segunda-feira, 20 de abril de 2015

CIDADES: Holambra celebra Dia do Rei no próximo domingo

Holambra celebra Dia do Rei no próximo domingo

Holambra estará mais holandesa do que nunca no próximo domingo, dia 26 de abril, para celebrar a chegada do Dia do Rei. Todos os anos, a festa – versão brasileira do mais tradicional feriado da Holanda – reúne centenas de pessoas em frente ao Moinho Povos Unidos, o maior da América Latina, para resgatar algumas das principais tradições culturais trazidas pelos imigrantes à única estância turística da região. A entrada é gratuita.

O objetivo da comemoração, segundo o prefeito Fernando Fiori de Godoy, é reforçar as raízes e costumes que fazem de Holambra a maior colônia holandesa no em todo o país.

“A vocação turística, o diferencial arquitetônico e a cultura agrícola devem muito à influência dos imigrantes. É importante que não deixemos de dar valor a essas tradições tão presentes em nosso dia-a-dia”, comentou.

Para garantir o caráter tradicional da celebração, serão realizadas, a partir das 10h30, apresentações do Coral Harmonia, que cantará o Hino Municipal e o Hino Nacional Holandês, de danças folclóricas holandesas e uma apresentação de gaiteiros. Os alunos da Orquestra de Viola Caipira de Holambra encerram a festa, que contará ainda com a oferta do típico “café com bolo” ao público presente.

Assim como nos últimos anos, a programação festiva terá início logo após a premiação da Corrida do Rei – prova de pedestrianismo que terá início às 8h, com percursos de 5km e 10km. “Será, como tem sido ano a ano, uma festa muito bonita, aberta para todos, brasileiros e holandeses”, afirmou a diretora municipal de Cultura e Eventos, Alessandra Caratti.

Fonte/foto: PMH