quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

CINEMA: "De Volta Para o Futuro", "Casablanca" e "Psicose" de volta aos cinemas

"De Volta Para o Futuro", "Casablanca" e "Psicose" de volta aos cinemas

Sucessos do cinema como "De Volta Para o Futuro" (1985), "Casablanca" (1942), "Psicose" (1960), "Se Meu Apartamento Falasse" (1960), "Rastros de Ódio" (1956) e "O Iluminado" (1980) estão de volta às telas dos cinemas em versões restauradas na 5ª edição do projeto Clássicos Cinemark. A programação tem início no dia 24 de janeiro.

Lançado em 1985, De Volta Para o Futuro, filme dirigido por Robert Zemeckis e produzido por Steven Spielberg que está completando 30 anos, conta a história de Marty McFly (Michael J. Fox), jovem que acidentalmente fez uma viagem no tempo (volta no tempo de 1985 para 1955), conhece seus futuros pais no colégio e acaba fazendo com que sua futura mãe Lorraine McFly (Lea Thompson) fique romanticamente interessada por ele e deixe de se apaixonar por seu pai George McFly (Crispin Glover), mas com a ajuda do Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd), Marty tenta consertar o dano e encontrar um modo de voltar para 1985 e ainda vencer o vilão Biff Tannen (Thomas F. Wilson).

Cada filme será apresentado três vezes na mesma semana (veja programação completa abaixo). As sessões serão sempre aos sábados, às 23h55, domingo, às 12h30 e quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília). Em algumas unidades, não serão realizadas as sessões de sábado, às 23h55.

Os ingressos podem ser comprados na semana de exibição de cada filme, nas bilheterias e no site www.cinemark.com.br. Os ingressos têm valor fixo de R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia).

As cidades que recebem a temporada de clássicos são Aracaju, Barueri, Belo Horizonte, Betim, Brasília, Campinas, Campo Grande, Canoas, Cotia, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Jacareí, Londrina, Manaus, Natal, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Taubaté, Uberlândia e Vitória.

Veja a programação completa:

"Casablanca" (102 minutos) - 24, 25 e 28 de janeiro
"Psicose" (109 minutos) – 31 de janeiro; 1º e 4 de fevereiro
"Se Meu Apartamento Falasse" (125 minutos) - 7, 8 e 11 de fevereiro
"Rastros de Ódio" (120 minutos) – 14, 15 e 18 de fevereiro
"O Iluminado" (146 minutos) – 21, 22 e 25 de fevereiro
"De Volta Para o Futuro" (116 minutos) – 28 de fevereiro; e 1º e 4 de março

Conheça mais sobre os filmes que serão exibidos:

  • Casablanca (1942) foi dirigido por Michael Curtiz. e filme conta um drama romântico na cidade marroquina de Casablanca sob o controle do da França de Vichy. O filme é baseado na peça Everybody Comes To Rick's ("todo mundo vem ao café de Rick") de Murray Burnett e Joan Alison. As estrelas Humphrey Bogart no papel de Rick Blaine e Ingrid Bergman como Ilsa Lund. O desenvolvimento do filme centra-se sobre o conflito de Rick, nas palavras de um personagem, o amor e a virtude: Rick deve escolher entre sua amada Ilsa fazendo a coisa certa. Seu dilema é ajudar ou não Ilsa a escapar de Casablanca com seu marido Victor Lazlo, um dos líderes da resistência Tcheca, de modo que ele possa continuar sua luta contra os nazistas .

Considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano, ganhou vários Oscar da Academia, incluindo o de melhor filme em 1943 . Casablanca teve uma grande estréia, mas não espetacular, entretanto, ganhou popularidade com o passar do tempo e esteve sempre nas listas dos dez melhores filmes. A crítica elogiou a performance carismática de Bogart e Bergman e a química entre eles, junto à profundidade das caracterizações , a intensidade da direção , a sagacidade do roteiro e do impacto emocional do trabalho como um todo.


  • Psicose é um filme de suspense/horror de 1960, dirigido por Alfred Hitchcock e estrelado por Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin e Janet Leigh. Foi escrito por Joseph Stefano, baseado no romance de mesmo nome de Robert Bloch, vagamente inspirados nos crimes do assassino de Wisconsin, Ed Gein. Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme; ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado.Psicose custou 800 mil dólares e faturou 60 milhões de dólares nas bilheterias do mundo inteiro.

O enredo gira em torno do encontro entre a secretária, Marion Crane (Leigh), que após dar um desfalque em seu empregador, vai parar num decadente motel, dirigido por um perturbado rapaz, Norman Bates (Perkins), e suas conseqüências a partir do encontro.1Quando feito originalmente, o filme foi visto como um afastamento da produção anterior de Hitchcock , depois de ter sido filmado com um orçamento baixo, com uma equipe de televisão e em preto e branco. Psicose recebeu inicialmente críticas mistas, mas em razão da excelente bilheteria, o filme obteve uma reconsideração que levou a aclamação da crítica e quatro nomeações ao Óscar, incluindoMelhor Atriz Coadjuvante para Leigh e Melhor Diretor para Hitchcock.

Hoje é considerado um dos melhores filmes de Hitchcock e elogiado como uma obra de arte cinematográfica por críticos internacionais de cinema e estudiosos da área. Classificado entre os melhores filmes de todos os tempos, ele estabeleceu um novo nível de aceitabilidade para a violência, comportamento desviante e sexualidade nos filmes americanos. Após a morte de Hitchcock em 1980, a Universal Studios distribuiu três sequências, um telefilme, um remake e uma série de TV.


  • Se Meu Apartamento Falasse é uma comédia de 1960 dirigida por Billy Wilder e estrelada por Jack Lemmon e Shirley MacLaine. Conta a história de um funcionário ambicioso (Jack Lemmon) descobre um atalho para subir na companhia em que trabalha: ceder seu apartamento para os encontros amorosos de seus chefes. A tática inicialmente dá certo, mas passa a ser ameaçada quando ele se apaixona pela amante de um de seus chefes (Shirley MacLaine).


  • Rastros de Ódio é um Western de 1956 dirigido por John Ford e estrelado por John Wayne. Provavelmente baseado na lendária história da jovem Cynthia Ann Parker (mãe do líder comanche Quanah Parker), que em 1836 foi raptada por guerreiros Comanches.
Filmado no cenário favorito de Ford, o Monument Valley, Utah. Algumas cenas adicionais foram feitas em Mexican Hat, Utah, e Bronson Canyon em Griffith Park, Los Angeles. Quando do lançamento, o filme teve uma modesta repercussão, mas com o tempo passou a ser considerado um clássico do cinema.



  • O Iluminado é um filme anglo-estadunidense de terror psicológico de 1980 produzido e dirigido por Stanley Kubrick, co-escrito com a romancista Diane Johnson e estrelado por Jack Nicholson, Shelley Duvall,Danny Lloyd e Scatman Crothers. O filme é baseado no romance de Stephen King de 1977 com o mesmo nome, embora exista mudanças significativas.
No filme, Jack Torrance, um escritor e um alcoólatra em recuperação, aceita um emprego como zelador fora de época de um hotel isolado chamado Hotel Overlook. Seu filho possui habilidades psíquicas e é capaz de ver coisas do passado e do futuro, como os fantasmas que habitam o hotel. Logo depois de se instalarem, a família fica presa no hotel por uma tempestade de neve e Jack torna-se gradualmente influenciado por uma presença sobrenatural; ele desaba na loucura e tenta assassinar sua esposa e filho.

Ao contrário dos filmes anteriores de Kubrick, que haviam desenvolvido gradualmente uma audiência construída pela interpretação do diretor, The Shining foi lançado como um filme de mercado de massa, abrindo inicialmente em apenas duas cidades, e em seguida, em todo os Estados Unidos. Embora a resposta inicial para o filme tenha sido mista, a avaliação posterior da crítica ficou mais favorável e agora está classificado entre os maiores filmes de terror, enquanto alguns consideram um dos maiores filmes de todos os tempos. O diretor de cinema, Martin Scorsese, escrevendo para o The Daily Beast, classificou-o como um dos 11 filmes mais assustadores de todos os tempos. Os críticos e estudantes de cinema e o produtor de Kubrick, Jan Harlan, comentaram sobre a grande influência do filme na cultura popular.

O lançamento europeu inicial de The Shining foi de 25 minutos mais curto do que a versão estadunidense, conseguido através da remoção da maioria das cenas que aconteceram fora dos arredores do hotel.