sábado, dezembro 22, 2012

SUPERLIGA MASCULINA 12/13: Minas vence UFJF de virada

Minas vence UFJF no último jogo do ano 

A UFJF enfrentou o Minas na noite deste sábado (22), pela 9ª rodada da Superliga 2012/2013. A Federal entrou bem em quadra, mas não conseguiu manter o seu jogo, perdendo por 3 sets a 1 com parciais de 25×23 / 19×25 / 14×25 / 23×25. O maior pontuador da UFJF foi oposto Luan com 18 pontos. O troféu Viva Vôlei foi para Maurício do Minas. O time entra em recesso hoje (22) para as festas de fim de ano e retorna no dia 2 de janeiro.

O técnico Maurício Bara ressalta: “Começamos muito bem e seguimos com esse jogo até metade do segundo set. O time desestabilizou depois de uma polêmica na arbitragem e errou muito em momentos decisivos, mesmo assim levamos o quarto set até o 23×25. Tivemos dois sets e meio bons e o terceiro realmente ficou aquém”. O ponteiro Hugo acredita que está faltando a vitória: “Temos que concentrar nesse final de ano porque os dois jogos depois do recesso são primordiais para nós. O que está faltando é a vitória e estamos trabalhando com esse foco”. O central Lucão destacou que é preciso corrigir alguns erros: “Nosso time tem que melhorar os problemas e encaixar. Tenho certeza que vamos sair dessa porque estamos trabalhando para isso”.


O jogo


A UFJF entrou em quadra com Gelinski, Robinho, Hugo, Japa, Victor Hugo, Luan e Fábio Paes (líbero). Lucarelli errou o primeiro saque do jogo e a Federal abriu o placar. A UFJF entrou confiante e rodando as bolas, com saque, ataque, contra ataque e bloqueio funcionando muito bem. No início do set a UFJF abriu dois pontos com bloqueios de Victor Hugo e Japa.  Hugo passa pelo bloqueio triplo do Minas e abre 3 pontos (7×4). A UFJF fecha o primeiro tempo técnico com Hugo: 8×6. Os dois times se alternavam no placar, mas o Minas fechou o segundo tempo técnico em 16×15. Maurício coloca Clinty no lugar de Hugo com o placar 20×20 e com erro do Minas a Federal passa na frente (21×20).  No quinto erro de saque do Minas, a UFJF vai para o set point 24×22. Ataque de Hugo fecha o set em 25×23. A Federal fez 14 pontos de ataque, 4 de bloqueio e 7 de erros do adversário.


O segundo set começa disputado e a UFJF abre dois pontos com bola de primeira de Gelinski (5×3). Mas o bloqueio do Minas começa a funcionar e a equipe fecha o primeiro tempo técnico na frente (8×6). Mas a Federal buscou a virada e com dois pontos de ataque de Luan fez 8×9. O segundo set esquenta com polêmica na arbitragem. De acordo com o comentarista da SPORT, o ex-ponteiro da Seleção Brasileira, Nalbert: “Isso dificulta a UFJF porque é um time que corre atrás e vem sendo prejudicado”. Com isso, o Minas abre vantagem e fecha o segundo tempo técnico em 16×11. Wanderson pela saída de rede, o ataque para fora do Minas e o bloqueio triplo da UFJF diminui a diferença: 15×17. Depois de um bonito rally, Luan passa pelo bloqueio duplo do Minas (18×20), mas o bloqueio do Minas funcionou e eles fecharam o segundo set em 25×19. Os pontos da UFJF foram: 13 de ataque, 1 de bloqueio e 5 de erros do adversário.


Luan abre o terceiro set para a Federal com ataque explodindo no bloqueio.  O Minas chega a abrir uma pequena vantagem, mas Hugo diminui (4×5). O Minas usa da experiência e fecha o primeiro tempo técnico em 8×4. Robinho com ataque de meio de rede faz o 8º ponto da Federal e a diferença diminui para três pontos. O adversário fecha o segundo tempo técnico em 16×11. A Federal não conseguiu encontrar seu jogo e a reação ficou difícil. O Minas fechou o set em 25×14. Os pontos da UFJF foram 11 de ataque e três de erros do adversário.

 A UFJF foi para o quarto set em busca da vitória para chegar ao tié break. Uma boa sequência de saques e o ataque funcionando bem da UFJF fez o jogo seguir empatado até o 4×4. Com um erro do Minas, a UFJF vira o jogo. O bloqueio de Lucão abre dois pontos para a Federal 6×4. Luan explode no ataque e a UFJF fecha o primeiro tempo técnico em 8×7. Ace de Luan faz 10X9. O Minas consegue virar depois de polêmica na arbitragem e o segundo tempo é do adversário 16×14. Com erro de saque do Minas e o saque de Lucão com recepção errada do adversário faz a UFJF encostar: 16×16. Minas abre vantagem, mas Victor Hugo no ataque e depois Lucão no bloqueio dificultam o match point: 22×24. Mas o Minas consegue fechar o set e a partida em 25×23. Os pontos da Federal foram 12 de ataque, 2 de bloqueio, 2 de saque e 7 de erros do adversário.

TROFÉU VIVAVÔLEI: Maurício (Vivo/Minas)
MAIOR PONTUADOR: Lucarelli e Filip (Vivo/Minas), com 20 pontos
 
Fonte: Assessoria de Empresa UFJF
Foto:CBV