segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

CIDADES: Osasco terá mais 40 ônibus e usuário verá trajeto de coletivos por sistema virtual

Osasco terá mais 40 ônibus e usuário verá trajeto de coletivos por sistema virtual

Os usuários das linhas municipais de ônibus em Osasco poderão saber o tempo de espera e localização exata de cada coletivo. Isso será possível porque a Prefeitura da cidade encaminhou às empresas de transporte solicitação para que seja implantado o sistema de georeferenciamento nos veículos. As concessionárias também se comprometeram com a aquisição de 40 novos ônibus ao longo deste ano de 2015.

O sistema de georeferenciamento será implantado nos 388 carros da frota, permitindo maior controle e fiscalização das linhas e melhoria significativa da qualidade de informação do usuário. O investimento é da ordem de R$ 325 mil/ano.

A Prefeitura determinou que as empresas colocassem os novos veículos em circulação ainda neste ano de 2015. O investimento das empresas chega a R$ 12 milhões. 
“Em Osasco, levamos para as empresas de transporte a necessidade de colocação de novos ônibus e implantação de sistema de GPS nos veículos, um mecanismo que assegurará mais controle e fiscalização na prestação dos serviços, bem como o aumento na qualidade das informações pelo usuário. Serão benefícios importantes para o morador da cidade e outras pessoas que utilizam as linhas municipais, um avanço bastante significativo”, disse o prefeito Jorge Lapas.

A Prefeitura desenvolve ainda um novo plano de transporte para a cidade. Até o início do segundo semestre de 2015 muitas melhorias serão implantadas no transporte público da cidade a fim de melhor atender às necessidades e anseios da população. 
Passe livre para estudante

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, encaminhará à Câmara Municipal projeto de lei sobre o passe livre para os alunos das redes Municipais e Estaduais de Ensino Fundamental e Médio e estudantes do ensino Superior, bolsistas ou integrantes de programas como FIES e PROUNI. 

O Passe Livre tem caráter social e visa garantir ao aluno de baixa renda o acesso à escola ou faculdade. Dessa forma, o Passe Livre terá validade somente durante o período de aulas e limita-se a duas passagens diárias. As regras de gratuidade, no entanto, serão flexibilizadas sempre no sentido de ampliar o número de beneficiários.

Fonte/foto: Agência SECOM