segunda-feira, 27 de abril de 2015

CIDADES:Museus Histórico e do Café em Ribeirão Preto

Equipe técnica discute detalhes da reforma dos Museus Histórico e do Café em Ribeirão Preto
Dentre os detalhes, estão os pontos emergenciais de restauro e levantamento de acervo

O secretário da Cultura de Ribeirão Preto, Alessandro Maraca, se reuniu na tarde desta segunda-feira, dia 27, com engenheiros, coordenadores de projetos, funcionários e arquiteta da Prefeitura, para discutir detalhes da reforma e restauro dos Museus Histórico e do Café.

Na ocasião, a coordenadora de projetos da empresa Goal, Mariana Souza, explicou aos engenheiros e a arquiteta as informações que devem ser apresentadas para o Governo Federal, para inclusão do projeto de reforma na plataforma da Lei Rouanet, além de documentos a serem apresentados à Secretaria de Estado para o ProaC (Programa de Ação Cultural).

O secretário da Cultura explicou que o Museu Histórico, o 4º mais visitado do Estado de São Paulo, necessita de olhar especial na estrutura. “Será realizado um levantamento estrutural para a primeira etapa, que será emergencial para resguardar o patrimônio histórico”, explicou Maraca, que disse também que os engenheiros devem apresentar nas próximas semanas um levantamento do que deve ser resguardado e separar detalhadamente, o que será restaurado.

Para Daniel Basso, diretor do Museu, o local é de valor inestimável para a Cultura do Estado de São Paulo.“Este trabalho será contemplado por todo o estado de São Paulo, somos procurados por muitas escolas e o resguardo do patrimônio será um ganho para a história do Café e de Ribeirão Preto”.

O projeto de reforma contemplará o Museu Histórico e do Museu do Café na parte de piso, telhado, madeira e pintura na primeira etapa, que visa o resguardo do patrimônio. O projeto será desenvolvido pela empresa Goal e a captação de recursos pela Arq Art.

A reforma também vai contemplar os espaços do entorno dos museus, como coretos e jardins, onde ocorre o projeto “Café com Chorinho” aos domingos. Os Museus receberam no último ano, câmera de segurança e passam por processo de modernização, com catalogação e desenvolvimento de sistema online que integrará os museus.

Estiveram presentes na reunião o secretário da Cultura, Alessandro Maraca, a arquiteta da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, Ângela Sanches; o diretor dos Museus do Café e Histórico, Daniel Basso; o proprietário da empresa Arq Art, José Venâncio Jr.; a coordenadora de Projetos da empresa Goal, Mariana Souza; engenheiros civis da empresa Engereis, Luis Augusto Saud Reis e Carlos Henrique Saud Reis.




Fonte: PMRP