pequeno. A estrutura é muito bacana, é a realização de um sonho”, comentou Claudio Henrique Silva, o Henrryquinho, mineiro de Ribeirão das Neves, que aos 22 anos joga pelo Barcelona, da Espanha, clube com o qual assinou em 2019.

Fotos: Divulgação/COB