sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CIDADES: Festa da Uva movimenta Santa Felicidade em Curitiba

Festa da Uva movimenta Santa Felicidade em Curitiba

Começou na noite desta sexta-feira (06) e vai até domingo (08) a 57ª Festa da Uva de Santa Felicidade, no Bosque São Cristovão. O evento é uma das atrações tradicionais da comunidade italiana de Curitiba. 

O prefeito Gustavo Fruet participou da abertura. Ele foi recepcionado pela coordenação da festa e depois percorreu as mesas, cumprimentou participantes.Também visitou onde são preparadas a polenta e a macarronada, tradicionais pratos da festa.

A festa foi aberta com uma bençao do O padre Cláudio Ambrósio, pároco local.“A festa ajuda a manter as tradições culturais e não pode perder sua identidade”, disse o padre.

O prefeito Gustavo Fruet destacou a importância do evento ”É uma festa que envolve a comunidade, conta com mais de 300 voluntários que fazem o melhor para manter esta brilhante organização e a tradição italiana” comentou Fruet.

Em uma das barracas mais procuradas, a da venda de uva, a voluntária Salete Moreira Trevizan comemora seu quinto ano de participação na festa. “É uma alegria participar e ajudar a equipe aqui” disse. Ao seu lado, João Carlos Gulin acrescenta que desde 1970 sua família atua na festa. “É um prazer dar continuidade na tradição que vem desde meus avós e contar com a ajuda de pessoas que não medem esforço para bem atender os visitantes” destacou Gulin.

A expectativa é comercializar aproximadamente 14 toneladas de uva e cerca de 20 mil quilos de comida, entre frango, polenta, risoto, macarrão, churrasco e saladas, nos três dias da festa.

A família Beltramin mora há 35 anos em Santa Felicidade e pela primeira vez coloca os pés no Bosque São Cristóvão. Eles foram conferir de perto as atrações da festa. “É muito organizado, com várias opções de artesanato e cultura local. Estamos prestigiando em família uma festa que tem origem de diversas famílias italianas como a nossa” disse a matriarca Lucy Beltramin, que foi acompanhada do esposo Sadi Beltramin, do filho Francisco Beltramin, da esposa dele, Lisandra Beltramin, e do neto Davi.

Um dos organizadores da festa, José Carlos Casagrande, avalia a festa como uma oportunidade para os curitibanos prestigiarem a cultura italiana. “Buscamos dar continuidade a uma tradição que sempre agradou a todos, seja pelo folclore ou pela gastronomia. Agradecemos desde já a todos envolvidos e convidamos o público a participar desta tradicional festa” destacou Casagrande.

Participaram da abertura os vereadors Aldemir Manfron e Pedro Paulo, o deputado estadual Ney Leprevot, e a administradora regional de Santa Felicidade, Maria José Serenato.

Serviço:

57ª Festa da Uva de Santa Felicidade
Local: Bosque São Cristóvão
Data: dias 6, 7 e 8 de fevereiro

Ingresso: R$ 4,00

Mais informações: (41) 3372-1417 e 3272-0466

Fonte/foto: PMC