terça-feira, 2 de junho de 2015

CIDADES: Pinhais-PR abre Campeonato Paranaense de Basquete Sobre Rodas

Pinhais-PR abre Campeonato Paranaense de Basquete Sobre Rodas
Ao todo, 120 atletas participaram no último final de semana da primeira rodada da competição

Uma brincadeira de adolescentes com uma arma de fogo. É claro que o final disso não acabou bem. Um tiro certeiro na perna direita mudou completamente a vida de Rosalino Ramos. O acontecimento foi há mais de 30 anos, mas a perda de uma das pernas trouxe grandes desafios na vida deste morador de Guarapuava. Ele que encontrou forças para estudar, se formar, trabalhar e constituir família, também buscou no esporte um “combustível” para melhorar sua qualidade de vida.

Rosalino Ramos, que há 3 anos começou a jogar basquete utilizando cadeira de rodas no time Lobos de Guarapuava esbanja disposição aos 48 anos de idade. “Eu antes nunca havia praticado esporte e depois que eu comecei a treinar com o pessoal percebi que estava perdendo tempo, pois é impressionante o que o basquete está fazendo na minha vida, hoje sou um cara muito mais feliz”, destacou.

Esta é uma das histórias de superação contadas pelos 120 paratletas que estão participando do Campeonato Paranaense de Basquete Sobre Rodas. A primeira etapa aconteceu em Pinhais, no ginásio do Caic, o qual é referência em acessibilidade. Durante a abertura oficial, no último dia 29, o presidente da Federação Paranaense de Basquete Sobre Rodas – FPRBCR, Ben Hur Chiconato destacou o apoio da Prefeitura de Pinhais para a realização da competição na cidade. “Não é a toa que escutamos falar tão bem desta administração. Nós estamos surpresos com a forma que Pinhais está recebendo as equipes. É uma bela organização”, salientou.

Além dos Pinguins do Sul, que representam Pinhais, o campeonato conta com a participação de equipes de Londrina, Cascavel, Castro, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba. O prefeito Luizão Goulart participou da abertura do evento e reafirmou o seu compromisso de trabalhar pela inclusão. “É um momento especial para todos nós sediar uma competição de nível estadual e nós fazemos questão de apoiar, pois sabemos da importância deste esporte para incentivar ainda mais as políticas de inclusão social”, disse.

A grande maioria dos atletas é do sexo masculino, mas também tem algumas mulheres escaladas nos times que fazem parte do campeonato. Uma delas é a Cristiane Silva Costa, que joga no Pinguins do Sul. Há apenas um ano ela passou a praticar o esporte e já conseguiu conquistar uma vaga entre os titulares. “Minha vida era muito pacata e hoje venho aqui e procuro fazer o meu melhor”, comentou a atleta da casa.


Como foi a rodada

O time da casa fez bonito na estreia. Com grande atuação, o Pinguins do Sul venceu o Lobos com folga. Foram 64 cestas contra 22 do time de Guarapuava. Depois quem se destacou foram os curitibanos do Fênix e os pontagrossenses dos Tubarões, que assumiram a ponta da tabela ao vencerem seus dois jogos, somando quatro pontos. O Fênix passou pelo Caramuru/Castro/Falcão – 76 a 14, e o Pinguins do Sul – 50 a 33. Já os Tubarões/MM derrotaram a Unifil/EAD/Águias, de Londrina, por 55 a 37, e também o Pinguins do Sul por 55 a 40. A ADFG/Lobos/Guarapuava, e o Pinguins do Sul/Pinhais, também somam quatro pontos na classificação, mas ambas tem um jogo a mais que as demais equipes. O cestinha da competição até o momento é Vinícius da Luz, do Tubarões/MM/Fundesp/LDPG, que anotou 49 pontos entre os dois jogos da sua equipe.

A 2ª. Etapa do Campeonato Paranaense está prevista para acontecer entre os dias 21 e 23 de agosto na cidade de Foz do Iguaçu, quando serão realizadas mais nove partidas da fase de classificação. 

Fonte/fotos: PMP